Construa de uma vez por todas a máquina definitiva de vendas em sua empresa!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de outubro de 2018 | Atualizado: 15 de julho de 2019.

Já pensou em ter uma máquina de vendas que faz seu negócio decolar? Conquistar mais clientes, otimizar processos, maximizar resultados pode ser uma realidade constante se você aproveitar as melhores estratégias de Marketing!

Já pensou em ter um negócio que praticamente se auto-sustenta?

Vamos combinar que é muito desafiador manter vivo um negócio o qual depende de vendas. Ou seja, é preciso atrair e converter clientes constantemente, afinal sem clientes, sem vendas, sem vender todo o castelo pode desabar.

E infelizmente o mundo das vendas pode ser volátil e ter seus picos de altos e baixos.

Imagine um cenário no qual houve uma grande demanda de novos clientes e vendas nos últimos dois meses, mas no período atual as campanhas não conseguiram converter tanto. O que fazer nesses períodos? Situação delicada, não é mesmo?

Mas felizmente no mundo dos negócios existem diversos termos que estão aí não só para serem lidos mas, também, postos em prática.

Aliás, você já ouviu falar sobre máquina de vendas? Não?!

Humm, então saiba que pode estar perdendo tempo, clientes e vendas que se multiplicam na medida do sucesso.

Vem com a gente entender melhor, por meio deste conteúdo, como construir uma verdadeira máquina definitiva de vendas!

O que é uma máquina de vendas

maquina de vendas

Bem, podemos entender a máquina de vendas como a criação de um processo de aquisição e manutenção de clientes o qual seja previsível, escalável e lucrativo.

Escalável porque essa máquina vai se aperfeiçoando e se auto-alimentando com informações, sem desgastar os canais de vendas. Ou seja, o crescimento é consequência de um processo estruturado com visão 360° que foca em resultados contínuos.

Previsível porque deve-se trabalhar sempre com a perspectiva do futuro baseada nas ações de agora:

“Quais são meus pontos de alavancagem, quais são as taxas de conversão e como potencializá-las”, descobrindo ao longo do processo onde estão as maiores oportunidades de melhoria e crescimento.

E por fim, lucrativo no sentido de que cada cliente novo ofereça um retorno maior do que o investimento empregado para adquiri-lo.

Como implementar uma verdadeira máquina de vendas no seu negócio

Papel e caneta na mão pois vamos conferir as dicas práticas de como construir uma máquina definitiva de vendas!

Entenda o processo de compra do consumidor

maquina de vendas consumidor

Em primeiro lugar devemos destacar o seguinte: para que o processo de vendas do seu negócio seja eficaz é preciso elaborar estratégias centradas no cliente. Assim, torna-se possível interagir e atrair o público em cada passo da jornada.

Aliás, em seu blog For Entrepreneurs, David Skok, venture capitalist na Matrix Partners, pontua que um erro comum dos gestores é desenhar o processos de vendas a partir do seu próprio ponto de vista, isto é, sem focar naquilo que pensa, sente e deseja o consumidor.

Segundo ele, uma das maneiras de se certificar de que você está construindo estratégias capazes de sustentar uma máquina de vendas e que, também, funcionará com o público é esquematizar todo o seu processo na jornada de compra e preferências dele.

Estude o perfil do seu público-alvo

maquina de vendas perfil

A eficiência das estratégias do Marketing está diretamente ligada ao quanto a empresa compreende o perfil de seu público e como vai as demandas e exigências do mercado.

Definir qual tipo de consumidor você deseja atingir e entender suas motivações de compra, preferências e características é crucial para direcionar as campanhas de divulgação aos canais mais assertivos, além disso a mensagem passa a ser personalizada.

Essas medidas definitivamente não podem faltar em uma “the ultimate sales machine”, afinal, como ter um processo de resultados permanentes e crescentes sem investir na atração, comunicação e fidelização daquele para quem tudo se destina: o cliente.

Invista em treinamento, otimize processos e os torne inteligentes

maquina de vendas treinamento

Bom, uma máquina de resultados escaláveis não se construiria muito menos se manteria “sozinha”, isto é: aproveite e estimule ao máximo as habilidades de cada integrante da equipe de Marketing e Vendas.

Observe que cada profissional tem desempenhos melhores em determinadas etapas do processo, então reconheça isso e organize o time da maneira mais estratégica para as ações e de forma confortável pra eles mesmos.

Ou seja, encaixe as afinidades de cada um nas etapas mais adequadas com seu perfil.

Sua empresa está pronta para construir uma máquina definitiva de vendas!

Quando falamos em conquistar clientes de forma contínua e construir uma máquina de vendas capaz de fazer a roda de lucro da empresa girar, certamente soa como uma missão desafiadora mas tentadora ao mesmo tempo.

E felizmente vimos por meio deste conteúdo que é possível alcançar um ciclo sustentável de negociação e batidas de martelo.

Para isso, em primeiro lugar esmiuçamos o conceito abordado aqui: uma verdadeira máquina de vendas ou the ultimate sales machine, faz parte de empresas que conseguem aumentar o número de leads e conversão de forma escalável.

Isto é, sem precisar de grandes atualizações e reformulações na sua estrutura continuamente.

Para isso, lembre-se: observe a demanda do mercado moderno, trace e se aprofunde no perfil de compra do seu consumidor, e aproveite os dados colhidos nessas avaliações em seus processos comerciais.

Ou seja, procure moldá-los de maneira que sua continuidade e resultados estáveis ou crescentes se torne um efeito natural, consequência de uma estrutura inteligente, estratégica e sustentável.

E se você quiser melhorar ainda mais o processo de compras confira esse conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Compartilhe nas Redes Sociais!