>>O que é brainstorming? Descubra como tomar as melhores decisões

O que é brainstorming? Descubra como tomar as melhores decisões

Publicado: 16 de fevereiro de 2018 | Por: | Atualizado: 18 de agosto de 2019.

Saber o que é brainstorming explica a ideia de que “duas cabeças pensam melhor do que uma”, um fator chave no desenvolvimento de um negócio. Sejamos sinceros, não há nada melhor que um trabalho em equipe bem feito e focado em resultados tão perfeitos quanto propaganda de margarina.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que ao entrar em uma sala de reunião para realizar um brainstorming, seu filtro de ideias deve permanecer do lado de fora.

Ao participar dessa “tempestade de ideias”, um dos pontos a se levar em consideração é: não perca o foco! Em uma reunião dessas, facilmente sua linha de raciocínio pode seguir diferentes caminhos.

Neste artigo você terá todo conhecimento relacionado ao método de brainstorming e, a partir disso, poderá gerar novas e boas ideias para criar campanhas eficientes e engajadoras. Portanto, não perca tempo e confira:

O que é Brainstorming?

O que é brainstorming na verdade?

De acordo com o empresário mentor do recurso, Alex Faickney Osborn, o pensamento por trás de o que é brainstorming tem muito a ver com atacar um problema usando a mente e fazer isso em conjunto com outras pessoas.

Como você pode perceber, a questão principal por trás de o que é brainstorming está relacionada a resolução de um problema de forma colaborativa e não simplesmente com “ter muitas ideias boas”.

Isso define o que é Brainstorming!

Tudo para conseguir encontrar aquele slogan, aquela frase perfeita ou aquela chamada para definir toda a sua campanha publicitária em diferentes meios de comunicação.

Você já notou como a frase “como eu nunca pensei nisso antes?!” surge sempre em uma conversa em grupo?

E-book - Dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua empresa

Como surgiu a técnica?

Um especialista, publicitário e empresário percebeu e se dedicou em incentivar este tipo de ideias espontâneas, se tornando um sucesso no mundo empresarial. Seu nome é Alex Faickney Osborn.

Ele criou o conceito de o que é brainstorming em 1939, mas a técnica só foi devidamente publicada em 1953.

Entender o que é brainstorming na prática permite a sua equipe um excelente desenvolvimento de novas ideias para tomar boas decisões.

Atualmente esta estratégia é muito utilizada no ambiente empresarial, porém sua criação se deu por meio de um caso curioso de necessidade.

Osborn notou o despreparo de seus funcionários em criar campanhas publicitárias e propagandas criativas para divulgação. Por esse motivo, começou a realizar sessões em grupo para coletar uma lista de ideias relacionadas ao assunto em questão, nascia aí o conceito de o que é brainstorming.

Neste momento, entender de fato o que é brainstorming se tornou obrigatório dentro de setores de criação e publicidade de qualquer empresa!

O que é Brainstorming?

Mesmo o método sendo eficiente quando se deseja criar, planejar ou decidir algo, é importante tomar alguns cuidados para o método funcionar e fazer a roda da criatividade girar a favor do negócio:

Foco na quantidade

Quanto mais ideias para o projeto, melhor! Na tempestade de ideias é possível encontrar o pote de ouro no meio da quantidade de ideias lançadas.

Evite a crítica

Em um processo criativo, nenhuma ideia deve ser criticada!

O objetivo do brainstorming é focar no estímulo de ideias e não julgar alguém por ter dado alguma sugestão, por mais confusa que ela possa parecer. Afinal, são de detalhes simples que saem as maiores campanhas.

Considere as ideias incomuns

Ideias criativas e que, de alguma forma fogem do processo de entendimento e raciocínio comum, são muito bem vindas nas reuniões do método.

Combine ideias

Nem sempre uma única sugestão será a responsável pela campanha. Na verdade, dificilmente isso acontece.

Combine ideias e mescle os mais diferentes tipos de raciocínios durante e reunião da técnica. Acredite, os resultados te surpreenderão!

Ponha tudo em ação

O método é o momento de criar, de pensar e refletir sobre qual caminho seguir. Porém, todo o assunto decidido no método deve ser levado adiante e precisa ser posto em ação o mais imediatamente possível.

Mostre a evolução dos resultados

Deixe sua equipe ciente do resultado da reunião de o que é brainstorming. Isso incentivará ainda mais o processo criativo dos seus colaboradores.

Como você já sabe o conceito e como conduzir uma reunião de tempestade de ideias, entenda o seguinte: para empresas, seja de grande, médio, pequeno porte ou até mesmo micro empresa, precisa fazer do método um hábito!

Isso não se refere apenas a forma criativa de pensar em alguma nova campanha ou em um novo slogan para o seu produto, serviço ou negócio. Conhecer o que é brainstorming está relacionado ao convívio de uma equipe, ao bom ambiente de trabalho.

E cabe ao gestor proporcionar tudo para as boas ideias fluírem de forma natural em uma reunião de brainstorming.

Como fazer um brainstorming?

Sabendo o que é brainstorming, imagine uma sala onde pessoas diferentes ligadas à publicidade de alguma empresa estão reunidas para definir qual será a tática de engajamento para a próxima campanha.

Todos começam a “jogar ideias na mesa” falando o que lhes vêm à mente relacionado ao tema da campanha. As pessoas começam a montar mapas mentais sobre como elas imaginam uma determinada ideia.

Mas como definir as etapas de como fazer um brainstorming? Confira essa lista de técnicas de brainstorming para levar tudo da melhor forma possível:

Defina uma persona

E-book - Saiba como criar personas

No marketing digital, o ideal é criar uma persona, ou seja, criar um personagem fictício para representar o perfil do público o qual você procura alcançar.

Por isso, o correto é pensar no perfil ideal de um possível cliente seu e, a partir daí, dar início às técnicas de brainstorming.

Faça boas perguntas para o grupo e para si próprio

É possível criar um brainstorming sozinho, nesse caso você deve começar fazendo boas perguntas a si mesmo

Entenda: criar é fazer perguntas para serem respondidas. O seu cérebro ficará inquieto com a pergunta e tentará encontrar respostas para cada uma das questões.

Por exemplo: Imagine que você tem uma empresa de aquecedor solar.

Você pode fazer perguntas voltadas para a sua persona, como por exemplo: “Se eu fosse um comprador interessado em aquecedores, o que eu gostaria de saber?” ou “Quanto eu gastaria para comprar um aquecedor?“.

Só essas duas perguntas já ativaram uma enorme quantidade de neurônios na sua mente. É o acontece com a sua mente durante a reunião de como fazer um brainstorming. Imagine a personalização de uma empresa, e crie os seus mapas mentais a partir disso.

Incentive uma tempestade de palavras

Palavras puxam palavras. Sendo assim, o que é brainstorming pode ser definido como uma rede de palavras, significados e mapas mentais sobre o assunto.

Você começa a escrever alguma palavra para fazer parte do contexto do assunto. No caso da nossa empresa fictícia, aquecedores solares.

Neste caso, a palavra inicial a ser pensada deverá ser “aquecedores”. A partir daí, você irá se surpreender com a quantidade de comparações feitas a partir dessa palavra inicial. Libere a imaginação e permita a seus funcionários fazer o mesmo fazer o mesmo.

Esqueça o tão famoso “filtro criativo”! Dentro de o que significa brainstorming esse termo não deve existir. Neste caso, o filtro precisa ficar da porta da reunião para fora.

Enquanto houver filtro de ideias no brainstorming, não há criatividade total!

Não se esqueça: a liberdade de expressão deve ser um fator chave no momento da sua reunião de brainstorming, por isso mantenha uma relação próxima e aberta com seus colaboradores para haver o máximo de espontaneidade nas conversas.

Como fazer um Brainstorming

Dê uma de concurseiro e use um mapa mental

Exatamente isso! Assim como os alunos de um concurso utilizam essa técnica para memorizar assuntos pertinentes às provas, você também deve utilizar para estimular as associações entre palavras e demais contextos dentro de o que é brainstorming.

Escreva em uma folha de sulfite uma palavra-chave relacionada ao assunto ao qual deseja buscar mais referências. “Aquecedores”, por exemplo.

Junto a essa palavra você pode escrever coisas mais específicas, como “aquecedores para apartamento”, depois faça um desenho no qual exista uma relação entre o que escreveu e pronto, está feita a sua técnica de brainstorming.

Agora, crie divisões, de preferência coloridas. A partir desse desenho faça as divisões específicas, como:

  • “aquecedores para apartamento”;
  • “aquecedores potentes”;
  • “aquecedores econômicos”;
  • “preço de aquecedores” e
  • “onde instalar aquecedores”.

Com essa técnica, você consegue de forma simples ter uma noção clara do conjunto todo e de cada uma das partes que envolvem o problema e seus objetivos.

Se você já tem claro o que é brainstorming, sabe que isso é como fazer a limpeza de casa: Obrigatório!

Nunca faça na técnica do brainstorming!

Como você já sabe trabalhar sua imaginação e conhece o que é brainstorming para criar o processo criativo da sua empresa, tenha em mente a necessidade de respeitar algumas regras para o processo ser livre.

O que não fazer no Brainstorming

Nunca menospreze ou condene a ideia de alguém

O ato de juntar pessoas em um determinado ambiente para discutir novas ideias permite ter acesso a pensamentos diversos, alguns parecerão ruins, ou até mesmo absurdos em algum momento da discussão.

É de extrema importância para o bom andamento da reunião que nem você e nenhuma outra pessoa no meio condene ou critique de forma negativa a ideia do outro. Por mais que a ideia seja ruim ou pareça ruim, afinal novas ideias poderão surgir a partir dela.

Isso dificulta muito o objetivo geral de o que é brainstorming. Sem falar no fato de desviar vocês do foco e acabar gerando uma perda na criatividade.

Incentive sua equipe a manter a mente aberta, mesmo com ideias ruins ou sem fundamento. Deixe claro que uma avaliação mais minuciosa será feita em outra reunião, fora do brainstorming.

Jamais interrompa o fluxo de criatividade

Essa é uma péssima atitude dentro de uma reunião de o que é brainstorming. Até mesmo o ato de sair da reunião para qualquer coisa no momento onde as boas ideias começam a aparecer pode fazer o fluxo criativo ser interrompido.

Como em toda reunião, ligações são estritamente proibidas, interrupções de terceiros na reunião também não podem acontecer, não seria diferente na reunião de brainstorming. Qualquer recado ou pergunta deverão ser feitos depois da reunião, independente da importância.

Interromper o fluxo criativo pode atrasar os prazos e atrapalhar o raciocínio das pessoas envolvidas na reunião. Lembre-se: será criado uma ação que mexerá com a forma que o seu consumidor olhará para sua empresa!

Tempestade de ideias

Em nenhum momento faça a reunião se transformar em uma palestra

Como a conversa é em grupo, é vital a participação de todos sobre o assunto. Desse modo, nunca deixe uma reunião de brainstorming se transformar em uma palestra. Aí você me pergunta: “Como assim, meu povo?“.

Dentro de uma palestra, apenas uma pessoa fala e os demais apenas ouvem todo o discurso. Em algum momento, podem ocorrer perguntas, mas fica basicamente nisso: uma única pessoa falando.

Se algo parecido com isso acontecer na sua reunião de brainstorming, o que pode acontecer várias vezes é um desperdício completo de tempo e talento de um conjunto de pessoas.

Não permita que conflitos de ideias ocorram o tempo todo

É natural ocorrerem conflito de ideias durante a reunião de brainstorming, na verdade isso incrementa as ideias novas. Porém, se acontecem o tempo todo, podem atrapalhar o fluxo e o raciocínio da discussão.

Caso aconteça, o foco da conversa pode mudar, gerando perda de tempo. E o que era para ser uma coisa criativa, se torna uma discussão sem fundamentos e sem nenhuma relação com o objetivo da reunião de o que é brainstorming.

Sem falar no peso negativo e o clima em si gerado dentro da reunião. Desse modo fica praticamente impossível ser criativo e inovador nas ideias, então todo o propósito da reunião se perde.

Cuidado para não agir com base nas ideias propostas

Certifique-se de que tudo proposto no começo do brainstorming terá a devida atenção e avaliação posteriormente e as ideias mais promissoras serão levadas a diante.

Pode ser muito divertido interagir com a sua equipe para criar coisas novas, mas o objetivo de o que brainstorming é transformar, ao menos uma parte das visões apresentadas em realidade.

Faça questão de mostrar para a sua equipe de brainstorming a evolução dos projetos realizados com base nas ideias discutidas na reunião.

Isso é uma forma de incentivar ainda mais a sua equipe, além de mostrar que a opinião deles é ouvida sim e você como gestor, procura realizar mudanças com base nestas opiniões.

Foca no resultado!

Foco no resultado

O método é uma técnica incentivadora para facilitar a criatividade, por isso nada mais comum do que ter diferentes tipos e vertentes de ideias durante uma reunião de o que é brainstorming.

Desse modo, é importante procurar formas de ganhar mais resultado com as boas ideias de um brainstorming tudo para garantir a produtividade da sua reunião.

  • Sempre se prepare para o assunto em pauta. É mais completo apresentar o problema ao grupo e transmitir as diretrizes antes de realizar uma reunião de brainstorming. Delegue materiais de estudo para os participantes das reuniões para a reunião ter um fluxo de ideias mais fácil;
  • Utilize post-its. Exatamente isso! Todo mundo adora usar esses papeizinhos no trabalho, por isso entregue um bloco de post-it para cada colaborador e peça para cada um pôr suas ideias e os cole no mural compartilhado;
  • Já pensou em apresentar ações para ampliar um problema? Estranho né? Mas acredite, essa é uma tática muito usada por algumas empresas, pois é uma forma de ver o que não fazer em situações problemáticas. É como um brainstorming de trás para frente;
  • E se você resumir o seu problema em até 3 palavras? A partir dessas três palavras que sintetizam o problema, você e sua equipe pensaram em palavras relacionadas ele. Façam uma ligação entre elas passando uma linha. Prosiga até acabar o espaço da página ou até vocês terem uma ideia sensacional. Como um mapa mental.
E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Para realizar um brainstorming de sucesso, com coisas boas na tomada de decisões dentro de empresas, é necessário ter uma equipe criativa e, principalmente aberta para realizar boas discussões sobre determinado assunto em pauta.

Quando isso for feito, os resultados serão muito bons e garantidos positivamente.

Agora, porquê não fazer uso de o que é brainstorming dentro da sua empresa para encontrar aquele ponto, o slogan perfeito, a chamada ideal, o produto completo?

Não deixe de lado este excelente recurso do marketing digital para ter acesso a um modelo de publicidade eficiente e produtivo.

Resumindo, ideias são tão importantes para o que é brainstorming como fazer média no jantar com a sogra.

2019-08-18T21:16:02-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing