Quais as melhores redes sociais para empresas e os benefícios do seu negócio estar presente nelas!

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Publicado: 8 de outubro de 2018 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

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Não é segredo para ninguém a grandiosidade que as redes sociais conquistaram. Com a maioria das pessoas presente nelas, é de se imaginar que as empresas veriam uma oportunidade de alcançar seu público. Por isso descubra quais as melhores redes sociais para empresas e tenha a chance de se destacar na multidão.

Talvez seu negócio já tenha perfis em redes sociais para empresas, mas no mundo da internet não basta estar lá. Tem que realmente se fazer presente por meio de suas publicações.

Às vezes até deixar de lado as postagens com objetivo somente de venda, e permitir que a interação com seus clientes esteja acima disso.

Não ser somente o conteúdo que ele pula é o essencial para de fato ser visto nas redes.

Até porque as mídias sociais para empresas não serão exclusivas para ser negócio, então você precisa se destacar dentre as empresas que competem com você.

Além disso, as atualizações do Facebook podem mexer com um posicionamento que seu negócio pode já ter online.

Logo, para você saber quais as as melhores redes sociais para empresas e quais suas funções, nosso conteúdo está separado nos seguintes tópicos:

A importância das redes sociais para empresas

Seja a sua empresa um negócio digital ou não, a necessidade de presença nas mídias sociais para empresas é inegável para você e seus clientes.

Isso porque só o brasileiro passa mais de 3 horas por dia em redes sociais, logo são 3 horas por dia para você poder chegar até ele.

Além disso, a média do período total com uma conexão de internet é de 9 horas, ou seja você tem quase um terço do dia dele para se fazer ser lembrado.

É fato que conforme as tecnologias OnDemand tem crescido e com os smartphones cada vez mais tem tomado o lugar de outros aparelhos como a Tv, rádio e até de jornais e revistas.

De acordo com pesquisa do We Are Social, são em média 130 milhões de brasileiros em redes sociais, então não ignore essa chance.

Por isso você precisa ir até onde todas essas pessoas estão para poder criar divulgação, marketing e relação com seu cliente.

Como escolher redes sociais para sua empresa

Ainda mais importante do que só estar em alguma rede social para empresa, é essencial saber qual a rede social do seu público.

Isso porque nem todos os públicos usam todas as redes sociais, então você deve ter seu público-alvo ou/e persona definidos para pensar na melhor estratégia de rede social para empresas.

Caso você ainda não tenha esses dados definidos veja nosso conteúdo sobre público-alvo e persona para entender as diferenças e saber aplicar as técnicas de criação dos dois.

Mas para você já ter uma ideia do que deve pensar quando for escolher uma rede social para empresa, veja nosso tópico seguinte.

Conheça seu público

Okay, se você já tem uma persona e mesmo que não tenha, algumas perguntas você deve responder quando for decidir em qual das mídias sociais para empresa você vai investir.

Algumas dessas perguntas tem a ver principalmente com o fluxo de acesso do seu público.

É certo afirmar que jovens tem mais acesso a redes como o Instagram, mas sabia que a maioria dos acessos são de mulheres? O mesmo acontece com o Facebook.

Além disso, o horário da postagem também pode interferir no alcance do perfil de sua empresa.

Se quiser entender melhor sobre os horários, veja nosso conteúdo sobre qual o melhor horário para postar no Instagram e no Facebook.

Imagine que seu público é de crianças, as chances dele estar ativo em alguma rede social no período da noite é menor do que um público adulto que já começa sua atividade nas redes à noite.

Conteúdo

Pode parecer um fato óbvio, mas o conteúdo das mídias sociais para empresas também deve ser pensado também de acordo com seu público.

Nem todos os anúncios que são claros para você (que conhece seu produto) serão tão simples para todos. Então a criação do seu conteúdo também deve ser bem pensada e bem desenvolvida.

Até porque um conteúdo de qualidade em rede social para empresa, pode destacar seu negócio.

Veja exemplos como a Netflix, a empresa de streaming é modelo em relação com clientes em redes sociais para empresas. Ela divulga seus conteúdos de maneira descontraída e bem direcionada.

O mesmo anúncio que circula no Brasil, não é o que circula em outros países, a marca entende as necessidades e a cultura dos públicos para desenvolver seus conteúdos.

O comercial que envolve a “Rainha dos Baixinhos”, Xuxa é o maior exemplo dessa preocupação da marca em se fazer entendida e ainda entreter desde uma chamada.

O teaser da série Stranger Things é uma sátira de Xuxa lendo a suposta carta enviada pela mãe de Will que na série havia desaparecido.

Veja abaixo o vídeo:

Um último detalhe sobre conteúdo de qualidade, ainda usando esse exemplo da Netflix, esse tipo de promoção em mídias sociais para empresas gera uma quantidade enorme de comentário e compartilhamento.

Logo, o engajamento com sua marca e até o destaque dela em ferramentas de busca como o Google, também podem ser fatores a serem melhorados com um conteúdo de qualidade.

Se quiser ver mais sobre o Marketing de Conteúdo para redes sociais, confira nosso material sobre o assunto. 😉

Veja 5 redes sociais para empresas

Mas agora que você já sabe a importância das mídias sociais para empresas, e tem uma ideia de como escolher sua rede a partir do seu público, veja enfim as 5 melhores redes sociais para empresas.

Facebook

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É claro que a rede social para empresa de Mark Zuckerberg não poderia ficar de fora da nossa lista. Isso porque só no Brasil o Facebook tem mais de 127 milhões de usuários por mês.

Além disso, mesmo com as atualizações da rede social para empresa, ela ainda é uma plataforma gigantesca para alcançar públicos.

Afinal mesmo que seus conteúdos apareçam para um número menor de pessoas que antes da atualização, a penetração das marcas pela rede social ainda pode ser altíssima, já que o tráfego dentro dela é gigantesco.

Lembrando também que o Facebook tem diversas ferramentas e funções para empresas, inclusive anúncios patrocinados.

YouTube

Claro que a rede social mais usada por brasileiros não poderia ficar fora lista. De acordo com aquele mesmo estudo da We Are Social, os brasileiros passam em média 20 minutos no YouTube em cada visita.

Nesse momento é possível que você esteja se perguntando:

“Mas eu tenho que criar um canal no YouTube?”

Não, não. Calma.

Claro que essa é uma opção, mas não é uma obrigatoriedade, isso porque sempre existe a opção de enviar seu produto para algum influenciar e assim ter seu produto divulgado no YouTube.

Assim você não cria mais preocupação, e ainda se faz presente nas mídias sociais para empresas.

Instagram

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Queridinho das mulheres no mundo todo, o Instagram assim como o Facebook também uma diversidade enorme de funcionalidades e facilidades para empresas.

Isso inclui desde posts já com valor e link para compra, até os anúncios patrocinados.

Mas além disso o Instagram pode ser o melhor lugar para criar uma relação com seu cliente, tornar o cliente mais próximo e presente por meio dos stories do aplicativo é uma grande oportunidade.

Twitter

A rede das frases curtas ainda está na ativa e pode ser o diferencial para uma comunicação mais direta com clientes e usuários.

Isso porque na era dos memes, o Twitter é uma das mídias sociais para empresas mais acessadas pelo usuário.

Para quem prefere notícias e atualizações mais rápidos, com certeza o Twitter é a melhor ferramenta para contato.

LinkedIn

A mais adulta e séria das rede social para empresas permite desde a contratação de novos funcionários, até a pesquisa de novos investidores.

Claro que talvez não seja a mais acessada pelo público, mas sem dúvida pode ter algum impacto positivo para sua empresa.

No LinkedIn você pode criar um perfil para sua empresa e desenvolver sua conteúdo e ações dentro da plataforma da redes sociais.

Seja amigo dos seus clientes

Como falamos, nem tudo se trata somente de suas vendas. As redes sociais, o conteúdo de qualidade e a imagem de sua empresa são investimentos a longo prazo.

Depois de criado seu perfil é hora de criar relações com seu cliente, faça com que sua marca seja a primeira a ser lembrada em qualquer necessidade dele que você se encaixe.

E agora que você já sabe a importância das redes sociais para empresas e conheceu algumas das redes e suas funções, já pode pensar em qual ou quais se adequam mais ao seu negócio e público.

Assim você aumenta sua presença no mercado e ainda se aproxima de seus possíveis clientes cada vez mais, seja para uma compra imediata ou futura.

Além disso se você quiser aprender como anunciar nas redes sociais, veja nosso conteúdo sobre marketing em redes sociais.

E para sempre atualizar e aumentar seu conhecimento sobre marketing no geral, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

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