Saiba porque a união dos setores de Marketing e Vendas é o que a sua empresa precisa para decolar
Publicado: 8 de maio de 2018 | Atualizado: 14 de fevereiro de 2020.
Os setores de marketing e o de vendas são uns dos mais importantes de uma empresa por tratar da meta de qualquer corporação: o lucro. Agora pense no quanto a sua empresa lucraria se conhecesse o poder do smarketing e integrasse essas duas estratégias!
No futebol, quando dentro de uma equipe os jogadores não se entendem e ainda formam grupos rivais, se costuma dizer que o time está rachado.
Normalmente também é assim a descrição da relação das equipes de marketing e vendas de uma empresa.
Mesmo tendo um objetivo em comum, eles não só costumam se desentender, como, segundo agências de marketing, nove em cada dez dos membros desses setores descrevem negativamente um ao outro.
Impressionante, não é mesmo?
É aí que entra o smarketing, estratégia desenvolvida com o objetivo de fazer esses dois setores falarem a mesma língua e ajudarem a sua empresa crescer.
O quê? Você nunca ouviu falar nesse termo?
Fique tranquilo! Confira o conteúdo e saiba tudo sobre o smarketing!
O que é Smarketing?
O nome pode soar estranho aos ouvidos, mas o seu conceito é bem simples.
Smarketing é a junção da palavra em inglês sales, vendas em português, e marketing. Você também pode ouvir essa estratégia ser chamada de vendarketing, o nome abrasileirado dela.
Na prática, isso significa uma união entre os setor de marketing, que cuida do planejamento de ações para gerar mais clientes e o setor de vendas, que cuida de todas as fases do relacionamento com o cliente.
Mas mesmo parecendo óbvio que os setores de marketing e vendas devessem andar juntos, não é o que vemos na prática.
Por isso é necessário pessoas e meios que não somente solucionem os problemas mais comuns, mas façam as vendas aumentarem.
E se você quer saber se realmente vale unir esses dois rivais históricos, confira o tópico a seguir.
Por que alinhar os times de marketing e vendas?
Segundo dados da Aberdeen Group, se os setores de marketing e vendas estiverem em sintonia é possível aumentar em até 20% o crescimento anual da sua empresa!
Isso porque enquanto o marketing cuida da prospecção de clientes e os alimenta com material relevante, a equipe de vendas aborda esses possíveis consumidores individualmente e tenta conquistá-los.
Perceba que esse trabalho parece uma engrenagem perfeita, e por isso, uma falha de comunicação nesse processo pode ser catastrófica, pois isso pode gerar uma ação direcionada ao público errado, o que não se convertirá em vendas.
E se você acha que as vantagens de implantar o smarketing param por aqui, está muito enganado. Confira o que ele ainda pode fazer pelo seu negócio.
Conheça os benefícios do Smarketing
Você se lembra de algum país campeão da Copa do Mundo que tenha alcançado a façanha sem ser um time unido dentro de campo?
Assim como as melhores equipes de futebol, uma empresa só consegue crescer se também tiver uma equipe fechada.
Se você não sabia mais o que fazer para unir dois rivais históricos, como vendas e marketing, tal qual Brasil e Argentina, comece a implementar o smarketing!
Ao adotar essa estratégia a comunicação entre esses setores vai melhorar significativamente, o que vai impactar diretamente nas suas estratégias de venda.
Isso porque desse jeito é possível estabelecer metas em comum e compartilhar informações importantes para o desenvolvimento de ações para o público correto.
E é só alinhando esses processos que você verá aquela estatística de crescimento empresarial mencionada no tópico anterior acontecer no seu próprio negócio.
Então, pronto para descobrir como fazer isso pela sua empresa? Então preste atenção nas dicas a seguir.
Confira 4 passos para implementar o Smarketing na sua empresa!
Assim como uma seleção se prepara para ganhar os sete jogos e levar a taça da Copa do Mundo, você também precisa a seguir alguns passos para implementar o smarketing com sucesso no seu negócio.
Saiba quais são eles nos tópicos a seguir!
1. Defina uma meta para marketing e vendas
É incrível como mesmo jogando pelo mesmo time, marketing e vendas podem divergir tanto por não saberem quais são as metas do outro.
Com o intuito de fazer a equipe inteira falar a mesma língua, é importante ter um ponto bem claro.
Em primeiro lugar é preciso definir o perfil da sua persona, ou seja, as pessoas mais prováveis de comprarem o seu produto.
A partir disso é possível desenvolver ações com o direcionamento correto e de acordo com a etapa do funil de vendas que a persona se encontra, isso é, ela acabou de ter o primeiro contato com a sua empresa, está conhecendo o seu produto ou já está fechando uma compra?
E para guardar todas essas informações, existem alguns softwares, como o Pipedrive e o SenseDrive, ótimos para a gestão de relacionamento com o cliente e que podem ajudar no compartilhamentos desses dados.
Eles são importantes para que todos das equipes de vendas e marketing tenham acesso às mesmas informações.
Assim, o setor de marketing consegue criar campanhas pensadas especialmente para atingir o alvo certo e facilitar o trabalho das vendas.
E para facilitar ainda mais esse processo, veja a próxima dica de uma estratégia de smarketing eficiente.
2. Tenha um canal de comunicação aberto
Podemos até não ter acesso a elas, mas no futebol reuniões, seja entre técnico e jogadores quanto só entre os atletas, são bem comuns de acontecer.
Isso é fundamental para esclarecer a função de cada um e reforçar o sentimento de unidade da equipe, por isso na sua empresa algo similar também deve acontecer.
Montar uma agenda de reuniões entre as equipes de marketing e vendas é importante para pôr os pingos nos i’s, seja para repassar alguma informação ou para checagem de metas por meio de relatórios.
Ter um canal de comunicação aberto de comunicação ainda intensifica o senso de colaboração entre as partes envolvidas, essencial para a próxima ação do smarketing.
3. Possua um acordo formal para marketing e vendas
Agora o bicho pega.
Como até o momento as decisões ficaram na base da conversa, você precisa implementar o Service Level Agreement, ou SLA.
Já ouviu falar nisso?
O Acordo de Nível de Serviço, tradução de Service Level Agreement, é um trato entre duas ou mais partes, normalmente marketing e vendas, para estabelecer as ações e quais resultados serão esperados de cada um dos envolvidos.
Dessa forma são estabelecidas metas e o papel de cada equipe durante toda a estratégia de vendas.
E assim se evita cobranças inapropriadas e qualquer tipo de confusão, pois assim fica mais fácil identificar quem era responsável por cada ação.
Além disso, já ter essas metas pré-estabelecidas ajuda na hora de avaliar os resultados de marketing e vendas, assunto do tópico a seguir.
4. Confie nos números!
Não adianta adotar o smarketing como estratégia de gestão de vendas e marketing se você ficar sempre alerta e analisar como foi a performance da sua equipe.
Isso porque com esses dados é possível ver quais táticas estão dando certo e quais não estão, o que já te permite pensar em planos para mudar seus resultados.
E lembre-se: não se deixe levar por desculpas. Os números não mentem e só com eles você é capaz de identificar os pontos a serem melhorados em marketing e vendas.
Coloque seu time de marketing e vendas em campo!
Hoje você foi apresentando ao smarketing e entendeu a importância de unir dois rivais históricos, como os setores de marketing e vendas.
Isso porque mostramos aqui como uma boa gestão de vendas e marketing pode aumentar o crescimento do seu negócio.
E para que a sua empresa aproveite de todos os benefícios do smarketing, te ensinamos como fazer esses dois setores se entendam de uma vez por todas.
Então vamos lá! Chame seus atletas para uma conversa, monte uma estratégia de gestão de vendas e marketing e saiam para o jogo.
Se você quiser saber mais dicas, não deixe de conferir o conteúdo do blog da Ideal Marketing.
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