Saiba agora mesmo para que serve Google Analytics

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 13 de novembro de 2019.

Seja um grande ou pequeno negócio, usar ferramentas que ajudem na mensuração de resultados é tão importante quanto a implementação das ações.

Também conhecido como GA pelos profissionais de marketing, o Google Analytics se tornou um verdadeiro braço direito para qualquer negócio que deseja ter boas estratégias e melhores resultados no ambiente online.

Mas afinal, você sabe para que serve o Google Analytics?

Muito mais do que uma simples ferramenta capaz de mensurar visitas em seu site, é cada vez mais difícil pensar em algo que esse recurso não seja capaz de realizar no que diz respeito a métricas de acesso.

Confira no conteúdo a seguir o que exatamente faz o Google Analytics e destaque sua marca na internet.

Para que serve o Google analytics

De modo geral, o Google analytics serve para avaliar o desempenho do seu site e ajudar você e seu time de marketing a tomarem decisões inteligentes, que tornem cada vez melhor as estratégias dos canais online.

Na prática, o Google Analytics é uma plataforma gratuita que coleta e organiza todo tipo de dados relacionados aos visitantes do site e transforma esse compilado em relatórios completos e simples de entender.

Para acompanhar a performance de um website, você precisa criar uma conta na página do Google Analytics e adicionar um pequeno trecho de código JavaScript às páginas do site.

Conforme mencionado, as possibilidades de avaliação são muitas, mas confira a seguir as principais métricas usadas pela maioria das empresas:

  • Visitas;
  • Tráfego de origem;
  • Dados de uma loja e-commerce como número vendas e taxa de produtos;
  • Interação nas redes sociais;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de navegação.

A importância do Google Analytics

Antes da internet construir e disponibilizar todo seu potencial para contribuir com atividades de negócios, era muito mais caro e difícil mensurar o alcance de uma determinada marca ou campanha de marketing.

Atualmente, ao saber para que serve o Google Analytics e como utilizá-lo, você consegue tranquilamente analisar uma grande diversidade de dados a partir de uma precisão tão grande que seria impossível em qualquer época remota.

Toda essa funcionalidade faz do GA uma ferramenta primordial na gestão de negócios no ambiente virtual.

A partir dos dados coletados, você pode pensar melhor suas estratégias de marketing digital e criar campanhas mais eficientes capazes de trazer o crescimento financeiro que todo negócio precisa.

Compartilhe nas Redes Sociais!