Dicas para ver seu Marketing de Conteúdo alcançando excelência em vendas spin selling

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Publicado: 15 de janeiro de 2019 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.

Spin Selling e Marketing de conteúdo podem andar juntos? Não só podem como essa receita tem grandes chances de dar origem a um resultado incrível para as vendas da sua empresa.

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Já faz algum tempo que as vendas comuns vem ganhando novos formatos com intuito de torná-las mais empáticas diante dos consumidores.

O vendedor que só demonstra interesse em vender e lucrar em cima disso dificilmente consegue converter leads em clientes efetivos, as pessoas estão cada vez mais críticas, informadas e não fecham um negócio se não sentirem segurança nele, no vendedor e na empresa como um todo.

Por isso os empreendedores que já entenderam a necessidade de investir na nutrição de leads com conteúdos de qualidade, podem também aliar essa técnica com intuito de se ver alcançando excelência em vendas spin selling.

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Quer saber como pode ser possível oferecer bons materiais aos seus possíveis clientes ao mesmo tempo que usa a técnica spin selling?

Confira o conteúdo a seguir!

Spin Selling e o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo e as vendas expandiram seus horizontes quando se cruzaram.

Que a equipe de marketing e vendas sempre andaram juntas nunca foi novidade, mas usar a técnica spin selling para potencializar as campanhas de marketing e vice versa é uma proposta inovadora.

E o segredo não é nada difícil:

Imagine criar conteúdos montando um verdadeiro funil de nutrição com foco em vendas se baseando em premissas de situação (topo de funil), de implicação (meio e base de funil) e de necessidade de solução, também base do funil.

É claro que essas não são regras engessadas, cada conteúdo demonstrará sua própria demanda, mas sempre que for possível usar as bases do spin para se ver alcançando excelência em vendas spin selling, por meio de um conteúdo montado estrategicamente, não perca essa oportunidade.

Confira as dicas a seguir e torne esse desafio mais simples.

Situação e problema

Uma forma inteligente e eficaz de gerar empatia e conexão com o lead no início da jornada de compras é dando para ele exemplos práticos de situações que ele provavelmente já vivenciou.

Pensando na fase de situação e problema, da técnica spin selling, é interessante esboçar no conteúdo situações desse tipo que tenha a ver não só com o roteiro do texto mas também com o perfil do leitor, isto é, considerando os tipos de situações que o levaram a procurar por aquele material.

Assim, eles passam a se situar no cenário apresentado e interagem com a proposta dele já que o cerne do conteúdo apresenta a solução.

Implicação

Quando se deseja ver o negócio alcançando excelência em vendas spin selling, é preciso lembrar que uma das maneiras mais inteligentes de qualificar os leads é usar como parâmetros perfil e maturidade.

Lembrando que perfil se refere às condições que o lead tem para usar o serviço bem como a afinidade com ele, já a maturidade tem a ver com ele entender ou não que tem um problema além de saber como resolvê-lo.

E é justamente aí que entra o conteúdo de meio funil aliado às premissas de implicação.

A intenção é qualificar o lead por maturidade, mostrando as implicações que um problema pode ter na rotina dele.

Assim ele poderá perceber as origens das falhas.

Esses conteúdos de meio de funil/implicação ajudam a posicionar seu negócio como especialista no mercado de atuação.

Isso porque você demonstra por meio do material que consegue investigar e diagnosticar os elementos que podem ser trabalhados para atender a necessidade do cliente.

Necessidade de Situação

Essa etapa deve ser trabalhada com bastante cautela dentro do funil de conteúdos.

É nesse momento que a empresa, de forma explícita, se colocará como especialista completamente capaz de mudar a realidade de seus leads, solucionando o problema pelo qual estejam passando.

Nesse tipo de material normalmente é apresentado algum case no qual um dos clientes do negócio estava passando por determinada situação – é interessante escolher casos corriqueiros assim mais pessoas podem se identificar.

Além de apresentar o problema do cliente, é claro, mostre em seguida como a sua empresa o ajudou a passar pela situação e superá-la da melhor maneira possível.

Com essa abordagem, a marca sela a construção de autoridade.

Mas não se esqueça que antes é necessário promover uma série de outros materiais de topo e meio (situação e implicação), antes de investir em uma tática mais incisiva.

Isto é, construa uma boa audiência (base de funil) antes de partir para conteúdos de maior profundidade.

Você já pode se ver alcançando excelência em vendas spin selling!

Hoje você relembrou o que é spin selling e vimos como essa técnica pode ser uma grande aliada do marketing de conteúdo.

Isso porque usar as premissas das perguntas spin para nortear a estrutura dos textos transmite ao leitor uma comunicação focada em entender e solucionar as necessidades dele, gerando assim empatia e engajamento com o conteúdo.

Sendo assim, personalize os materiais do seu funil de vendas de forma estratégica e alcance mais leads qualificados!

E para mais dicas de como vender mais não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing.

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