O que é Inbound Sales? Descubra o segredo para aumentar as vendas da sua empresa

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Publicado: 19 de junho de 2018 | Atualizado: 9 de agosto de 2019.

O que é Inbound Sales? Conhecer o conceito o qual está revolucionando o processo de venda no mercado é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal só conquista mais clientes e vende mais quem consegue proporcionar uma experiência completa e personalizada aos seus leads.

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É inegável que tecnologia mudou e moldou a forma como vivemos, nos informamos e nos relacionamos, sejam elas relações pessoais ou comerciais.

E por falar nessa última, ela sofreu uma profunda metamorfose, afinal agora as pessoas possuem um arsenal a fim de ajudar a tomar decisões e demandam maior autoridade na hora da compra.

Sendo assim, as empresas precisaram procurar soluções eficientes para seus processos de venda com o objetivo de conseguirem sobreviver nesse cenário.

Uma das saídas encontradas foi a estratégia de Inbound Sales, parte da metodologia de Inbound Marketing, na qual o consumidor tem pleno poder de decisão e cabe somente as empresas fornecer material com o intuito de educar e ajudar essa pessoa a escolher por conta própria.

Ou seja, é a tática certa se você quer sair na frente da concorrência e conquistar cada vez mais clientes!

E aí? Ficou interessado em saber mais sobre Inbound Sales e como implementar essa estratégia no seu negócio?

Então, confira o conteúdo:

O que é Inbound Sales?

Inbound Sales

Como abordamos na introdução, as mudanças trazidas pela tecnologia impactaram de forma profunda todo tipo relação, inclusive as comerciais.

A partir disso surgiram várias metodologias com o intuito de ajudar o mundo dos negócios conseguisse se adaptar as novas exigências do público consumidor.

Assim nasceu o Inbound Marketing, o qual inclusive já falamos sobre aqui no blog, cujo principal objetivo é educar o mercado a fim de que ele possa ter em mãos conteúdos os quais o ajude a tomar por si só a decisão de compra.

E dentro dessa metodologia, o processo de venda é chamado de Inbound Sales.

Isso porque aqui os vendedores só irão abordar um lead quando sabem que ele possui um certo nível de interesse, o qual é sabido por meio das técnicas usadas nessa estratégias.

Ou seja, aqui não há espaço para abordagens intrusivas, como ligações no meio do dia sobre um produto o qual o outro da linha nunca ouviu falar.

Isso porque sua equipe vai contatar só aqueles por livre e espontânea vontade te deram informações de contato por meio de um formulário de uma landing page, por exemplo.

Assim você ganha pontos com esse prospect e continua vivo na briga por conquistar cada vez mais clientes!

O quê? Você ainda duvida de que aprender o que é Inbound Sales pode te ajudar nessa missão? Então vamos para o próximo tópico e acabar de vez com essa desconfiança.

Por que adotar o Inbound Sales?

Assim como falamos no final do tópico sobre o que é Inbound Sales, esse processo respeita a autoridade que o consumidor assumiu hoje em dia e isso é muito importante, afinal ninguém é obrigado a nada e o seu possível cliente não deve aceitar nada menos o que merece, não é mesmo?

Mas além de conquistar a empatia do público, adotar essa postura também irá ter um impacto positivo no seu bolso!

Isso porque ao adotar essa postura, de certa forma mais passiva durante o processo de compra, o seu CAC será muito menor.

Sim, é isso mesmo que você leu! O custo de aquisição de clientes será menor porque suas ações serão mais assertivas, afinal você saberá em que fase do funil aquele lead está e não precisará ficar dando tiros no escuro!

E se você acha que essa pequenas ações não irão resultar em nada, veja o próximo tópico como não poderia estar mais enganado!

Conheça os benefícios de implementar o Inbound Sales

Benefícios do Inbound Sales

Depois de descobrir o que é Inbound Sales e ver o porquê de adotar essa estratégia na sua empresa, é hora de saber o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Então, como já falamos anteriormente, ao estabelecer uma relação honesta e transparente com o seu público, as chances do seu negócio conquistar cada vez mais clientes é muito maior!

Isso porque eles sentirão confiança no seu produto ou serviço e não terão dúvidas quanto a escolha ser feita, ou seja, comprar de você e não do seu concorrente.

Com isso as suas vendas irão aumentar, bem como os seus lucros, te abrindo caminho para realizar investimentos e liderar a sua empresa rumo ao crescimento no mercado.

Ah, queremos ver você falar que agora não está animado para adotar o método de Inbound Sales no seu negócio! Por isso vamos mostrar agora mesmo como transformar o seu processo de vendas.

Saiba como adotar o Inbound Sales no seu negócio

Adote o Inbound Sales no seu negócio

Bom, depois de tudo o que já vimos aqui é hora de colocar a mão na massa, você não acha?

Então vamos logo ao passo a passo!

1. Entenda a jornada do cliente

Antes de mais nada, você precisa entender o caminho que o seu lead tem que passar para se tornar de fato seu cliente e para isso é necessário mapear a jornada do consumidor.

Dessa forma, você consegue compreender o que o prospect precisa em cada um desses momentos, bem como preparar melhor seus vendedores para que esses possam realizar um atendimento mais adequado.

Para isso, divida a jornada em três fases:

  • Aprendizado: aqui o lead está procurando entender qual é o seu problema. É tipo quando você está com uma dor de cabeça e procura no Google quais poderiam ser as causas dela;
  • Consideração: depois de identificado o problema, o lead começa a sua procura por uma solução para seu problema;
  • Decisão: na última fase, o lead finalmente está pronto para tomar uma decisão e definir qual compra é a melhor solução para sua vida.

Depois de entender a jornada do cliente, é hora de começar a levar essas informações para o processo de venda.

2. Crie um processo de venda adequado a jornada do cliente

Tão importante quanto ver como funciona a jornada é levar isso para o processo de venda.

Por isso, para dar um atendimento adequado ao lead, o processo de venda dentro do conceito do que é Inbound Sales precisa ser dividido em quatro fases:

  • identificar;
  • conectar;
  • explorar;
  • aconselhar.

Ou seja, durante esse processo o papel da sua equipe de vendas deve ser ajudar o lead a identificar o problema e estabelecer uma conexão com ele, incentivá-lo a explorar a questão e, por fim, aconselhá-lo sobre a melhor decisão a ser feita.

Mas lembre-se: antes de mais nada, dedique um tempo a conhecer e entender o perfil de seus leads, o que pode ser feito a partir da criação de uma persona.

Dessa forma, o seu processo de vendas será muito mais assertivo e mais propenso a resultar em resultados significativos para a sua empresa.

Não perca mais tempo e traga o seu processo de venda para a metodologia Inbound

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Nesta publicação você viu o que é uma venda Inbound e como isso pode ser vantajoso para a sua empresa.

Isso porque nessa metodologia o cliente é o protagonista das ações e adaptar seu modelo de negócio é dar uma resposta a altura a essa necessidade do público atual.

Por isso, se você quer conquistar mais clientes e ver a sua empresa crescer, não perca mais tempo e embarque já nessa aventura.

Se quiser mais dicas e saber Como vender pela internet e ter mais lucros para o seu negócio, confira o blog da Ideal Marketing!

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