O que é SQL? Aprenda o conceito que pode te ajudar a otimizar sua conversão de clientes!

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Publicado: 6 de julho de 2018 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

O que é SQL? Saber a hora certa de abordar um lead é fundamental. Por isso, aprender sobre sales qualified lead e como segmentá-los é um dos passos mais importantes da caminhada para o aumento da sua carteira de clientes!

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Quem trabalha com estratégias de Inbound Marketing sabe que gerar leads, isso é, obter o contato de potenciais clientes, é uma das principais etapas da metodologia.

Isso porque dessa forma é possível criar uma lista apenas com pessoas que já demonstraram previamente alguma forma de interesse por seu produto ou serviço, tornando suas estratégias de divulgação e vendas muito mais assertivas.

Mas como sabemos que só a intenção de comprar não traz dinheiro, é preciso ir além de apenas gerar leads!

Então, para que esses contatinhos se tornem clientes, é necessário investir em técnicas para qualificá-los, tornando-os cada vez mais predispostos a realizar compras com você.

Dessa forma você consegue entregar para a sua equipe de vendas um lead fresquinho, saindo do forno e praticamente pronto para comprar, os quais são chamados de SQL.

Ficou interessado nessa fornada? Se quiser saber TUDO sobre o que é SQL e como transformar um sales lead em cliente, confira o conteúdo:

Qual a importância da qualificação de leads?

o que é sql?

Como começamos a contar na introdução, gerar leads por si só não significa uma grande vantagem para uma empresa.

Isso porque apenas ter em mãos os contatos de pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços não significa que eles irão de fato se tornar seus clientes. Leads são como oportunidades.

Por isso é tão importante a qualificação de leads, pois dessa forma você consegue fazer com que eles fiquem prontos para realizar uma compra.

Mas para isso acontecer, você primeiro precisa identificar o estágio de interesse em que esse contato se encontra a fim de conseguir criar as melhores estratégias.

Além disso, é necessário também classificar os seus leads para poder segmentá-los e é aí que entra o conceito de o que é SQL.

O que é SQL?

classificar o que é SQL

SQL é uma sigla para a nomenclatura sales qualified lead, ou leads qualificados para vendas, em português.

Dentro do Inbound, o SQL se refere aos contatos os quais foram qualificados e estão mais próximos de realizar uma compra.

Ou seja, o sales lead já sabe muito bem o que quer e inclusive vai solicitar o contato com a sua equipe de vendas para iniciar uma negociação.

Mas como eu sei que um lead já é um sales lead?

Bom, quem vai definir o que é sql e se a sua equipe de vendas pode ou não entrar em ação é o seu departamento de marketing.

Isso porque ele vai estar acompanhando o processo de qualificação e poderá dizer se um lead, nesse caso chamado de MQL, já preencheu algum requisito voltado às vendas, como ter pedido o contato comercial da sua empresa e está pronto para se tornar um sales qualified lead.

Hã? MQL?

Conheça as diferenças entre um MQL e um SQL

Você deve terminado o tópico sobre o que é SQL com um grande ponto de interrogação na cabeça.

Ué, mas a gente não estava falando de sales lead? Eu mal aprendi o que é SQL e como de repente ele virou um MQL?

Bom, primeiro você precisa entender que durante a fase de educação do contato no Inbound Marketing o lead recebe o nome de MQL, sigla para marketing qualified lead.

Ou seja, o lead qualificado de marketing é aquela pessoa que já consegue reconhecer o seu problema e está a procura de uma solução para ele.

E justamente por isso ele é qualificado para o marketing, pois esse é o momento certo para essa equipe entrar em ação e nutrir esse lead com materiais relevantes a fim de mostrar como o seu produto pode ajudá-lo a solucionar essa questão.

Sendo assim, é só quando o time de marketing julgar que esse lead está pronto para conversar com o setor de vendas que ele se tornar um sales qualified lead.

Caso tenham restado dúvidas sobre o que é MQL e como classificar esses leads, confira o artigo sobre o assunto!

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Como classificar um SQL?

O que é SQL no Marketing?

Bom, entender o que é SQL é só o começo dessa jornada entre a geração de lead até a transformação de um simples contato em um cliente.

E para que isso aconteça, é preciso conhecer os passos certos para classificar um SQL, os quais você vai conhecer agora!

1. Conheça a persona da sua empresa antes de classificar um sales lead

Assim como na maioria das estratégias de Inbound Marketing, conhecer a persona da sua empresa é o primeiro passo da classificação de sales lead.

Mas espera, o que é persona?

Como já te contamos no blog, persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal.

Por meio de pesquisas entre os seus atuais consumidores, você consegue descobrir padrões de comportamento, hábitos e preferências os quais se combinados é possível criar um perfil, ou seja, a sua persona.

A partir disso é possível desenvolver estratégias mais assertivas para materiais de divulgação, vendas e até de pós-vendas, pois agora você já conhece seus canais de comunicação preferidos, bem como o que gostam de consumir.

E isso é importante quando se trata de classificar um sales lead, pois ao saber quem é a sua persona você consegue saber se é ela que possui o poder de compra ou é um terceiro.

Se for ela quem possui a autoridade de bater o martelo, ótimo! Esse lead já tem um dos requisitos para se tornar um SQL e conversar com a sua equipe de vendas!

Entretanto, percebeu como para isso as equipes de marketing e vendas precisam estar alinhadas? Afinal, quem irá criar e persona e monit é justamente o pessoal da criação!

Pois bem, saiba que é exatamente sobre isso que vamos falar na próxima dica para classificar um sales qualified lead!

2. Faça o time de marketing e vendas jogarem juntos na classificação de sales lead

Como classificar o que é SQL?

Imagine que um sales lead é a taça da Copa do Mundo. Para conseguir qualificar e conquistar esse SQL é preciso todo um trabalho em equipe, assim como para ganhar essa relíquia.

Sendo assim, os times de marketing e vendas precisam estar alinhados e em sintonia, senão todo o trabalho será feito em vão.

Por isso é importante estabelecer uma boa comunicação entre esses dois setores, a fim de esclarecer processos e firmar compromissos entre as partes.

E se você quiser mais dicas sobre como fortalecer a parceria mais conhecida como smarketing para ajudar na classificação de um sales lead, confira nosso artigo sobre o assunto!

3. Use ferramentas para acompanhar o progresso do sales lead

A jornada de um consumidor, isso é, o caminho percorrido desde a fase de reconhecimento do problema até a compra de um produto, pode ser acompanhada pelo o que chamamos de funil de vendas.

Com ele é possível saber se o lead está reconhecendo o seu problema, procurando soluções ou se já está considerando qual o melhor produto para comprar.

Além disso, assim você consegue saber qual o conteúdo ideal para nutrir o sales lead de acordo com a fase e também delega-lo para a equipe de vendas na hora certa.

Entretanto, sabemos que isso pode dar um trabalho e tanto, por isso nessas horas uma ferramenta de automação pode ser sua melhor amiga.

Isso porque dessa forma você consegue otimizar tempo e dinheiro, afinal a plataforma de marketing digital fará todo o acompanhamento dos SQL e caberá a sua equipe apenas monitorar e definir qual melhor estratégia a ser tomada.

Então, não precisa ficar com medo e se esconder debaixo da cama, pois agora ficou ainda mais fácil classificar um sales lead.

Classifiquei um sales lead, mas e agora?

Aprender o que é SQL e saber como classificar um sales lead é importante, porém é só o começo.

Isso porque para que a sua empresa veja resultados é preciso que a suas equipes de marketing e vendas desenvolvam estratégias assertivas para lidar com o sales qualified lead.

Por isso, organize o trabalho dos setores e também estabeleça metas e prazos, dessa forma o sales lead gerado não será em vão e terá mais chances de se converter em cliente de fato.

Assim esse sales lead se tornará um consumidor satisfeito e poderá liderar a sua empresa rumo ao sucesso!

Comece a classificar seus SQL e aumente a taxa de conversão de clientes da sua empresa!

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Nesta publicação você aprendeu o que é sql e descobriu como é importante qualificar um sales lead.

Além disso, vimos como a equipe de marketing e vendas precisam estar alinhadas, afinal um sales qualified lead só se torna um depois de passar pelo primeiro time.

Porém não ficamos só presos ao conceito de o que é SQL, não!

Isso porque aproveitamos a deixa e te mostramos um passo a passo de como classificar um sales lead.

E para fazer a classificação de um sales lead, te mostramos a importância de conhecer a persona do seu negócio, estimular a colaboração dos setores de marketing e vendas, bem como utilizar uma ferramenta de automação para monitorar os SQL.

Por fim, você viu que não basta apenas classificar os sales qualified lead, também é preciso criar estratégias para enfim convertê-los em clientes!

Agora, se você quiser se aprofundar nas vendas e saber mais sobre Inbound Sales, o conceito completo para otimizar seu plano de ação para transformar seus SQL’s em consumidores, confira o conteúdo sobre o assunto!

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