Marketing orgânico: o jeito efetivo de se conectar com pessoas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de setembro de 2022 | Atualizado: 18 de maio de 2023.

O marketing orgânico é formado por processos de comunicação que não dependem de verbas de publicidade para se desenvolver. Aprenda mais sobre esta estratégia no artigo a seguir.

Antes de começar a ler este conteúdo na íntegra, é fundamental que você saiba que é preciso trabalhar a conexão e a experiência entre as pessoas antes de, efetivamente, iniciar o investimento na mídia paga.

E é esta ação, considerada por muitos como imprescindível para o crescimento do seu negócio, que é denominada marketing orgânico.

Este método é uma necessidade verdadeira. Isso porque a forma como funcionam os mecanismos de busca exige a construção de relacionamentos sólidos entre a empresa e os consumidores.

E como se desenvolve esse relacionamento? Fazendo com que ele seja construído com base em dois elementos fundamentais: conteúdo e reputação. É exatamente isso que você vai encontrar neste artigo.

O que é marketing orgânico?

Uma mão mexe em um computador e uma edição de imagem ilustra palavras e ícones relacionados à internet, com destaque para a palavra SEO ao centro

O conceito também pode ser definido como: tráfego ou uma forma específica de comunicação. Se trata de uma estratégia fundamental para o crescimento de qualquer segmento de negócio.

Consiste, basicamente, na geração de visitas no site da empresa, sem a necessidade de investimento em tráfego pago. Vale lembrar que este método também é muito útil para o Marketing B2B.

A origem do conceito do marketing orgânico se dá na área de relações públicas. Mas ele se popularizou rapidamente também no meio publicitário.
Em princípio, ele é considerado como um sinônimo de visibilidade digital.

O marketing orgânico é visto por muitos como um significado de oportunidade de negócios e impacto nas vendas. Além de uma consequência da boa reputação no mercado.

Resumidamente, é uma mentalidade elaborada para gerir relacionamentos mercadológicos e corporativos de uma forma geral.

Diferenças entre marketing orgânico e marketing pago

Agora que você já entendeu que o marketing digital pode ser considerado a vitrine que mostra a sua marca ao mundo, este artigo pode abordar o que caracteriza esses dois tipos distintos de marketing.

É imprescindível destacar que as duas formas oferecem vantagens, mas têm funcionamentos diferentes.

Estas diferenças estão presentes no planejamento da estratégia e na etapa em que o conteúdo é distribuído. Este é o momento em que a captação de novos clientes começa a ser desenhada.

O marketing orgânico pode ser classificado como um grupo de estratégias metodológicas que facilitam o crescimento do seu negócio de maneira natural. Já o marketing pago é o conjunto de anúncios feitos em certos meios.

Se um se preocupa com o conteúdo e a construção de relacionamentos e reputação da marca, o outro age para criar planos por meio de publicidade para atingir rapidamente o interesse do público-alvo.

E-book gratuito Ideal Marketing com tour guiado pela plataforma

Como fazer uma estratégia eficaz de marketing orgânico

É claro que um conteúdo interessante é o primeiro passo para uma estratégia inteligente. Mas só isso não é suficiente para o sucesso e a reputação do seu negócio.

Tenha em mente que você precisa gerar tráfego orgânico e o manter funcionando.

Para isso existem algumas regras que podem aumentar consideravelmente o potencial do material que é oferecido ao cliente ou ao lead.

Uma dica muito importante é fazer um planejamento das palavras-chave que você utiliza no site da sua empresa.

Tente pensar em como as pessoas procuram a sua marca, quais são os termos que a definem, e insira esses termos no seu conteúdo.

Construa um domínio que se adapte e tenha acesso a fácil leitura em diferentes dispositivos, como, por exemplo, notebooks, tablets, computadores e celulares. Um site responsivo é essencial.

Você pode desenvolver materiais para seus consumidores, com eles é possível os engajar por mais tempo e construir uma relação mais consistente.

Considere criar:

  • E-books;
  • Newsletter;
  • Artigos para blog;
  • Vídeos educativos.

Tenha em mente que o marketing orgânico tem maiores chances de funcionar se o seu conteúdo for de qualidade e de interesse dos clientes.

Os principais benefícios desse conceito

Uma mesa de reunião vista de cima mostra sete pessoas em roda. Elas mexem no celular e em seus notebooks, mas ao centro da mesa há várias palavras relacionadas ao mundo do marketing

A essa altura você já deve ter entendido a importância do conceito para o seu negócio. Então, se você chegou até aqui, está na hora de conhecer quais são as vantagens práticas dessa estratégia.

Então vamos lá! O marketing orgânico, com certeza, vai gerar ganhos permanentes e crescentes para o seu site.

Isso porque a mídia orgânica, quando bem trabalhada, impulsiona também as outras mídias, como a paga, por exemplo.

É inegável que também traz credibilidade e reputação digital para as empresas, sejam elas online ou físicas. O importante é que o site tenha tráfego digital e seja capaz de manter o alto número de consultas.

Não se pode esquecer que este tipo de marketing auxilia na melhor e mais eficaz construção da persona da sua marca.

E, claro, o objetivo final de qualquer negócio é sempre aumentar o faturamento, certo? Para isso, o marketing orgânico é fundamental, pois, após algum tempo de desenvolvimento, ele gera vendas para o seu empreendimento.

Quanto tempo leva para os resultados aparecerem?

E já que a questão tempo foi abordada acima, vale detalhar um pouco esse ponto.

Os resultados variam de acordo com a estratégia desenvolvida e o investimento feito, sua empresa pode perceber os resultados em dias ou meses.

Tudo vai depender do conteúdo e, preste atenção, da aplicação dos métodos corretos para que a sua página seja localizada pelos mecanismos de busca.

Portanto, não abra mão de um mapeamento de indicadores e de um monitoramento periódico. Isso é fundamental para que os resultados sejam atingidos no menor tempo possível e você comece a colher os louros da comunicação orgânica.

Coloque o marketing orgânico do topo de prioridades!

Depois de tudo o que você leu neste artigo, não deve restar dúvidas da importância dessa estratégia para a sua marca.

Dessa forma, não esqueça: a implementação do processo é apenas o primeiro passo.

Para que funcione, com resultados práticos de crescimento, é importante que esteja no topo da lista das suas ações.

Para encerrar, vale destacar: cuide do conteúdo e da reputação do seu site, mantenha a sua página atualizada e use as ferramentas corretas de busca e métrica, para que o sucesso seja crescente e permanente.

Fique por dentro das estratégias mais inovadoras do mercado, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

E-book Ideal Marketing com 10 práticas para melhorar a geração de leads da sua empresa e vender mais

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!