Como criar persona: veja como a Ideal Marketing faz!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de agosto de 2019 | Atualizado: 8 de agosto de 2019.

Saber como criar persona é uma ação fundamental para que você faça os seus produtos ou serviços chegarem até as pessoas certas. Por sorte, nós criamos um conteúdo rápido e de fácil compreensão para você conseguir dar vida ao seu modelo de persona.

Você pode não perceber, mas as personas estão relacionadas com a criação e divulgação de produtos ou serviços de grandes marcas presentes no mercado.

Afinal, aquele tempo em que nos preocupávamos em somente vender e lucrar passou. O objetivo agora é agregar muito valor para todos os seus clientes, sejam eles novos ou antigos.

Portanto, criar persona para o seu negócio é extremamente importante para que você comece a ser destaque entre empresas do mesmo setor que o seu.

Preparado para ser referência? Então comece a pensar em como criar persona!

O que é persona?

criar persona ideal marketing

Bom, provavelmente você deve estar cansado de ouvir falar sobre o que é persona e como criar uma persona para o seu negócio.

Por esse motivo, nós fazemos o seguinte questionamento: você aplica o conceito de persona no seu negócio?

Hoje em dia, é normal se deparar com consumidores que compram apenas produtos ou serviços “feitos” especialmente para eles.

Tendo isso em mente, seria interessante começar a pensar na persona na hora de executar qualquer tipo de ação que visa lucro e aumento da cartela de clientes do seu negócio.

Ou seja, é preciso que você insira nos seus produtos e serviços todas as características da sua persona, como desejos, medos, objetivos, hobbies etc.

Até porque a persona, nada mais é, do que uma personagem semi-fictícia que representa o cliente ideal do seu negócio.

E quando falamos em cliente ideal, queremos dizer que é preciso ter todos os detalhes a respeito desses clientes.

Mas como fazer isso?

Simples: com a pesquisa de persona.

Porém, isso é história para o próximo tópico. Vamos lá?

Como criar persona para o seu negócio?

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Nós não poderíamos falar a respeito de como criar persona se nós mesmos não tivéssemos experiência nesse assunto.

Aqui na Ideal Marketing o modelo de persona é criado com base em pesquisas bastante aprofundadas, a fim de descobrir todos os detalhes dos nossos clientes.

Um fato curioso sobre nós: trabalhamos com dois tipos de públicos bastante distintos e, para cada um deles, foi necessário criar personas diferentes.

No fim das contas, o que percebemos é que não adianta você criar persona com base em suposições que, inevitavelmente, acabam causando grandes problemas futuros.

O ideal mesmo é elaborar perguntas e fazer o que chamamos de pesquisa qualitativa com os clientes antigos e aqueles que acabaram de comprar produtos ou serviços da sua marca.

Se a sua empresa está há muito tempo no mercado, é necessário compreender os motivos os quais chamaram a atenção dos novos clientes, além de ter conhecimento do porquê os antigos quiseram fazer parte da sua história.

Agora, se a sua empresa está entrando no mundo dos negócios, vale a pena tentar entender o seu público por meio de benchmarking com outras empresas.

Assim, vale a pena se perguntar: qual é o problema que o meu produto e/ou serviço soluciona?

A partir do momento em que você tiver isso bem claro na sua mente, o público vai chegar até você para fechar negócio!

Se lembrou do que é cliente ideal? Então chegou o momento de você criar persona para o seu negócio!

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Eba! Chegamos ao fim de mais um conteúdo e, com certeza, os seus conhecimentos aumentaram em relação de como criar uma persona para o seu negócio.

Como você pôde perceber, fomos bem sucintos no assunto, até porque você já sabe o que é cliente e como criar persona para o negócio.

Em vista disso, recomendamos que você acesse um outro conteúdo bastante especial para nós, que é o Saiba como fazer Inbound Marketing de resultado em 5 passos simples.

Nele, você vai ver como o conjunto de técnicas de Inbound Marketing são essenciais para você se destacar no mercado e conquistar mais clientes.

Agora, nós temos certeza que você vai criar persona ideal para o seu negócio e aplicar todos os detalhes dela nos seus produtos ou serviços.

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!