Como vender mais: descubra os 7 segredos dos campeões em vendas
Publicado: 9 de abril de 2018 | Atualizado: 17 de julho de 2020.
Aprender como vender mais é o segredo que todos querem saber no mundo dos negócios. E agora ele está prestes ser revelado! Já imaginou ter um guia com TODAS as dicas essenciais para arrasar em vendas? Pois é, ele está agora mesmo bem diante de você!
Hoje em dia o consumidor tem um comportamento ativo em suas relações comerciais e uma das formas de aprender como vender mais é dando a ele um atendimento personalizado, criativo e ágil.
E só consegue suprir tais necessidades quem conhece bem o seu produto ou serviço, o mercado, a cadeia de produção e a de distribuição, assim como a equipe estrategicamente treinada para tocar o negócio em todas as pontas.
Inclusive, o empresário, inventor e filantropo Marcus Lemonis, o qual tem um patrimônio estimado em bilhões de dólares, defende e aplica em seu negócio o conceito de que para uma empresa ter resultados lucrativos é necessário investir e alinhar 3 P’s: pessoas, produtos e processos.
Dessa forma é possível construir uma teia capaz de atrair o consumidor, vender e segurá-lo a partir de sua fidelização, impedindo-o de ir em busca da concorrência.
Se você quer saber como aumentar o número de clientes e assim, vender mais, não deixe de conferir os 7 segredos dos campeões em vendas, bem como baixar nosso material gratuito sobre como triplicar suas vendas. É só clicar no link abaixo e conferir tudo sobre o tema!
1. Qualifique a sua audiência para vender melhor
Assim como uma banda não pode desafinar, a sua empresa também não pode se dar o luxo de sair do tom ao incluir na lista de contatos clientes sem a mínima vontade de ouvir a sua proposta.
Dessa forma, não tem mesmo como vender mais se você não está seguro de estar gastando seu tempo e energia com pessoas com os mesmos interesses que o seu.
Para ter certeza de estar atingindo o público-alvo correto, invista no desenvolvimento de uma buyer persona, ou seja, um perfil detalhado de quem seria o seu comprador ideal.
E você pode fazer isso investindo em pesquisas de mercado que explorem os hábitos de cada pessoa.
Desse jeito é possível conhecer o que move o seu possível cliente a realizar uma compra, identificar tendências nesse comportamento e ainda quais são as melhores formas de entrar em contato com ele.
Isso irá te ajudar a entrar na cabeça das pessoas e descobrir seus desejos e como realizar as vontades delas.
Anotou as suas descobertas sobre os seus possíveis clientes e como pode vender mais com isso? Então agora é hora de preparar o terreno para o atendimento.
Quer saber como? Se liga na próxima dica!
2. Tenha uma equipe preparada
Se de um lado da moeda existe o cliente ideal, do outro precisa existir o vendedor ideal.
Não adianta pensar nas melhores condições se a sua equipe não souber atender o cliente.
Por isso, um dos principais segredos de como vender mais e melhor é ter os profissionais mais capacitados do mercado.
E nem é preciso quebrar a cabeça para conseguir isso, viu?!
Basta investir pesado em treinamento de vendas, inclusive até já te ensinamos a realizar um aqui!
O melhor jeito de assegurar que seus colaboradores estejam motivados e capacitados a te ajudar a fazer a sua empresa a vender mais é ensinando-os as técnicas de vendas mais adequadas.
Também crie o hábito de realizar treinamentos com o objetivo de reciclar os conhecimentos de seus funcionários, assim eles estarão sempre afiados quando o assunto for como vender mais.
Mas atenção! Existe outro ajuste a fazer para assegurar o bom funcionamento da sua empresa e vender mais.
Curioso para saber qual seria? Descubra no tópico a seguir.
3. Estabeleça metas
Como aumentar as vendas pode ser um objetivo muito amplo e até indefinido, estabeleça metas.
Defina um número e em quanto tempo ele deve ser atingido. Isso ajudará a sua equipe a manter o foco.
Além disso, adote um sistema de recompensas para quem cumprir com o combinado, isso serve como um fator extra de motivação.
Assim, fica fácil manter o time unido e concentrado para realizar o melhor atendimento ao cliente possível.
E depois de ter colocado ordem na casa, você finalmente está pronto para começar a estruturar as técnicas de venda relacionadas ao contato com o consumidor.
Então vamos lá, mãos à obra!
4. Adote uma abordagem criativa
Quando uma pessoa realiza uma compra, ela o faz primeiro lugar pensando em resolver um problema.
Por isso, ao criar a apresentação do seu produto, invista em uma linguagem fácil e em um conteúdo que o ajude a solucionar essa necessidade.
Além disso, quando estiver pensando na forma de apresentar o seu produto, também o faça de maneira atenciosa e criativa.
Demonstre que entende o problema do consumidor e mostre como os benefícios da sua mercadoria era exatamente o que ele precisava.
Como ele já vai ter acesso a descrição do seu produto, mostre como você está ligado a realidade do seu cliente e insira esses elementos no seu material.
Isso vai trazer uns pontinhos de carisma a sua marca e fazer essas pessoas a olharem com outros olhos.
5. Invista em um atendimento personalizado
Finalmente chegamos ao momento crucial da sua estratégia de vendas.
Isso porque se você não tratar o cliente como se ele fosse a última bolacha do pacote, suas chances de vender mais serão maiores.
Por isso, adote uma postura menos robótica e invista em um atendimento mais descontraído.
Além disso, invista na criação de condições especiais baseada nos interesses de cada consumidor. Isso pode incluir diferentes formas de pagamento e contar até com cupons de desconto. Tudo vai depender das informações obtidas com o estudo de mercado.
Criar vínculos de identificação com o cliente pode ser o que ele esperava para continuar comprando da sua empresa e não te trocar pela concorrência.
E para te ajudar a montar um script de vendas arrasador, não deixe de conferir o nosso guia.
Porque agora é hora de focar no próximo passo de como vender melhor.
6. Como vender mais com o marketing digital
Atualmente, tem como pensar em qualquer estratégia pensando em vender melhor sem incluir as redes sociais ou outro canal digital, como blog e o website?
Mas não é porque existem todas estas opções que para vender mais você deva investir em todas elas.
Por isso é preciso conhecer bem o seu público-alvo e seus hábitos na internet, assim fica fácil saber em qual ferramenta focar.
Ser assertivo na abordagem garante a sua presença onde realmente está o seu público, assim você não perde tempo brincando de gato mia, aquela brincadeira de criança em que a gente fica tentando encontrar seus amigos no escuro.
Ah, só não se esqueça de interagir com os clientes. A interação gera engajamento, uma ferramenta poderosa para vender mais.
E se não bastasse isso, possuir uma audiência qualificada te ajuda a se tornar referência no assunto e sabemos que ser líder no mercado também é uma das principais formas de vender mais.
Para você aproveitar o melhor que o marketing digital pode oferecer, conheça dois caminhos que ele oferece para te ajudar a vender mais.
Inbound Marketing
O primeiro desses caminhos que vamos citar aqui tem como destino a conquista do cliente por encantamento.
O conceito de o que é Inbound Marketing tem como princípio investir em meios para que a empresa seja encontrada pelo consumidor e não o contrário. Não é à toa que ele é até conhecido como o marketing de atração.
E ele faz isso adotando uma abordagem menos invasiva, ou seja, por meio do compartilhamento de conteúdo útil e relevante para conseguir informações de contato que a pessoa decidir compartilhar.
Se você não quer que o seu cliente corra o risco de desviar do caminho correto, saiba como aproveitar melhor dessa estratégia e vender mais.
Tenha uma estratégia de SEO
O Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de estratégias de otimização de sites.
Se o seu foco for vender mais, o ideal é que seu site apareça em uma boa posição no Google para atrair mais visibilidade.
Mas pode ficar tranquilo! Não estamos falando de nenhum bicho de sete cabeças.
Um dos pontos a serem levados em consideração é o tamanho dos seus textos, a qualidade dos seus conteúdos e o uso adequado de palavras-chave para aumentar a relevância do seu site.
Além disso, a linkagem de conteúdos é fundamental, afinal o Google encara links como votos de popularidade e relevância do seu material.
Dessa forma, se outros sites relacionados fizerem menção às suas publicações, elas conseguirão “votos” e vão te ajudar a alcançar uma posição de destaque nos buscadores, passo importantíssimo de como vender mais.
Se você quiser descobrir tudo sobre o que é SEO e conhecer outras dicas a respeito da estratégia, confira nosso conteúdo.
Aposte no Marketing de Conteúdo
O combustível do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. Ele é todo o material que você produzir para atrair, informar e entreter seus clientes.
Por isso, faça materiais no formato buscado por sua persona com o intuito de solucionar todos os problemas dela, mas fazendo também com que ela volte ao seu site por vontade própria.
O Marketing de Conteúdo é a estratégia que reunirá esforços para educar seu mercado e oferecer conteúdos de qualidade e relevância para seus clientes.
Dessa forma, os materiais se tornam menos invasivos e mais interessantes aos olhos do seu público-alvo.
Mas caso queira saber mais sobre essa estratégia que vem revolucionando a forma de atuar em Marketing, confira nosso conteúdo sobre o que é Marketing de Conteúdo.
Outbound Marketing
Chamado também de Marketing Tradicional, o Outbound Marketing não costuma ser tão agradável quanto o seu parceiro Inbound.
Isso porque ele prioriza campanhas mais invasivas, como comerciais na TV e propagandas impressas.
Mas muita gente esquece que o Outbound também marca presença no ambiente digital por meio de anúncios pagos.
Para saber outros detalhes sobre essa modalidade, conheça as opções:
Mídia paga
Embora seja primordial produzir um conteúdo de qualidade, é inegável que essa estratégia nem sempre vai te entregar resultados rapidamente. Mas nem por isso você vai ficar na mão e ficar sem vender.
Se você procura uma forma rápida de como vender mais e está disposto a aumentar um pouco os investimentos, afinal o Outbound tem um custo maior, esses são os formatos de anúncios conhecidos atualmente:
Links patrocinados
Sabe aqueles links com destaque em uma pesquisa do Google?
Então, eles são os links patrocinados e será onde o site da sua empresa vai aparecer se você optar por essa ferramenta.
Você pode criar links patrocinados por meio do Google AdWords e direcioná-lo para o seu público-alvo, incluindo aquelas camadas que talvez não alcançasse com uma ação não paga.
Remarketing
Sabe quando você pesquisa algum produto e depois ele começa a aparecer em outros sites? Esse é o remarketing entrando em ação.
Ele identifica os visitantes do seu site e depois passa a exibir anúncios do seus produtos em portais estratégicos.
A ferramenta, disponibilizada pelo Google Adwords e o Facebook Ads, é ótima para te ajudar a vender mais, pois ela instiga o cliente e o estimula a voltar ao seu site até realizar a compra.
E para saber outros detalhes sobre o que é remarketing, confira nosso guia completo sobre isso.
Redes Sociais
Não é segredo para ninguém o potencial gigante concentrado das redes sociais para te ajudar em como vender mais.
Para aproveitar todos os benefícios de anunciar nessas plataformas e vender melhor, escolha sempre o canal certo para falar com a sua audiência.
Conforme falamos anteriormente, não adianta criar uma fan page no Facebook se seus clientes passam a maior parte tempo no Twitter, por exemplo.
Se você quer aprender a criar anúncios criativos e vender mais usando cada plataforma, veja nosso conteúdo sobre como anunciar no Linkedin, no Facebook Ads, no Instagram Ads e no Twitter Ads.
Depois de desvendar todos esses seis segredos de como vender mais, você pode estar pensando que sabe de tudo.
Fechando com chave de ouro o guia dos campeões em vender ainda temos uma última dica, confira!
7. Avalie os resultados para vender mais
Não importa qual tenha sido a sua estratégia, acompanhar o desempenho da sua equipe e avaliá-lo é tão importante quanto pôr em prática qualquer tática.
Dessa forma é possível tirar algumas pedras do meio do caminho, corrigir o percurso e ainda por cima ter em mãos um valioso documento repleto de dicas de como vender mais e sempre.
Além disso, essa é a hora perfeita para realizar uma pesquisa de satisfação, como a que já ensinamos aqui.
Por meio dela você conhece a opinião do cliente sobre a experiência dele com o seu produto e o que ainda pode ser feito para enriquecê-la em uma próxima compra.
Isso se chama ações de pós-venda, inclusive já falamos sobre o tema aqui em nosso blog. Elas são fundamentais para aumentar a taxa de fidelização entre os seus consumidores.
Seja um mestre de como vender mais
Agora sim! Finalmente você descobriu todos os segredos dos campeões em vender mais.
E também aprendeu a importância de conhecer a sua persona e atendê-la de forma personalizada.
Depois disso, duvido que ainda vá repetir aquela pergunta do início “meu deus, como aumentar minhas vendas?”
Porque você já sabe o que precisa fazer quando for vender, então é hora de pôr a mão na massa!
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