Marketing Interativo: otimize suas estratégias com ações engajadoras

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Publicado: 29 de março de 2023 | Atualizado: 31 de março de 2023.

O Marketing Interativo é uma estratégia voltada para aumentar a interação do público com a sua marca. Com o aumento do engajamento, você otimiza as demais ações de marketing e gera vendas qualificadas.

O consumidor moderno busca por experiências marcantes com as empresas que se relaciona. Tratar esse consumidor como um mero número é um erro que toda marca deve evitar.

É nesse contexto que surge o Marketing Interativo dentro das ações de Redes Sociais e Marketing Digital. Essa estratégia é o conjunto de ações voltadas para atrair, nutrir e converter leads em clientes por meio do engajamento.

Essas campanhas são pensadas para que o consumidor se sinta como um colaborador ativo das suas postagens e conteúdos. Dessa forma, você passa a ter insights valiosos vindos diretamente da sua persona.

Para saber como colocar essa valiosa estratégia em prática no seu negócio, confira este artigo completo que preparamos sobre o assunto.

O que é Marketing Interativo?

A imagem mostra três pessoas em uma sala de reunião. Uma delas está de pé em frente a uma televisão que mostra gráficos e resultados. Já as outras duas ouvem atentamente sentadas em uma mesa com computadores e cadernos para anotações

Marketing Interativo é uma estratégia focada em gerar diálogos entre empresa e audiência a partir da criação de conteúdos interativos. Com isso, ativos poderosos são produzidos para atrair usuários, converter em leads e gerar vendas.

Dessa forma, o consumidor não se limita a receber conteúdos de forma passiva. Ele participa ativamente de discussões e ajuda a construir processos internos da marca.

Com o Marketing Interativo você promove trocas de informações de maneira constante com a audiência. Não existe um jeito melhor de formular estratégias do que a partir do que seu próprio público comunica.

Assim, é possível entender o que os clientes pensam sobre a empresa e gerar ideias valiosas com base nesses diálogos.

Esse planejamento estratégico é fundamental para otimizar outras estratégias de marketing e vendas e, com isso, obter grandes resultados.

Agora que você já tem uma boa ideia do que é Marketing Interativo, vamos entender como aplicar a estratégia na prática.

Em que áreas o Marketing Interativo pode ser utilizado?

Para entender como o Marketing Interativo pode ser útil na sua empresa, pense no seu relacionamento com os clientes.

Nos tempos atuais, o consumidor precisa desempenhar um papel nas tomadas de decisões da empresa. Com as estratégias de Marketing não é diferente!

Sabendo da importância do público na sua abordagem, é hora de entender em que áreas o Marketing Interativo pode ser útil para você:

Coleta de Dados

A interação com o público possibilita a coleta de informações valiosas para moldar suas estratégias. Dessa forma, o Marketing Interativo é um poderoso aliado do Data Marketing.

Com ferramentas de formulários, landing pages, relatórios, enquetes e outros conteúdos interativos, a equipe de marketing captura dados como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Profissão;
  • Escolaridade;
  • Renda.

Tudo isso te ajuda a determinar a etapa do funil de vendas que cada membro da audiência se encontra. Assim, fica mais fácil compreender suas dores e desejos.

Dessa forma, você consegue criar ações capazes de acelerar a jornada de compra e fechar novos negócios.

Nutrição de leads

A nutrição de um lead acontece por meio da criação e do compartilhamento de conteúdos relevantes focados na conversão.

Para isso, os dados sobre a audiência são essenciais. Mas também é preciso pensar em materiais capazes de se destacar em meio a tantos outros.

Novamente, estamos falando da importância dos conteúdos interativos. Afinal, a interatividade é um dos recursos mais eficazes para chamar a atenção das pessoas e fazer com que permaneçam por mais tempo em uma página.

Além disso, eles dão ao usuário o controle da própria experiência. São materiais lúdicos e intuitivos, ideais para você avançar um lead pelo funil e efetuar vendas.

Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é uma tarefa desafiadora. Não se trata mais de atrair ou converter, e sim de gerar valor constante ao consumidor.

Para isso, é preciso entender que o relacionamento não se encerra depois da compra. Em muitos casos, ele está apenas começando.

Garantir a permanência da sua carteira de clientes permite calcular crescimento previsível, estabiliza seu negócio e, de quebra, gera defensores da marca.

Esses clientes passam a promover a empresa de forma voluntária, sem receber um centavo sequer por isso.

Eles o fazem por enxergar valor e qualidade nos serviços prestados por você e representam um dos grandes benefícios de fazer Marketing Interativo.

Portanto, ofereça um pós-venda interativo, criando questionários sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Você pode utilizar a gamificação para tornar essas ações ainda mais convidativas e valiosas, premiando o consumidor pelo desempenho ou participação.

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Como colocar o Marketing Interativo em prática

Com o conceito do Marketing Interativo em mente, você já consegue colocar estratégias para engajar sua audiência em prática.

Mas, antes de partir para a produção de conteúdo, é necessário pensar nos seus objetivos. Pergunte-se: onde você quer chegar com essas ações?

A resposta a esse questionamento serve para orientar sua abordagem e indicar os melhores caminhos para seguir.

Se você deseja converter, pode criar ou reformular um material rico com informações relevantes para o lead.

Se você quer gerar mais tráfego para o blog, pode compartilhar links dos seus artigos nas redes sociais com um CTA pertinente.

Além disso, o trabalho de planejamento, produção, compartilhamento e interação com a persona precisa ser estimulado nos profissionais responsáveis por essas tarefas.

É necessário criar uma cultura que estimule diálogos com a audiência de forma fluida e natural.

Dessa forma, o Marketing Interativo passa a fazer parte do seu DNA em vez de aparecer de forma esporádica em conteúdos pontuais.

Como resultado, você passa a ter uma coleta de dados que permite otimizar toda e qualquer estratégia de marketing que você implementar com informações valiosas sobre a persona.

Isso melhora a geração de leads, melhora as taxas de conversão, aumenta as vendas e fideliza sua carteira de clientes.

Chegou a hora de engajar sua audiência

A imagem mostra uma equipe de marketing tendo uma reunião dentro de uma sala de vidro

Com as dicas de Marketing Interativo que compartilhamos neste conteúdo, você tem todos os insumos que precisa para colocá-lo em prática.

Vale lembrar que uma produção de conteúdo focada em engajar e interagir com a persona gera excelentes resultados.

Investir em materiais que estimulem o diálogo do público com a marca proporciona um maior entendimento sobre sua audiência.

Isso serve para melhorar seus esforços de marketing como um todo, impactando o público-alvo e aumentando os lucros da empresa.

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