Saiba como fazer pesquisa avançada no Google e atraia mais clientes ao seu negócio
Publicado: 14 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.
Com a pesquisa avançada no Google você poderá definir as singularidades da sua busca, como idioma e região, por exemplo. Os termos corretos garantem mais eficiência no resultado da pesquisa e podem facilitar o acesso do cliente à você apenas usando as palavras certas.
Para entender a pesquisa avançada no Google vamos explicar todo o contexto. Seja qual for a sua dúvida, provavelmente o Google é o primeiro buscador que lhe vêm à mente quando sua intenção é encontrar respostas.
Desde sua criação em 4 de setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin, o programa é o maior buscador dentro da internet.
Embora a “pesquisa comum” seja o meio mais eficiente de encontrar soluções, o Google dispõe de uma ferramenta especializada, a qual personaliza a sua busca para obter sempre o melhor resultado: a pesquisa avançada.
Além de tudo, este material é gratuito! Pois é, aposto que seu bolso gostou dessa informação não é mesmo?
Mas vamos voltar a falar sobre o nosso texto.
Com este artigo, você poderá entender melhor como funciona a pesquisa avançada no Google e o que você ganha fazendo uma pesquisa do Google avançada dentro do maior buscador da internet. Confira os tópicos:
O que é e para que serve um buscador?
Antes de conhecer o que é a pesquisa avançada no Google, é importante definir para que serve um buscador web.
Os buscadores fazem a ligação entre o usuário e os sites hospedados na web. A facilidade deste software está diretamente relacionada a eficiência nos resultados apresentados depois do termo de pesquisa.
Separamos uma lista com alguns dos buscadores existentes na web, mas vale lembrar que nem todos são utilizados com frequência.
- DuckDuckGo
- Bing
- Nowrelevant
- Yahoo
- Cuil
- Dogpile
Bom, de um modo geral, os sites de busca funcionam basicamente da mesma maneira: criam um banco de dados com o texto de milhões de páginas na web e mostram aquelas que tem mais a ver com a sua busca.
A maior diferença entre eles está nos detalhes para apresentar estes resultados. Detalhes como qual site vai aparecer primeiro na pesquisa e é aí que a sua empresa entra.
Cuidados com o público-alvo
Sua equipe de marketing digital poderá pesquisar termos que o seu público-alvo mais costuma buscar na internet e criar palavras-chave que possam ter ligação com o seu site. Mas, o que é palavra-chave?
Palavra-chave é o termo de busca usado para pesquisar alguma coisa nos sites. Pode ser uma palavra propriamente dita ou até mesmo uma frase. Tudo vai depender de como você quer ser encontrado.
No caso do Google, se você procurar por “São Paulo“, o site não saberá se você quer informações sobre o Estado de São Paulo ou sobre o Santo São Paulo.
Normalmente, o que define quais resultados aparecem para cada visitantes, é a quantidade de acessos que as páginas costumam ter ou a qualidade do conteúdo apresentado, ou seja, a relevância delas para o usuário.
Para isso, o Google utiliza uma série de códigos, algoritmos e regras internas que definem qual página irá aparecer nos resultados da sua pesquisa. Dessa forma, quanto mais específico na sua procura você for, melhores serão os resultados que aparecerão.
Pois bem! Agora que você já tem uma noção de para que serve um buscador, vamos entender melhor como fazer pesquisa no Google, já que é o mais utilizado atualmente.
Como fazer uma pesquisa simples?
Por ser o sistema de buscas mais completo e utilizado no mundo, o Google foi o primeiro a organizar as informações armazenadas na internet e torná-las acessíveis a qualquer pessoa. Por isso vamos falar um pouco de como pesquisar no Google especificamente.
Pesquisar se resume em digitar um termo para que o site faça todo o trabalho, certo? Errado! Você tem a parte vital de todo esse processo na mão e ainda nem sabe!
Para que o Google apresente o resultado da sua pesquisa é necessário um processo complexo e detalhado por trás da sua busca e tudo depende do que você digita.
Prepare bons termos de busca
Sem termo de busca não há busca! Sem pesquisa do Google avançada não têm resultados!
Os especialistas em SEO e marketing chamam este termo de busca que você digita no Google de palavra-chave. Assim que você fornece essa palavra-chave para o Google, os servidores começam um processo de rastreamento dos resultados.
Essa pesquisa do site é feita em mais de 30 trilhões de páginas armazenadas na web que tenham a ver com o conteúdo digitado, tudo isso em menos de um segundo! Dá para acreditar?! É realmente uma ferramenta muito eficiente!
Depois de fazer esse rastreio de páginas, os “robôs” do Google examinam de forma muito criteriosa todas as páginas. Acredite, são centenas de milhares de resultados!
Essa análise levará em conta se o site armazenado na web irá ajudar na sua pesquisa ou não. Do contrário, o Google nem seleciona a URL para aparecer nos resultados.
O buscador precisa ter a certeza que nestas páginas está a resposta para a sua procura e nem sempre os resultados correspondem ao que você quer saber. Para isso, existe uma rigorosa análise de cada uma dessas páginas antes de apresentá-las para o usuário.
Quais os critérios de análise?
O Google utiliza uma série de critérios para ranquear uma página, ou seja, para colocar um site nas 10 primeiras posições de resultados.
O simples fato de um domínio ser mais antigo pode ser o diferencial para o sucesso do seu site, afinal de contas, quem está na primeira página tem credibilidade no que está falando!
O Google oferece diversos meios de se posicionar por meio de anúncios pagos, porém o maior desafio é conseguir chegar a primeira página de forma orgânica, ou seja, na raça!
O buscador possui um rigoroso sistema para classificar os sites de acordo com o seu tipo de conteúdo e outros aspectos, como por exemplo:
- Domínios com autoridade
- Visitas na página
- Densidade de palavras-chave
- Link Building
- Questões técnicas
- Excelente desempenho no Mobile
- Conteúdo relevante
- SEO interno
Tudo isso é uma forma de garantir que os resultados apresentados a você em menos de um segundo, estejam de acordo com a sua procura.
A intenção dos criadores do Google era fazer com que em um único site você encontrasse os melhores resultados.
Querendo ou não, o Google é uma ferramenta eficiente e altamente necessária no dia a dia das pessoas, seja para estudantes que buscam por referências e conhecimento sobre um determinado assunto, ou até mesmo para empresas de qualquer segmento.
Mas, e quando você precisa encontrar um conteúdo específico e os resultados comuns da sua pesquisa não oferecem respostas para aquilo que você procura?
Neste caso, a pesquisa avançada no Google direciona a sua busca para os melhores resultados. Quer saber como?
Como usar a pesquisa avançada no Google
Ao clicar na barra de pesquisa do Google você aciona uma infinidade de robôs que começam imediatamente a trabalhar para encontrar algo sobre o texto digitado.
No entanto, em alguns casos, a sua pesquisa precisa ser específica, até mesmo para evitar resultados de sites que não oferecem o que você quer saber e para fazer a sua busca se tornar ainda mais otimizada.
Para estes casos o Google criou uma ferramenta chamada “pesquisa avançada”.
Este tipo de pesquisa funciona de uma forma simples, porém muito eficiente nos resultados apresentados. Separamos um passo a passo de como fazer uma boa pesquisa avançada:
1. Defina a sua procura, digite no buscador e aperte o Enter;
2. Em seguida, vá em “Configurações” logo abaixo da barra de pesquisa e selecione a opção “Pesquisa avançada“;
3. Ao clicar na opção “Pesquisa Avançada”, você será levado para uma página onde aparecem várias especificidades para encontrar o melhor resultado da sua procura.
Aqui, você poderá ter acesso a “filtros” nos quais poderá definir, por exemplo, se deseja buscar por outras palavras que tem relação com a sua pesquisa avançada no Google.
Você também pode procurar por uma localidade específica, uma frase inteira, um termo a menos do que foi digitado, um idioma ou pela ultima atualização do site.
São inúmeras as formas de como fazer pesquisa avançada no Google sempre que precisar de um modelo eficiente voltado para fornecer a melhor lista de resultados para sua busca.
Nesta página você poderá filtrar sua busca por termos que aparecem em lugares específicos de uma página, seja no título, na URL, na página inteira, no cabeçalho ou em qualquer outro local.
Os filtros de pesquisa do Google vão além da já conhecida busca por termos “entre aspas“, pois os comandos do buscador facilitam encontrar o que você procura de forma simples.
No entanto, existem outros comandos que você também pode utilizar para realizar uma pesquisa avançada no Google sem precisar acessar a área reservada do Google pesquisa avançada.
Tipos de pesquisa avançada no Google
Não desacredite do grande poder de eficiência do maior buscador da internet. Conheça algumas formas de buscar assuntos no Google que facilitam encontrar aquela agulha no palheiro, ou seja, se você procurar de forma específica com a pesquisa avançada as chances de encontrar o melhor conteúdo são grandes!
Pesquisa avançada no Google entre aspas
Facilita o buscador a encontrar exatamente o que você quer e elimina a possibilidade de resultados não muito significantes para você. As aspas (“ ”) facilitam a sua pesquisa, além de permitirem que você descubra se o seu conteúdo está sendo replicado em algum outro site.
Pesquisa avançada no Google com sinal de subtração
Este tipo de pesquisa permite a você excluir uma palavra dos sites da sua procura. Utilizando o sinal (-) na frente do termo que não deseja obter resultado, você facilita o trabalho dos robôs do Google para otimizar os seus resultados.
Pesquisa avançada no Google de termos que não lembra quais são
Digite um (*) no lugar da palavra que você não se lembra e o Google fará a substituição por qualquer outra palavra relacionada ao conjunto pesquisado.
Desse modo, se você for pesquisar sobre uma lista de dicas sobre maquiagem e digitar “*dicas de maquiagem” os resultados pertinentes a listas aparecerão para você.
Pesquisa avançada no Google por um tipo de documento
Funciona para quem busca por algum conteúdo em formato de específico, como PDF ou DOC. Para isso, é necessário digitar “filetype:” ou “ext:”, antes ou depois do termo que procura, sem espaços.
Este tipo de pesquisa funciona muito bem se você precisa de modelos de planilhas para apresentação, por exemplo.
Pesquisa avançada no Google sobre um termo específico dentro de um site
Muito utilizado por profissionais do Marketing Digital, este tipo de pesquisa apresenta se um site cita alguma coisa a respeito daquele site específico.
Ou seja, ao digitar “site:+ URL” o Google entende que você quer resultados dessa página específica. Além disso, o método serve para você verificar quais páginas de um site estão indexadas pelo Google.
Pesquisa avançada no Google por sites relacionados
O comando “related:” mostra os sites que oferecem o mesmo serviço ou falam dos mesmos assuntos que você digitou na busca. Se você procura pelo endereço do TecMundo, por exemplo, o Google vai apresentar sites sobre o mesmo assunto, no caso, tecnologia.
Existe um grande número de ferramentas de pesquisa avançada no Google, mas essas são as mais conhecidas e utilizadas dentro do site de busca. Tudo vai depender da sua intenção por trás daquela busca.
A maioria das pessoas não conhece esses tipos de pesquisa e isso poderia ajudar o dia a dia de escritórios, pesquisas escolares e universitárias, além de diversos outros ambientes.
O maior problema relacionado ao tipo de pesquisa normalmente feita no Google está relacionado a quantidade de informações que o usuário oferece ao buscador.
Você deve concordar comigo que sem diretrizes fica muito difícil trabalhar! É exatamente assim que a ferramenta de pesquisa avançada funciona.
Quanto mais detalhado e específico for o seu termo de busca, ou quanto mais filtros você fizer na pesquisa avançada, mais fácil fica para o Google apresentar os resultados da procura.
Não se esqueça que um termo de busca bem específico é mais fácil de encontrar do que um termo mais geral. Lembra do exemplo de São Paulo?
Com uma pesquisa avançada e mais detalhada você poderá especificar um pouco mais a sua busca, por exemplo: “quantos habitantes São Paulo possui”. O Google apresentará os resultados de pesquisas do IBGE ou de outros órgãos de pesquisa que ofereçam este dado. Diferente de digitar apenas “São Paulo”.
A pesquisa avançada existe para quem precisa de um resultado muito específico e personalizado. Desse modo, o uso da funcionalidade “pesquisa avançada” no Google pode facilitar muito a navegação de uma pessoa.
Por isso, conte com as ferramentas do próprio buscador para facilitar as sua pesquisa avançada na web.
Não deixe de usar as mais variadas formas de pesquisas, seja pesquisa avançada, pesquisa simples, pesquisa de palavra-chave específica e assim por diante.
Dicas de pesquisas diferentes
Além das ferramentas de pesquisa avançada no Google, outros recursos da barra de pesquisas são muito legais e a maioria das pessoas não conhece.
A gente é tão legal que vai te mostrar uma lista com alguns dos exemplos mais interessantes de dicas e truques para usar no Google.
Dá uma olhada nisso e não esquece que cada uma dessas dicas está diretamente relacionada a pesquisa ou busca avançada, como preferir chamar!
Resultado de partidas
Fala a verdade, quem nunca foi atrás de saber aquele resultado do jogo de domingo?! É possível conferir o resultado do seu time do coração fazendo uma busca simples só com o nome do time. O Google mostrará as próximas partidas e o resultado da última disputada.
Previsão do tempo
Chato é sair de casa com roupa de verão e no meio do dia cair aquele pé d’água. Se você digitar [previsão do tempo], o Google pode te dar a resposta de acordo com a sua localidade.
Fuso horário
Já bateu aquela curiosidade repentina em relação ao horário de um país distante do seu?
Se você vai fazer uma reunião por videoconferência com alguém fora do país, por exemplo, e não quer errar o horário para não incomodar, pesquise [fuso horário em (no, na) …].
Depois ponha o nome do país ou cidade em questão para saber o horário exato do local.
Nascer e pôr do sol
Já pensou em assistir o nascer ou o pôr do sol mas não sabe a que horas exatamente isso vai acontecer na sua cidade ou em qualquer outro local? Conte com o Google e digite [pôr do sol em (no, na)…].
Conversor de unidades
O Google pode converter diversos tipos de valores. As pessoas normalmente usam conversão de moeda e para isso digite, por exemplo, [10 pesos argentinos]. Você pode pesquisar sobre qualquer moeda no mundo utilizando este modelo de busca.
Ações da bolsa
Está interessado em investir na Bolsa? O Google pode mostrar a você o valor das ações de grandes empresas. Um exemplo é digitar [itub4], o Google irá mostrar o valor das ações do Banco Itaú.
Calculadora
É chato ter que abrir a calculadora do computador para realizar uma operação, não é mesmo?! O Google também pode te ajudar com isso! Ele é capaz de fazer alguns cálculos simples e complexos.
Por exemplo, digite [20+55] o buscador vai te apresentar o resultado, no caso 75, acompanhado de uma charmosa calculadora. Agora experimente digitar [12*(5*(3+3))-10]. Neste caso o resultado é 350 e também vem com uma charmosa calculadora.
Aposte em uma busca minuciosa no Google
Mesmo com todos estes recursos oferecidos pelos buscadores, é muito importante entender que a pesquisa avançada depende da objetividade da busca.
Não perca tempo procurando pelo comum e normal. Busque por resultados mais direcionados a sua necessidade com a busca do Google e sua pesquisa avançada.
Este modelo de procura facilita o trabalho de muita gente e, no topo de curiosos minuciosos estão:
- Estudantes;
- Pesquisadores;
- Diretores e CEOs;
- Especialistas em Marketing.
Aposte em uma pesquisa detalhada para ter o resultado correto para sua busca. Não deixe de utilizar este recurso eficiente do Google sempre a seu favor, você vai se surpreender!
[…] uma porcentagem pequena de brasileiros, apenas 6%. Embora seja uma rede social pouco utilizada, o Google trabalha para torná-la popular no […]