Field sales e Inside sales: qual das técnicas de venda mais se adequa ao seu negócio
Publicado: 9 de outubro de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.
Inside sales ou field sales são formas de abordagem de vendas que você pode aplicar em seu negócio. Mas além de serem diferentes, elas podem ter impactos diversos em sua empresa. Então veja agora qual é a melhor das técnicas de venda para você e seu negócio.
Independente do produto ou serviço que sua empresa oferece ou presta, em algum momento durante os negócios, a venda faz parte do processo.
Isso porque é claro que é a partir delas que você pode obter o lucro da empresa.
Mas já parou para pensar no modo como essas vendas são feitas? Em como isso impacta no fechamento de um contrato?
Bom, inside sales e field sales trata um pouco disso. Isso porque, são formas de estratégia de vendas que variam de acordo com sua empresa.
Mas que no geral, seguem um padrão, e esse padrão pode servir ou não para seu negócio. Por isso a importância de entender o que é inside sales e field sales.
Então não se preocupe, nós vamos te explicar sobre elas primeiro, e depois você tem algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor das técnicas de vendas para o seu negócio.
Para isso temos o conteúdo separado nos seguintes tópicos:
O que é Inside sales e Field sales
As inside sales ou em português, vendas internas acontecem quando as transações de vendas são realizadas dentro da empresa.
Casos de e-commerce, vendas pelo telefone, por vídeos ou calls que são as ligações para clientes, são todos exemplos de inside sales.
Já as field sales, ou em português, venda de campo acontece quando as vendas são feitas fora da estrutura da empresa.
Ou seja, representantes de marcas na rua, promotores de vendas que passam de porta em porta, são exemplos de field sales.
Essa é uma definição curta e simples para que a gente possa falar sobre qual é a melhor abordagem de vendas.
Mas de qualquer maneira, se quiser mais informações sobre o que é inside sales e field sales, veja nosso conteúdo sobre a diferença dessas duas técnicas de vendas.
Por enquanto, vamos ver as vantagens das vendas internas e da venda de campo nos próximos tópicos.
Vantagens de usar Inside Sales
A principal vantagem das vendas internas é relacionado a economia, ou no CAC de sua empresa.
O CAC é o custo de Custo por Aquisição de Cliente, ou seja, é valor que sua empresa precisa investir para que o cliente tenha acesso a seus produtos e serviços.
Também não é segredo que as compras online tem crescido cada vez mais. De acordo com pesquisa 7 em cada 10 brasileiros fazem compras pela internet.
Então dependendo do seu tipo de negócio, a inside sales pode ser um bom investimento. E ela ainda tem mais vantagens.
A abordagem de vendas do inside sales permite que você tenha seu material online, por exemplo, poupando gastos com criação de artes e catálogos.
Além disso sem a necessidade de locomoção dos funcionários, os gastos com veículo, seguros e gasolina são reduzidos.
E pode parecer que esses gastos pequenos de primeira, mas a longo prazo, podem se tornar valores bem altos.
O maior benefício da estratégia de vendas internas está exatamente na facilidade tanto de implementação, como de treinamento dos funcionários e na rotina da empresa.
Mas agora que você viu vantagens de trabalhar com a abordagem de vendas inside sales, vamos ver vantagens de venda de campo.
Vantagens de usar Field Sales
Quando se trata da venda de campo a situação e os benefícios que podem ser citados são coisas como o fator de um funcionário ter diversas funções.
Por exemplo, aqueles vendedores de Yakult que passam na rua, eles são responsáveis pela movimentação do produto, por garantir a temperatura ideal do produto, pelo atendimento do cliente, pela cobrança e armazenamento do dinheiro e até pelo pós-venda quando o cliente compra regularmente.
Então isso pode ser visto como uma maneira de reduzir custos, já que mesmo que esse único funcionário ganhe mais, não vai se comparar ao gasto de equipe para cada uma dessas funções.
Além disso, o poder de comunicação e persuasão do vendedor que atende o cliente pessoalmente é maior do que um contato indireto.
E essa relação aumenta a autonomia e liberdade de negociação junto com o cliente para fechar as vendas.
Por fim, mais uma vantagem das field sales que pode ser apontada é a acessibilidade com o cliente.
Já que ele não precisa se deslocar para ir até seu produto ou serviço, e como são encontros casuais ou marcados, as chances de cancelamento são menores.
Mas agora que você já conhece os benefícios da inside sales e da field sales, vamos te mostrar uma nova opção, antes de você escolher o melhor para o seu negócio.
Inside sales e Field sales juntas!
Exatamente! Sua empresa não precisa escolher somente uma das duas técnicas de vendas, ela pode trabalhar de maneiras diferentes para necessidade da empresa.
Ou seja, você pode usar o inside sales para propagar sua marca e produto, e concretizar a venda de maneira presencial com a field sales, por exemplo.
Não se esqueça que a abordagem de vendas deve ter um bom valor de ROI (retorno sobre investimento) então uma vez que você conquistar isso, pode adaptar a estratégia de vendas da maneira que for melhor para seus resultados.
Mas enfim, vamos ver qual a melhor abordagem de vendas para o seu negócio.
Qual é a melhor abordagem para o seu negócio
Agora que você já sabe mais sobre a inside sales e a field sales já podemos ver qual delas é a melhor estratégia de vendas para sua empresa.
Afinal, como falamos, as duas possuem grandes diferenças que podem impactar diretamente em seu negócio.
Se sua empresa está no começo e cada centavo é importante para ela, o inside sales pode ser a melhor opção a ser adotada.
A redução de custos e a gestão da empresa e de suas vendas vai ser simples e acessível se puder ser feita de qualquer lugar e a qualquer momento.
Além de dispensar a necessidade de uma grande estrutura, seja para imóvel ou veículo.
Por outro lado se sua empresa já está um pouco mais segura, e pode lidar com gastos um pouco maiores, field sales pode ser uma opção.
Claro que dependendo do seu mercado, ainda é mais interessante ficar com a inside sales, como é o caso de produtos para um público mais jovem e/ou com menos tempo.
Mas ainda assim, a venda de campo pode ser a melhor opção para empresas como a citada vendedora de Yakult, ou outros produtos que podem ser necessários no cotidiano das pessoas.
E se você acha que os “segredos” sobre as técnicas de vendas acabaram, espera um pouco que ainda temos mais coisa para você no próximo tópico.
Faça sua marca ir muito além das vendas!
Agora que você já sabe mais sobre as estratégias de vendas, é possível que acredite que elas são o ponto final do seu investimento.
E é claro que elas são sim importantes para sua empresa, mas você sabia que pode trabalhar técnicas de Inbound Marketing na sua abordagem de vendas por inside sales.
Exatamente, por se tratar de uma comunicação online, o cliente tem muito mais tempo para pensar e desenvolver as ideias sobre o que o seu negócio oferece.
Isso sem falar no tempo, liberdade e fácil acesso do cliente a informações das concorrentes sobre o mesmo produto ou serviço que ele viu em sua empresa.
Por isso a educação desse cliente pode ser o meio mais eficaz de garantir uma boa relação entre sua empresa, produto e seu cliente.
Se quiser saber mais sobre a estratégia de Inbound Sales veja nosso conteúdo completo sobre mais essa chance aumentar seus resultados.
E para conhecer mais dicas para sua empresa, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.
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