6 passos para escolher os melhores WordPress templates para o seu site

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 28 de agosto de 2018 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.

Saber escolher o WordPress templates certo para o site da sua empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? E para já chegar chegando e conquistar cada vez mais clientes, a sua página na web precisa ter o layout certo.

Quando falamos em como fazer um blog de sucesso, uma das ferramentas mais recomendadas é a plataforma do WordPress.

Tanto é que ela é dona de cerca de 60% do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo, isso segundo o balanço da empresa W³ Techs de maio de 2018.

E essa popularidade pode ser facilmente explicada quando lembramos que essa plataforma permite a qualquer pessoa criar e editar materiais sem precisar ter conhecimento em linguagem de programação.

Mas como boa parte do mercado utiliza a ferramenta, é preciso saber escolher um design atrativo e eficiente.

Isso porque dessa forma os usuários vão se interessar pelo seu conteúdo e assim a sua empresa pode se destacar na web.

Aliás, foi pensando em te ajudar nessa missão que preparamos esse guia COMPLETO sobre layout WordPress. Agora você saberá como escolher o melhor para o seu site!

Veja só o que falaremos sobre o WordPress Templates:

Conheça o que é WordPress Templates e por que ele é importante

Wordpress templates

WordPress Templates, ou Tema WordPress em português, são modelos pré-prontos de formatação visual do seu site, isso se você optar por criar a sua página na web por meio dessa plataforma.

É com o auxílio dela que você vai definir como apresentar a imagem da sua empresa para todos os usuários que visitarem seu blog.

Dito isso, escolher com atenção o melhor layout WordPress para representar a sua marca é muito mais que um cuidado estético.

Isso porque usar em seu site um tema wp adequado é o que vai fazer as pessoas se interessarem pela mensagem da sua empresa. Além disso, é possível incentivá-las a dar um passo na direção de se tornar seus clientes.

E para dar aquela mãozinha aos seus usuários, o WordPress disponibiliza várias opções gratuitas e pagas de modelos pré-prontos a serem usados.

Porém, se você não se contentar com isso, também há a possibilidade de criar o seu próprio design ou usar temas criados por outros desenvolvedores.

Mas antes de mostrarmos onde achar o seu tema wp, é preciso aprender a escolher o seu WordPress Templates, afinal você viu como não dá para bobear nessa hora, né?

Então vamos logo ao passo a passo!

Saiba como escolher WordPress Templates em 6 passos

Como escolher WordPress templates

Escolher o melhor Tema WordPress para o seu site é um processo que vai além de selecionar aquele que parece ser o mais bonito.

Isso porque antes de tudo ele precisa ser funcional para te ajudar a trazer mais visibilidade ao seu site.

Para entender todas as fases do processo de escolha de um WordPress Templates confira o passo a passo a seguir!

1. Pense no seu público

Todo site, tenha ele a finalidade que for, é criado com o objetivo de ser visto pelo maior número possível de pessoas, e no caso das empresas, de possíveis clientes.

Por isso, antes de ver as opções de tema wp, você precisa conhecer o público que quer atingir, e uma das formas de fazer isso é desenvolvendo a sua persona.

Como falamos no blog quando explicamos o que é persona, ao realizar pesquisas entre os seus atuais consumidores, você consegue identificar por meio de informações de interesses e preferências, qual é o perfil do seu cliente ideal.

E com esses dados em mãos dá para definir o estilo que o seu layout WordPress deve ter, pois ele precisa ser pensado de acordo com as preferências do seu cliente ideal.

Por exemplo, se a sua persona tiver um perfil jovem, um design moderno é mais adequado, mas se ela for uma executiva, um tema wp mais formal e simples é o mais indicado.

Depois desse passo, é hora de analisar as necessidades da sua empresa.

2. Procure o Tema WordPress com a cara da sua empresa

Para encontrar o tema wp com a cara da sua empresa, o primeiro passo é procurar a categoria correta.

Isso porque os WordPress Templates são separados por tema, como blog pessoal, revista, e-commerce etc.

Além disso, você precisa ver se a sua opção preferida é adequada a frequência das suas publicações.

Sabe aquela disposição tradicional de blog? Então, ela é indicada apenas para publicações ocasionais, pois para várias postagens em um dia, um tema wp em formato revista é mais indicado.

Por fim, veja se o design da opção preferida combina com a identidade visual do seu negócio e se ela irá valorizar os seus produtos, dessa forma você garante que o visitante tenha a melhor primeira impressão possível.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

3. Analise o nível de customização do layout WordPress

Caso você tenha ficado em dúvida entre alguns dos melhores templates WordPress, existe outro detalhe para prestar atenção e que pode desempatar essa disputa.

Ao analisar as opções, veja as funcionalidades que ele oferece e se esse tema wp te permite fazer alterações, principalmente se você for escolher um pronto.

Isso porque um layout WordPress eficiente é aquele que oferece recursos como integração com as redes sociais, galeria de fotos, criação de formulário de contato ou pelo menos permitem a adição dessas funções por meio de plugins, ou seja, pequenos programas que turbinam a plataforma..

Aliás, nós temos aqui uma lista com os 5 melhores WordPress Plugins para otimizar a sua página na web, não deixe de conferir!

4. Veja se o Tema WordPress atende os critérios de SEO

Como te contamos quando desvendamos os segredos dos campeões de como vender mais, colocar o seu site no topo dos resultados dos mecanismos de busca é fundamental para atrair mais visibilidade.

Por isso, quando estiver analisando um layout WordPress, veja se a descrição diz que ele é SEO FRIENDLY, ou seja, se é adaptável aos critérios de otimização de sites.

Mas caso ele não seja, se ele for um Tema WordPress customizável, você pode inserir um plugin, como já falamos no blog.

5. Escolha um layout wordpress responsivo

wordpress templates responsivo

Na era das mídias sociais, não tem como fazer um blog de sucesso se o seu site não for responsivo.

Mas o que é site responsivo?

Como já explicamos aqui, uma página na web com essas características se ajusta ao tamanho da tela do usuário.

E isso é importante pois, hoje em dia, as pessoas passam mais tempo usando um dispositivo móvel, dessa forma criar um site que não perca qualidade ao ser acessado nesses aparelhos é fundamental.

Além disso, dessa forma, você garante ao usuário uma boa experiência e ganha pontos até para conquistar um bom posicionamento nos resultados de busca do Google.

6. Veja se o Tema WordPress está atualizado

Como o WordPress sempre atualiza a plataforma e os temas, certifique-se de que o design escolhido tenha sido atualizado recentemente.

Isso porque dessa forma você garante escolher um layout WordPress com as últimas atualizações de segurança, fundamental para a credibilidade e o sucesso do seu site.

Por isso, evite procurar por tema WordPress em sites desconhecidos, pois optar por um sem saber se é seguro ou não para os usuários, é arriscado para a imagem da sua empresa.

Além do mais, por que ir atrás de fontes estranhas se a partir de agora você vai saber onde encontrar os melhores templates WordPress?

Saiba onde encontrar os melhores templates WordPress

Depois de saber como escolher o melhor tema wp dentre todas as opções de WordPress Templates, o passo seguinte é saber o lugar ideal para achar o layout adequado para o seu site.

A própria plataforma oferece diversas opções de templates gratuitos, e, além disso, já mostramos aqui no blog onde você pode encontrar os melhores templates WordPress na faixa.

Mas se você tiver uma folga no orçamento e está disposto a investir em alguns dos WordPress Templates pagos, além das opções da ferramenta, há outras muito boas em sites como o ThemeForest, o Themify e o Elegant Themes.

Isso sem contar que você pode sempre optar por contratar um profissional de design e desenvolver o seu próprio tema WordPress!

Mergulhe no mar de WordPress Templates e pesque o tema wp ideal para o seu site

Wordpress templates ideal

Hoje você aprendeu que um dos passos de como fazer um blog de sucesso envolve saber todos os segredos necessários para escolher o tema WordPress.

E descobriu que antes de começar a analisar as opções de tema wp é preciso, primeiro, conhecer o perfil do seu cliente ideal.

É só depois disso que você poderá começar a analisar todas as opções dentre os melhores templates WordPress.

Só não se esqueça de ver se cada opção de layout WordPress permite customização e se está de acordo com os critérios de otimização de site.

Depois desse passo a passo, você está pronto para navegar no mar de WordPress Templates e escolher o tema wp ideal para atrair mais visitantes na sua página.

Caso precise de mais ajuda, consulte o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!