Aprenda como vender pelo Instagram Shopping e tenha um boom na receita da sua empresa
Publicado: 11 de maio de 2018 | Atualizado: 18 de agosto de 2019.
Saber como vender pelo Instagram pode te ajudar a encontrar mais clientes e aumentar seus lucros. Isso porque a rede social é uma das mais usadas no mundo e continua a crescer. Aprenda a utilizá-la em benefício da sua empresa!
Você sabia que o Instagram tem 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia?
Pois é, a rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos atinge públicos cada vez maiores, podendo ajudar, inclusive, no crescimento da sua empresa.
E acreditamos que esses números já são mais do que suficiente para te convencer da importância de desenvolver estratégias de marketing digital a partir desta rede social, não? Afinal, a presença de empresas no Instagram tem sido cada vez maior.
Já pensou em conquistar um público engajado e interessado em novidades como o do Instagram?
Seria ótimo, né? Então saiba que isso pode se tornar realidade se você souber usar a ferramenta da forma certa e, assim, conseguir um envolvimento maior com potenciais clientes a fim de construir uma imagem sólida no mercado.
Antes de aprender tudo sobre instagram shopping, o que acha de descobrir o mapa do sucesso para aumentar o tráfego do seu site?
Este e-book foi desenvolvido por nossos especialistas para dar resultados em apenas 4 semanas, acredita Confere aí:
Este material é diferente de todos já vistos no mercado e além disso, é gratuito! Posso apostar que o seu bolso gostou de saber dessa informação, não é mesmo?
Confira os assuntos que vamos abordar em nosso conteúdo e saiba como vender pelo Instagram!
Por que eu devo aprender como vender pelo Instagram?
Se você está acessando este conteúdo é porque provavelmente já pensou em usar o Instagram como plataforma de vendas, mas ainda não tem certeza se é uma boa estratégia.
Calma! Durante este texto nós vamos esclarecer esse assunto e te mostrar como vender no Instagram pode ser extremamente vantajoso para a sua empresa.
Para começar, além de ter um grande número de usuários, o Instagram também se destaca por ter um nível de engajamento, ou seja, o nível de envolvimento, a forma que o potencial consumidor se relaciona com determinada marca, seis vezes maior que o Facebook.
Tá, mas o que isso muda na sua vida?
Muda tudo, meu caro empreendedor! Isso porque quando você alcança o engajamento do seu público significa que eles estão envolvidos, inteirados e relacionados com a sua marca.
Com isso, você pode criar um vínculo produtivo com seus clientes, alavancando suas vendas e aumentando a visibilidade da sua marca.
Mas calma aí, vamos falar um pouco mais dessas vantagens que você terá ao saber como vender pelo Instagram.
Benefícios de vender no Instagram
Antes de te ensinar como vender no Instagram, decidimos mostrar alguns benefícios práticos que essa rede social pode trazer ao seu negócio. Confira!
Engajamento
Já te demos um spoiler sobre esse benefício no tópico anterior, mas agora vamos nos aprofundar mais nele.
Um dos motivos que faz com que o Instagram seja um fenômeno de utilização e interação em todo o mundo é a sua interface amigável e simples.
Isso faz com que a rede social se torne um ótimo local para seu público visualizar coisas novas todos os dias, gerando um engajamento maior se comparado com seus concorrentes.
Esse envolvimento do público facilita a aproximação entre ele e sua empresa, gerando mais conversões em vendas. Por isso é importante não deixar de aprender como vender pelo Instagram.
Exploração do apelo visual
Quando o consumidor vê um determinado anúncio, o que vai atraí-lo logo de primeira é a imagem.
Mesmo que no final ele finalize a compra por conta das informações do produto, a foto é responsável por causar a primeira impressão.
Por isso você deve saber como vender pelo Instagram. Trata-se de um grande atrativo para os seus clientes, pois é focado no compartilhamento de mídias visuais, como fotos e imagens.
Vínculo com o Facebook
Em 2012, o Facebook comprou o Instagram, fazendo com que os dois pudessem funcionar de maneira interligada.
Com isso, o usuário pode criar uma publicação no Instagram, por exemplo, e postá-la no Facebook.
Isso te ajuda a criar uma identidade visual nas redes sociais e automatizar suas tarefas, pois você pode exportar as informações da página da sua empresa no Facebook diretamente para seu perfil comercial do Instagram.
Além disso, você consegue atingir um público ainda maior, marcando presença em duas das redes sociais mais usados do Brasil e do mundo.
Chances de viralizar
Quando um conteúdo faz sucesso nas redes sociais, as chances dele se espalhar rapidamente na internet são grandes.
Juntando isso ao fato de o Instagram gerar mais engajamento quando comparado com outras plataformas, podemos dizer que caso um anúncio seu consiga ser eficiente, são grandes as possibilidades dele se espalhar pela internet.
E isso é chamado de marketing viral, conhece?
Trata-se de campanhas que são compartilhadas e comentadas a exaustão. Este tipo de trabalho atinge o status vital quando a empresa consegue encorajar o público a compartilhar a ação espontaneamente.
Essa viralização não garante apenas o aumento das vendas, mas também mais reconhecimento para sua empresa.
Aprender como vender pelo Instagram pode ser uma ótima forma de potencializar os resultados da sua empresa. Então, de forma rápida e simples, vamos ver como fazer isso na sequência.
Saiba como vender pelo Instagram
Chegou o momento pelo qual você estava esperando: a hora de ir da teoria à prática e aprender de vez como vender pelo Instagram!
Neste tópico você vai saber como vender pelo Instagram e ainda receber algumas dicas importantes para bombar em suas publicações. Confira!
Criação da conta
Caso você já tenha uma conta no Instagram mude-a de pessoal para comercial. Se não, crie um perfil específico para negócios.
Outra opção bacana é acessar o Instagram com a mesma conta que você utiliza no Facebook. Isso porque, como já dissemos, você pode exportar as informações de uma página para outra.
É possível usar o aplicativo do Instagram baixando-o em seu dispositivo móvel – celular ou tablet – ou no navegador do seu computador.
Preenchimento do perfil
Essa parte é muito importante para a identidade visual da sua empresa, pois diz respeito a descrição da sua página, que será o primeiro local acessado por seus clientes.
O texto de descrição deve ser curto, porém explicativo e engajador. Dentro dele você deve valorizar os principais pontos da sua empresa ou até inserir uma frase de feito, como fez a empresa Nubank.
Sua foto de perfil também deve ser chamativa e estar relacionada com sua identidade visual, de preferência com o logo da empresa, assim como no exemplo acima.
Lembre-se também de utilizar a bio, área abaixo da frase de descrição, para colocar o endereço do site da sua empresa.
Deixe seu perfil público
Para que suas publicações possam ser vistas por um número maior de usuários, você deve deixar seu perfil público.
Isso fará com que mais pessoas possam ter acesso aos seus conteúdos, até mesmo aquelas que você nem imaginava.
#Partiupostar!
Depois de criar sua página no Instagram, chegou a hora de postar seus conteúdos!
Mas não pense que é só sair por aí publicando qualquer coisa. Seus conteúdos precisam ser planejados e destinados a um público alvo predefinido.
Você deve saber o que seus potenciais clientes estão esperando ver, fazendo também uma pesquisa completa dos horários que eles costumam acessar a rede social.
Além disso, é importante saber o tipo de mídia que você irá postar e em qual momento fará isso. O Instagram permite a postagem de vídeos e imagens.
Outro ponto importante é publicar, além de imagens com produtos, conteúdos exclusivos sobre algum assunto de interesse do seu público, buscando trazer ainda mais engajamento.
Nova atualização do Instagram em suas vendas
Como diria nosso grande amigo João Kléber “para, para,para!” que agora tem mais conteúdo importante para você!
Falaremos agora da nova atualização do Instagram, que permite que os usuários finalizem suas compras diretamente pela rede social.
Isso porque antes a plataforma até permitia que as empresas anunciassem seus produtos lá, mas os clientes precisavam ir até o site da marca para fechar o negócio.
Agora é possível utilizar o Instagram como um verdadeiro marketplace, anunciando e vendendo lá mesmo.
Esse novo recurso é chamado de Shopping e foi feito em parceria com a empresa Shopify, especializada em comércio eletrônico.
Veja como ele aparece destacado na imagem na imagem abaixo:
Essa novidade certamente trará bons resultados às páginas focadas em vendas, como a do exemplo acima. Isso facilitará a relação de compra e venda, permitindo aos usuários usarem apenas o Instagram para escolher o produto e finalizar a compra.
Depois de aprender como vender no Instagram por meio desta nova função, os potenciais cliente poderão clicar nas fotos e já conseguir informações sobre o produto desejado ali mesmo.
E o melhor: sem a necessidade de criar um anúncio, ou seja, isso aumentará o tráfego orgânico para sua empresa dentro da rede social.
Como vimos na foto em destaque acima, os usuários terão acesso a uma nova aba “Loja” na página de perfil das companhias que aderirem à novidade.
Veja também como são apresentadas as informações de interesse dos consumidores:
Até então o Instagram disponibilizou assuntos clicáveis apenas na bio e para Stories de contas com mais de 10 mil usuários. Agora a novidade “Loja” pode ser uma funcionalidade com grande potencial para alavancar os resultados de qualquer empreendimento.
Certo, mas como usar essa novidade para potencializar suas vendas?
O ideal é, antes de tudo, fazer com que os usuários conheçam sua loja. Então faça uma publicação no seu feed e crie Stories para apresentar novidades aos seguidores atuais.
Estudo o perfil do seu público-alvo para saber como se relacionar com eles por meio do Instagram e ter resultados ainda melhores.
Para essa segunda dica é importante você o que é persona.
Persona trata-se da representação semi-fictícia do consumidor ideal do seu empreendimento. Ao saber desenvolvê-la da melhor forma, você terá uma noção muito maior de como se relacionar com potenciais consumidores.
Se quiser saber um pouco mais sobre essa tal de persona, entre no link acima e veja como turbinar as receitas do seu negócio com qualquer estratégia de marketing digital, principalmente agora que você sabe como vender pelo Instagram com a nova funcionalidade.
Vantagens da atualização
Essa nova ferramenta pode ser uma grande aliada para aumentar suas vendas pela internet, pois facilita o caminho do usuário que utiliza o Instagram para encontrar produtos.
Como falamos, antes dessa novidade os únicos lugares com possibilidade de incluir links era a bio e também nos Stories – para contas com mais de 10 mil seguidores.
Temos bastante experiência com o ambiente digital e sabemos que não é um lugar em que as pessoas têm muita paciência. Elas consomem no lugar que oferecer mais facilidade para finalizar a compra.
Por isso era tão difícil convencer os usuários de ir até a bio, clicar no link e, assim, ir atrás do produto de interesse.
Essa novidade facilitou todo o processo e pode ser um aliado importantíssimo na busca por resultados melhores com o Instagram.
Dicas incríveis, não é mesmo? Porém quando o assunto é alcançar grandes resultados “o muito é sempre pouco”, então, sabendo disso preparamos mais dicas para aumentar suas vendas em um material especial gratuito! Faça o download agora e aproveite!!!
Poste, engaje e venda!
Depois de entender como vender pelo Instagram pode ajudar sua empresa, é hora de aplicar os conceitos mostrados aqui e alavancar seu crescimento.
Antes de tudo mostramos números surpreendentes de usuários ativos dentro dessa rede social com tanto potencial no país e na sequência já apontamos todos os benefícios de interagir com consumidores por meio dela.
Além disso, falamos sobre a novidade para turbinar os resultados da sua empresa: a aba loja.
Apostar em vendas pela internet é um investimento importante e deve ser levado a sério. Por isso, em quanto mais plataformas você estiver, melhor para o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Então aproveite e veja também nosso texto sobre como vender pelo Facebook.