Passo a passo COMPLETO de como anunciar no Google e YouTube

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 17 de julho de 2020.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Anunciar no Google e YouTube tem sido uma estratégia de marketing indispensável para o crescimento das empresas, afinal, ter a sua marca bem posicionada nos buscadores digitais pode trazer resultados incríveis para seu negócio. Essa estratégia tem potencial para fazer sua empresa ir muito mais longe!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Hoje, estar nas primeiras páginas de resultados do Google é sinônimo de sucesso para empresas. Para isto as organizações têm duas opções:

  • Investir em anúncios no Google, ou seja, Google AdWords, o qual representa a principal fonte de receita do Google;
  • Apostar em um bom trabalho de SEO, que também  possibilita as primeiras posições nos resultados de busca.

O Google Adwords tem o intuito de atingir o público-alvo de maneira rápida e eficaz, afinal cerca de 58% dos brasileiros têm acesso à internet, segundo estudo feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o que torna os anúncios no Google cada dia mais oportunos.

Para aprender como funciona essa prática e utilizá-la em sua estratégia de Marketing Digital, confira o conteúdo a seguir e entenda como anunciar no Google e no Youtube de maneira simples e eficaz!

Entenda o por que anunciar no Google e YouTube

Anúncio no Youtube e Google

A busca por informações de quanto custa anunciar no Google só aumenta, pois tem sido uma alternativa que alcança resultados expressivos para diversas empresas.

Empresários optam por esta publicidade devido a grande influência dessas ferramentas no mundo dos negócios.

Mais de 1,5 milhões de empresas anunciam através do Google, sendo que a média da taxa de cliques em anúncios do Google é de 3.16%, mas caso o anúncio esteja na primeira página de pesquisa, os cliques dão um salto para uma média de 7%.

Já o YouTube tem uma audiência mensal de 1 bilhão de pessoas, segundo o Tecmundo, por isso muitos anunciantes também querem saber quanto custa anunciar no YouTube. Mas falaremos sobre isso um pouco a frente.

Hoje, cerca de 300 mil aplicativos móveis servem para anúncios do Google Mobile Ads, algo positivo, pois 70% dos usuários que fazem buscas pelo celular ligam para uma empresa diretamente da pesquisa Google.

Diferente de anúncios mais tradicionais, como comerciais de TV, campanhas radiofônicas ou até mesmo divulgação em mídias impressas, anunciar no YouTube ou Google dá a possibilidade de saber a quantidade exata de pessoas que teve acesso ao conteúdo digital.

Flexibilização nos anúncios

A flexibilização do anúncio, que pode ser alterado sem qualquer custo adicional, é outra vantagem em relação às demais categorias de marketing.

Alterar os anúncios pode dar uma visão mais assertiva ao anunciante e nortear os próximos trabalhos.

Esta flexibilidade ajudará você entender com mais facilidade como anunciar no Google. Utilize com frequência em suas ações.

É importante ressaltar: o valor investido nos anúncios do Google são escolhidos logo no início do procedimento.

Comece com valores pequenos para encontrar o caminho e focar na melhor estratégia para seu negócio.

Você terá três opções de estratégia. Uma é a de Custo por Clique (CPC), que será cobrada apenas quando o usuário acessar seu material.

Já a outra é a Custo por Mil Impressões (CPM). Sua cobrança é feita quando seu anúncio é visualizado por mil pessoas. Este formato é mais indicado para grandes portais.

Por fim temos o Custo por Aquisição. Dos três tipos de pagamentos apontados, este é o mais caro, mas o anunciante só pagará quando a campanha alcançar seu objetivo.

Se você estava à procura de quanto custa anunciar no Google, já sabe: tem preço acessível para qualquer empreendimento!

Escolha a palavra-chave trabalhada

Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras. Trata-se da forma que o usuário procura conteúdos nos buscadores do Google, ou seja, a forma que ele pode encontrar seu conteúdo.

É muito importante que você crie palavras-chave e as vincule ao seu anúncio. Assim os resultados de suas campanhas serão mais positivos, pois o Google pode exibir seu anúncio toda vez que algum usuário buscar por ela.

Para construir uma lista de palavras-chave para anunciar no Google ou Youtube, você deve listar pelo menos 10 palavras.

Procure combinar palavras entre dois e três termos, assim sua o resultado será mais preciso. Por exemplo:

Você tem um negócio de vendas de carros e escolheu a palavra-chave “carros”. Pode ser que os resultados não sejam os ideias para sua venda, possivelmente aparecerão carros de brinquedo, carros antigos, etc.

Neste caso, o ideal seria “carros seminovos em sp”, ou “carros usados em São Caetano”, por exemplo. Assim a possibilidade de venda é muito maior.

Para saber a densidade de busca das palavras escolhidas, utilize o Google AdWords e faça um estudo.

Como anunciar no YouTube: veja as dicas para ter sucesso na sua campanha

Anúncios Google e YouTube

Anunciar no Youtube tem sido um meio de divulgação crescente nos últimos tempos. A ferramenta, criada por três ex-empregados do Paypal em 2005 e adquirida pelo Google em 2006, coleciona mais de 1 bilhão de usuários, o que gera bilhões de oportunidades para seu negócio ser apresentado.

Ao aprender como anunciar no YouTube, você notará a vantagem de ter um feedback momentâneo da sua aposta, seja por meio de curtidas, comentários ou até mesmo pela lista de inscritos e/ou visualizações, mais um ponto atrativo para investir em anúncios no YouTube.

Há alguns formatos de anúncios que podem ser feitos na ferramenta de vídeos. O mais comum é chamado de “TrueView In-stream”, aquele apresentado antes do vídeo principal e dá a opção do usuário pular a publicidade.

Também nos deparamos com outros anúncios no YouTube, tais como:

  • Anúncios em vídeo não puláveis: estes anúncios no YouTube obrigam o internauta a visualizar a publicidade por completo, a não ser que o conteúdo seja fechado. Podem durar até 20 segundos de extensão;
Anúncios Google e YouTube
  • Anúncios curtos: os Bumper Ads, como são chamados, são anúncios com até seis segundos. São publicidades não puláveis e são inseridas antes do vídeo principal;
Anúncios Google e Youtube
  • Anúncios de sobreposição: são publicidades semitransparentes de sobreposição, exibidas nos 20% da parte inferior do vídeo;
Anúncios Google e Youtube Display
  • Anúncios de pesquisa: são vídeos patrocinados que aparecem no topo das pesquisas no mecanismo ao anunciar no YouTube, método semelhante à rede de pesquisa  do Google;
Anúncios Google e Youtube - Pesquisa
  • Anúncios gráficos: aparece à direita do vídeo e logo acima da lista de sugestões.
Anúncios Google e Youtube - Gráfico

A plataforma de vídeos do YouTube oferece muitas oportunidades de levar seu produto ou serviço até muitas pessoas e, como vimos ao aprender como anunciar no YouTube, há diversas opções que podem se adequar ao seu negócio.

Aprenda detalhes de como anunciar Google Search

Anúncios Google e Youtube - Anunciar no Google

O Google Search é o serviço de pesquisa com maior destaque. Anunciar nesta ferramenta possibilita posicionamentos na primeira página do Google e, assim como os outros métodos, trará resultados positivos.

Antes de começar a anunciar é preciso criar uma conta no Google AdWords. A criação é bem simples, basta utilizar o e-mail do Gmail.

Para saber mais sobre a ferramenta do Google, confira nosso guia completo sobre Google AdWords.

Após finalizar a primeira etapa, selecione o local em que o anúncio aparecerá para os usuários. Os anúncios no Google podem ser divulgados em regiões pré-definidas pelo anunciante.

Pré-definir regiões é uma boa alternativa para produtos que precisam ser trabalhados regionalmente, como o chimarrão, por exemplo. É um produto mais comum na região sul do país.

Para facilitar sua decisão, o Google gera relatórios que apontam quais são as buscas de determinadas regiões, possibilitando que você comece a segmentar seu conteúdo e atingir o público-alvo correto do seu negócio.

Um bom empurrãozinho para você aprender como anunciar no Google, não acha?

Para os resultados serem ainda mais favoráveis, é preferível utilizar Landing Page, uma página de destino totalmente focada em conversão e que dá uma experiência de busca melhor ao cliente.

Vamos a um exemplo:

Um usuário qualquer procura garrafas térmicas para revender. Ele faz a busca e os anúncios no Google sugerem quatro sites.

Um deles dá acesso à página inicial do site de destino, os outros três vão direto para a página em que o produto está disponível, com valor, descrição e tudo que interessa a um comprador.

Este detalhe pode fazer toda a diferença no seu resultado final, ou seja, a compra de produtos ou fechamento de negócios.

Ao realizar uma pesquisa, o usuário procura por algo rápido e que atenda suas necessidades. Quando o link de anúncio direciona para a home do site, o trabalho de busca exige um pouco mais de paciência, o que pode ser um ponto negativo do processo final de compra.

Veja como os anúncios do Google abaixo tendem a dar um resultado mais eficaz:

Anúncios Pesquisa Google - Anunciar no Google

Viu como é importante saber como anunciar no Google Search? Ele traz resultados excelentes para o crescimento de suas vendas

Como anunciar no Google Display

Anúncios Display Google - Anunciar no Google

Trata-se de uma ferramenta que facilita a publicidade em websites, vídeos ou aplicativos e tem o intuito de promover sua empresa.

Para começar a criar campanhas, clique em “+ campanha”  e selecione a opção “Apenas na Rede de Display”. Após a criação dessa campanha, de acordo com o objetivo da empresa, escolha uma das opções de marketing que deseja utilizar na sua ação.

Nesta vertente de anúncios no Google também é possível indicar o local e a estratégia de lance por clique. Esta opção tem a intenção de evidenciar quanto será o custo por clique (CPC) em cada conjunto de campanha .

Anúncios no Google também dependem de uma boa seleção de palavras-chave. Na Rede Display você pode optar por exibir seus anúncios em sites que tenham relação com as combinações de palavras definidas.

Supomos que você tenha uma loja de artigos esportivos e criou uma campanha de vendas de camisas de clubes. Por meio da Rede Display seus anúncios passarão a ser exibidos em sites de conteúdo esportivo, o que abre um leque maior de possibilidades de vendas.

Mas é essencial dizer que antes de qualquer ação, é necessário conhecer a persona do seu negócio. A partir desse estudo, você saberá exatamente como lidar com o seu cliente para fechar negócio e fidelizá-lo.

Não tente vender o produto logo no primeiro contato. Aborde temas que façam a persona se interessar pela empresa e consequentemente pelo produto.

No caso acima, falar sobre uma partida de futebol ao final de semana com os amigos, pode ser uma leitura prazerosa para o usuário que, ao final, pode ter interesse em seu anúncio publicado no Google.

Você está pronto para investir em anúncios mais afetivos

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Há diversas oportunidades de anúncios para que você possa alavancar seu negócio, mas, para isso, seu produto precisa ser apresentado a elas.

Estes passos que você aprendeu servem para explicar como anunciar no Google pode não ser uma tarefa tão complexa como parece. Com as devidas instruções esta ação pode se tornar simples e fácil de aplicar.

Para ter uma dimensão exata do potencial de seus investimentos, sugerimos que coloque no ar algumas campanhas e conjuntos de anúncios para ver qual terá o retorno esperado. A partir destes resultados você opta por potencializar o que obteve mais sucesso.

O Google Analytics é um importante aliado para ter conhecimento dos resultados alcançados. Estabeleça algumas metas dentro desta ferramenta e conecte-a com o Google AdWords para ter os números de conversões como cadastros de contato, Leads gerados, conclusão de compras ou até orçamentos.

Também disponibilizamos um conteúdo específico sobre a ferramente de análise do Google, saiba mais sobre Google Analytics aqui.

Agora você já aprendeu como anunciar no Google e no YouTube de maneira simples, assertiva e que levem seu negócio rumo ao sucesso!

Compartilhe nas Redes Sociais!