Sabe o que é marketing de guerrilha? Conheça a estratégia e seus cases de sucesso!
Publicado: 13 de março de 2018 | Atualizado: 21 de outubro de 2021.
O que é marketing de guerrilha? Esse é um dos formatos mais interessantes de impactar o seu público. As ações de guerrilha geram muito mais engajamento pela criatividade em torno delas. Quer entender sobre a diferença entre essa estratégia e o marketing tradicional a partir de cases de sucesso? Então o momento é agora.
Esse tipo de marketing tem conquistado cada vez mais espaço no mundo atual, principalmente pelo aumento da concorrência nas empresas.
Não importa qual é o segmento do seu negócio, provavelmente nos últimos anos a sua concorrência ganhou novas caras.
Então, essa estratégia de marketing surgiu com o objetivo de impactar o consumidor sem dar espaço para a concorrência.
“Ta bom, mas todas as estratégias visam impactar, certo? O que o marketing de guerrilha tem de tão especial então?”
Fica tranquilo, curioso, iremos explicar tudo sobre o que é marketing de guerrilha no conteúdo. Não precisa se desesperar, continue nos acompanhando!
Confira os tópicos abordados nesse conteúdo TOP sobre essa estratégia capaz de potencializar os resultados do seu negócio:
Afinal, o que é marketing de guerrilha?
Já ouviu o termo e parou para pensar em o que é marketing de guerrilha?
Esse marketing surgiu na década de 70, com um sujeito chamado Jay Conrad Levinson, hoje conhecido como o pai desse tipo de marketing.
O termo foi inspirado pela Guerra do Vietnã.
Os vietnamitas passaram por cima das limitações do pouco orçamento usando táticas de guerrilha e assim conseguiram superar os adversários.
Jay Conrad Levinson foi o responsável da criação da palavra “marketing de guerrilha”.
Essa estratégia tem como maior objetivo fazer mais, com menos.
Menos o que? Menos orçamento! Esse é um ponto fortíssimo para esse tipo de marketing .
Menos orçamento e mais resultados, é claro!
Como falamos na introdução, esse marketing tem o objetivo de impactar o público com ações focadas em atingi-lo com mais intensidade e gerar mais repercussão entre os consumidores.
Por isso, no início essas ações eram hábitos mais comuns entre empresas pequenas, pois buscavam alternativas econômicas e eficientes ao mesmo tempo.
A intenção era “bater de frente” com as grandes empresas.
Entretanto, nos dias de hoje as multinacionais viram como o impacto é positivo nos consumidores e aderiram a esse tipo de ação.
Portanto, agora você sabe o que é marketing de guerrilha e está pronto para conhecer os motivos de investir nessa estratégia.
Guerrilha x Tradicional
Existem diversas estratégias de marketing.
O marketing tradicional é aquele que você já está acostumado, como a propaganda da Clear no meio do Jornal Nacional, comercial da Dove no meio da novela das 21h e assim por diante.
Enfim, o marketing tradicional não costuma ter grandes invenções. Existem algumas propagandas incríveis e com sacadas geniais, como por exemplo as da Havaianas, mas não se comparam à guerrilha.
Resumindo, as ações de marketing tradicional até ficam na cabeça do consumidor, mas não tanto como essa outra estratégia.
Já quando falamos de guerrilha é completamente diferente.
Primeiro que a maioria dessas ações acontecem na rua e isso desperta muito mais a atenção do público.
Sabe porque? Pois muitas propagandas na televisão, por exemplo, não prendem mais a atenção das pessoas, afinal, se a programação está no intervalo, é normal desfocar nesse tempo para fazer outra coisa.
Já no marketing de guerrilha, se o seu consumidor passar por algum lugar no qual esteja acontecendo uma ação, ele vai parar e ver ou participar daquele momento, muito provavelmente.
Essas ações de marketing são as mais comentadas pelo público-alvo.
São aquelas que a pessoa saca o celular no exato instante e grava para postar no Instagram, publicar no YouTube, ou até usar os 280 caracteres para criar um tweet falando do assunto.
Pronto, olha aí a sua ação gerando visibilidade. Esse formato de “anúncio” também visa gerar mídia espontânea, e esse também é outro ponto positivo para a marca.
Outro ponto fortíssimo é a verba necessária para produzir ações de guerrilha.
É muito menor se comparado a um único anúncio de 30 segundos no Fantástico, por exemplo.
Você não vai gastar um absurdo de dinheiro, e por esse motivo muitas empresas de pequeno ou médio porte começaram a investir nesse marketing.
Entendeu por que é importante saber o que é marketing de guerrilha e qual é a diferença entre ele e o marketing tradicional para melhorar os resultados do seu negócio?
Então vamos às dicas!
3 dicas para realizar ações de guerrilha de sucesso
Explicamos um pouco sobre as diferenças entre os dois tipos de marketing. Agora você vai conferir algumas dicas para bombar suas ações.
1. Conheça bem seus clientes
Essa é uma das dicas mais fundamentais para você. É preciso conhecer TUDO sobre o seu cliente
Isso é fundamental em uma ação de marketing de guerrilha, pois você precisa definir o meio de veiculação de determinada essa ação, a linguagem usada, entre outras coisas.
Mas nós afirmamos isso não só para aqueles focados em realizar uma ação de guerrilha, como também para as empresas que precisam conhecer o seu público para conseguir agir no mercado de maneira assertiva.
Não adianta realizar uma mega ação e não impactar o seu cliente ideal porque houve um estudo falho.
Ai não meu povo ):
2. Seja original
O que é marketing de guerrilha? É originalidade! Então crie ações inovadoras!
Não vá copiar os seus concorrentes. Isso não é bacana, eticamente falando e estrategicamente também.
Olhar as ações já criadas é uma boa ideia para estimular o seu lado criativo, mas não copie elas. Crie uma ação de marketing própria!
Com certeza, além de ser ético, a sensação de dever cumprido é muito maior quando a ideia surge de você.
3. Monitore os comentários entre o público
Depois de realizar a sua ação de guerrilha, seria bacana ver qual foi a reação do público, não é mesmo? Afinal, você quer ver o resultado de todo o trabalho…
Lembra que dissemos ali em cima que quando ações como essa acontecem, é comum ver as pessoas pegando o celular pra registrar o momento e publicar nas redes sociais?
Então, é exatamente isso!
Acompanhe as redes sociais, olhe o que as pessoas estão falando, confira qual foi a opinião do público sobre a ação e veja a repercussão.
Twitter, Facebook e Instagram geralmente são as redes sociais mais usadas, nesse caso.
7 incríveis ações de marketing de guerrilha de sucesso
Muitas pessoas abrem o Google e pesquisam por cases de marketing com o objetivo de encontrar alguns casos de sucesso proporcionados por esse formato.
Bom, especialmente para você, separamos 7 cases que nos deixaram boquiabertos. Confira essa lista!
Bis Machine
Essa ação aconteceu na faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e gerou muitos comentários entre os alunos e pessoas próximas a eles.
Uma máquina de Bis oferecia uma caixa do famoso chocolate, mas com a condição de que as pessoas participassem de algumas brincadeiras.
Veja ai o que você achou dessa ação
Superman
Essa foi uma ação para divulgar o novo filme de um dos super-heróis mais conhecido do mundo.
A ação é super simples, mas impactou bastante o público-alvo.
Uma ideia genial que foi realizada em um dos shoppings que o cinema iria passar o filme e precisou apenas de um banner e um adesivo para colar na porta do elevador.
Se liga na ideia que eles tiveram.
Genial, né?
WWF
O World Wild Fund for Nature ou (Fundo Mundial para a Natureza) é uma organização não governamental focado em manter o nosso planeta um pouco mais “verde”.
Sabemos que com tudo que acontece em nossas vidas, é muito difícil ter tempo para pensar no meio ambiente.
Mas conhecemos a importância de realizar ações sustentáveis para um mundo melhor.
O WWF realizou uma ação que, mais uma vez, foi simples e impactou fortemente as pessoas.
Com certeza, quem viu o que foi planejado pela WWF conseguiu repensar a questão da sustentabilidade e do desmatamento.
Veja você mesmo e tire suas próprias conclusões:
TNT
A TNT é um canal pago de filmes e séries que foi criado de 1988 nos Estados Unidos da América.
Em uma pequena cidade da Bélgica, eles tiveram a ideia de criar uma ação de guerrilha.
A intenção era promover o canal em HD da própria TNT na terra do personagem Tintim, então eles colocaram um botão e uma placa escrita “aperte para adicionar drama”.
Confere aí e veja como foi incrível a sacada criada pela emissora de TV.
Burger King
A lanchonete aproveitou o dia das bruxas, o famoso Halloween, para realizar uma ação que arrancou algumas gargalhadas dos consumidores.
No dia 31 de outubro, uma de suas franquias foi “fantasiada” de Mc Donald’s, o maior concorrente da lanchonete.
E ainda escreveram no letreiro da loja “Booo! Nós estamos apenas brincando, continuamos grelhando nossos hambúrgueres. Feliz Halloween!”
A ação de guerrilha foi muito comentada entre o público-alvo. Esse é outro exemplo perfeito para entender o que é marketing de guerrilha.
ARNO
O consumo de ventiladores no verão aumenta cerca de 70% e essa época não poderia passar despercebida.
Então a marca de eletrodomésticos realizou uma ação de marketing e usou bastante a criatividade.
Para divulgar a potência do novo ventilador eles pensaram bastante em como poderia ser feita a propaganda para impactar as pessoas.
Depois de pensar muito eles chegaram a uma conclusão genial.
Apenas escreveram “vento na máxima potência”, colocaram o ventilador apontado para o lado de fora da loja e…
MilkShake de ovomaltine
Apresento a vocês um dos cases de guerrilha no Brasil mais comentados entre os internautas.
Esse foi um mix de empresas que aproveitaram uma “discussão” iniciada com Mc Donald’s e Bob’s como gancho para promover seus milkshakes.
Começou com a publicação do Mc Donald’s após a empresa anunciar que agora teria no seu cardápio de sobremesas o milkshake de ovomaltine.
Então o Bob’s, que até então era a única empresa que tinha o direito de vincular o ovomaltine ao seu milkshake, começou a cutucar a rede de fast food do palhaço.
Essa publicação gerou nas redes sociais do Bob’s um engajamento maior se comparado ao post realizado pelo Mc Donald’s.
Todos adoraram os fãs de Bob’s adoraram!
Daí então, o Burger King aproveitou a briga generalizada e começou a alfinetar o Mc Donald’s.
Em seu Facebook, realizou um post para deixar a história ainda mais interessante.
Nele foi escrito “Calma gente, Shake Crocante com ‘aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado’ aqui também tem. Já carne grelhada…” os internautas foram ao delírio naquele mesmo instante.
O case era um sucesso enorme, a maioria das pessoas conectadas viram e adoraram, era o assunto mais comentado do momento.
Até o Giraffas aproveitou para entrar na brincadeira.
E assim, esse foi um dos cases de mais sucesso no Brasil.
Viu como usar esse marketing é um diferencial e tanto para o seu negócio?
Neste texto abordamos o que é marketing de guerrilha e alguns cases de sucesso para mostrar como esse formato de marketing pode ser muito eficiente para as empresas.
Quando se investe em guerrilha as chances da sua ação ser comentada pelo público é grande e maior se comparado à uma de marketing tradicional.
Portanto, se ficou interessado na estratégia, corre para começar a planejar a sua agora mesmo.
Converse com a equipe de marketing, desenvolva a ideia, mostre o que é marketing de guerrilha para as pessoas e potencialize ainda mais seus resultados!
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