Os métodos infalíveis de como fazer uma introdução arrasadora

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 19 de agosto de 2019.

Para saber como fazer uma introdução de qualidade, você precisa entender que este é o momento decisivo para que o leitor permaneça ou não no seu conteúdo. Ela é uma das partes mais importante do seu material, pois é o segundo contato que o leitor tem com seu texto, uma vez que o título é o primeiro.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Você passa horas escrevendo, termina, divulga, e depois vê que sua introdução não ficou tão boa assim… E agora?

Pode ter certeza que seu erro foi grande!

A introdução é, depois do título, o primeiro contato do leitor com o seu conteúdo. Por isso ao saber como fazer uma boa introdução você fixa o público-alvo em seu conteúdo.

Como fazer uma introdução

Se logo na introdução você não atrai o público, sem dúvidas, este será um leitor a menos.

Quando o texto não é aquilo que o usuário esperava, ele simplesmente sairá e buscará por outro blog.

A internet é um ambiente dinâmico e cheio de opções, por isso é preciso se destacar ao máximo.

Então, o seu objetivo é, de forma simples, despertar ainda mais o interesse do leitor. Mas para tornar seu conteúdo atrativo, é preciso mostrar que é aquilo o que o leitor realmente procura, que este é o texto certo e fazer uma boa introdução ajuda a atingir esse objetivo.

Você precisa mostrar os benefícios para o leitor continuar a navegar em seu blog, ele precisa ser atraído.

Então você pergunta: como fazer uma introdução realmente boa? A resposta está na linguagem. Ao adequar a introdução à linguagem da sua persona, você criará com facilidade um relacionamento, engajando o leitor e criando um laço. Mas vamos explicar isso com mais detalhes ao longo do texto.

Afinal, você sabe o que é uma introdução?

Introdução é a parte que, como o nome diz, introduz o leitor ao conteúdo.

como fazer introdução

É o segundo contato do leitor com o texto, e se desde a introdução seu conteúdo não for atrativo o bastante, a desistência é quase certa. Principalmente com tantos concorrentes existentes hoje.

Existem diversos materiais de qualidade espalhados pela internet, por isso, você precisa fazer uma boa introdução, para atrair e prender o leitor ao material feito.

Portanto, quanto mais interessante suas introduções, maiores são as chances de converter seu visitante em um futuro leitor.

É importante ressaltar: você não pode mostrar totalmente seu conteúdo na introdução!

Afinal, não é legal entregar todo o “doce” logo de cara, pois o leitor acaba perdendo o motivo de continuar acompanhando o conteúdo.

Você precisa deixar ele com gostinho de “quero mais”.

Segredos para fazer uma boa introdução

Instigar a curiosidade é uma forma de prender o leitor no texto. Ele precisa ter vontade de continuar lendo.

É bom adicionar estatísticas interessantes, mas debata este tópico só durante o texto, afinal colocar todo o conteúdo na introdução do seu texto é um desperdício.

introdução

Ao contextualizar seu leitor, você vai direcioná-lo e mostrar qual caminho seu tema vai avançar.

Uma introdução não pode ser extensa, afinal ninguém gosta de ficar lendo um texto enorme, e passar 5 minutos sem chegar ao conteúdo, então seja sucinto.

Sua introdução precisa de lógica. Para fazer uma boa introdução a coerência é um assunto essencial, não se pode deixar para trás, pois assim o leitor compreende que o texto pode agregar valor ao seu dia a dia.

Incluir links que complementam assuntos abordados na introdução, deixa seu conteúdo mais rico.

Passos importantes para fazer uma introdução interessante

Seu objetivo é fazer uma introdução que prenda o leitor e desperte a curiosidade de seguir lendo o texto.

É importante a sua introdução ser boa para o seu visitante se tornar um cliente. Mas o seu visitante só se torna um novo cliente quando ele se sente envolvido com o que é escrito. Fazer uma introdução atrativa é uma forma de envolver seu leitor.

fazer um boa introdução

O tipo de linguagem usada precisa passar despercebida, você precisa fazer uma introdução que pareça uma verdadeira conversa. Se seu leitor é um doutor, então utilize termos usuais ao seu cotidiano, se ele é um idoso você precisa saber ser didático, se é um jovem você pode ser descontraído, entre outros.

Mas antes de adaptar a linguagem, você precisa saber quem é o seu leitor, a sua persona. Esse é o primeiro passo para entender quem vai receber seu conteúdo, saber quem é a pessoa que vai ler.

Então procure saber quem é o leitor, o que ele pensa sobre o tema, qual problema ele quer resolver quando abriu seu material. Entender a mente do consumidor é uma tarefa difícil, mas essencial quando falamos de produzir conteúdo.

público-alvo - introdução

Depois de saber quem é seu leitor, e qual a melhor linguagem para se utilizar com ele, você pode começar a introdução. Ao fazer uma introdução você precisa saber tudo que vai falar no seu tema.

O tema é o motivo do leitor ter chegado até o título, e depois do título até a introdução. Então, não desvie o foco do seu tema. É isso que interessa o seu leitor.

Vimos no tópico acima que é importante ser sucinto. Porque dessa forma, você não perde tempo na introdução e parte direto ao texto.

como fazer introdução

Então qual o motivo de ficar “enrolando”? Seja objetivo! Introduza o leitor ao seu texto, prenda-o com informações interessantes, e seja breve. Parágrafos longos não são interessantes neste momento. Isso só faz o leitor se cansar e perder motivação de continuar lendo.

Importante saber que tudo que é prometido na introdução, precisa ser debatido e comentado no decorrer do texto.

O bom exemplo e o mau exemplo

Fazer uma boa introdução é um passo importante para a compreensão do conteúdo. No entanto, algumas vezes nos deparamos com bons e maus exemplos.

Neste tópico selecionamos um bom exemplo de introdução e um mau exemplo. O objetivo é ilustrar de forma prática como é importante fazer uma introdução de qualidade.

Bom exemplo

bom exemplo - introdução

Antes de começar a fazer uma introdução, vamos listar aqueles passos importantes para se fazer uma boa introdução de verdade.

  • Saber quem é o leitor;
  • Saber qual linguagem correta a se usar;
  • Não fugir do tema;
  • Ser sucinto;
  • Despertar curiosidade do leitor para continuar lendo

Pois bem, agora vamos imaginar que você está escrevendo seu texto sobre as novas cores de tinta da marca Pintores de Cozinhas, sua persona é o Cláudio de 48 anos que é engenheiro e utiliza as tintas para pintar sua casa. Um bom exemplo seria:

“A marca Pintores de Cozinhas está no mercado há 5 anos e não para de inovar. Agora surgiram cinco novas cores para você colorir seu ambiente.

Buscando disponibilizar a você, cliente, uma a melhor qualidade, essas novas tintas surgem com a tecnologia pintura inteligente, que aperfeiçoa ainda mais a pintura de suas paredes, causando um melhor resultado.

Nesta conteúdo além de mostrar como funciona a tecnologia pintura inteligente, vamos mostrar quais novas cores estão disponíveis.”

Vamos analisar agora. Foi usada uma linguagem compatível ao leitor, não fugiu do tema, foi sucinto e também despertou a curiosidade do leitor para continuar lendo.

Mau exemplo

mau exemplo - introdução

“Desde os primórdios, os humanos sempre quiseram colorir o ambiente onde vivem. Esse foi um estudo levantado pela Faculdade de Londres em 2008. Sabendo disso a Pintores de Cozinhas lançou novas cores para você pintar suas paredes. As cores são: azul oceano, verde caule, amarelo canário, vermelho sangue e cinza petróleo. Essas cores foram estudadas por mais de 6 meses e feitas para você que gosta de ter sempre cores novas em sua vida.

Tinta é uma substância constituída com corante e aglutinante ou de um colóide. É uma substância que tem o estado líquido ou pastoso para tingir uma determinada superfície. As tintas surgiram em 1871 quando o cientista Bradley Fulhan em estudo realizado na faculdade chegou a uma substância que tinha um pigmento de cor diferente. A partir disso, ele estudou o que gerou este pigmento e criou a tinta.

Aqui vamos mostrar mais informações sobre as novas tintas do Pintores de Cozinhas e contar mais sobre a história das tintas.”

Provavelmente, assim como eu, você desistiria desse texto na segunda linha do primeiro parágrafo. Ele não foi atrativo, não despertou vontade de continuar lendo, pois tudo o que o leitor precisava estava na introdução.

Saber como fazer uma introdução é um diferencial dos redatores, e ao mensurar os resultados, é visível a diferença que faz esse profissional qualificado.

Como a introdução pode ser decisiva no SEO

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para os mecanismos de busca, que podem alavancar seu texto se forem seguidas à risca, pois elas otimizam o seu conteúdo.

O Google procura sempre conteúdos de qualidade, então ao seguir as técnicas SEO, o Google analisa, e entende que seu material é relevante no tema.

Com isso, seu texto ganhará um melhor posicionamento, gerando mais visitas para o seu blog.

Para mostrar ao Google que o texto tem coerência, é importante que a sua introdução contenha a palavra-chave. Este termo define sobre o que o texto fala, e quando ela está presente na introdução, o Google entende que seu texto é coerente.

Em base, o que o blog procura são visitantes, seguindo as técnicas SEO, ele ganhará evidência. Evidência gera visitantes e então seu objetivo está concluído.

A importância do título

A introdução só é o segundo contato com o leitor porque a primeira é o título. No título você precisa, mais do que nunca, chamar a atenção do leitor. Seu maior objetivo é se destacar entre as outras opções que irão aparecer para o leitor, portanto além de saber como fazer uma introdução boa, você precisa saber como fazer um bom título.

Seu título precisa ser mais interessante que o do seu concorrente. Mas, como dito lá em cima no primeiro tópico, você não pode prometer uma coisa e não cumprir, por isso, seu título precisa destacar os pontos que atraem seu público-alvo. Eles precisam ver que seu material é melhor que os outros.

como fazer uma introdução

Quando se tem um material de qualidade, se espera que o título seja atrativo. Com tantas informações disponíveis no seu texto, você só precisa evidenciar ao leitor o que é interessante para gerar cliques e rotatividade em seu blog.

Você não tem um blog ainda? Então não perca tempo, e aprenda como criar um blog agora mesmo

A introdução é essencial

A introdução fixa a ideia que seu texto quer passar, portanto, não adianta ter um grande texto e uma introdução fraca. Assim o leitor não vai chegar até o texto, e vai parar por lá mesmo.

Você precisa saber como fazer uma introdução boa para atingir os objetivos.

O objetivo de um material na web é envolver o público-alvo, e a introdução é parte deste objetivo, por esse motivo é tão importante fazer uma introdução atraente, pois você envolve o leitor e cria relações, gerando possíveis futuros negócios.

Então agora, depois do conhecimento obtido, você sabe como fazer uma introdução de qualidade. Faça uma, seja sucinto e desperte a curiosidade de seus leitores para obter visitas em sua página!

Compartilhe nas redes sociais!