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Como o Marketing Conversacional impacta a satisfação do seus cliente e aumenta suas vendas

Publicado: 10 de março de 2020 | Por: | Atualizado: 11 de março de 2020.

Marketing conversacional, você já ouviu falar nessa estratégia? Saiba que ela é capaz de acelerar seus resultados e deixar seu cliente cada vez mais satisfeito com a sua empresa. Que tal conhecer mais a respeito?

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Empreendedores que desejam se destacar no mercado sabem que a satisfação do cliente é uma conquista fundamental no desenvolvimento do negócio.

Quando se investe em um atendimento de excelência, a venda se torna uma consequência do esforço feito pela empresa para entregar o melhor possível ao cliente.

Então, veja a seguir o que é Marketing Conversacional e como ele pode ser o diferencial da sua empresa!

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O que é marketing conversacional?

Hoje em dia não é novidade o quão fundamental é investir no relacionamento com o cliente e em formas dinâmicas de torná-lo totalmente satisfeito. Para isso, as técnicas disponíveis estão se aprimorando cada vez mais.

O Marketing Conversacional, também conhecido como Marketing de Conversação, representa um desses métodos modernos capazes de otimizar o tempo do cliente e, ainda, potencializar os resultados da empresa já que o lead avança mais rapidamente no funil de vendas.

A técnica consiste em construir meios de contato personalizados com os clientes, usando esses espaços para informá-los e, principalmente, engajá-los, fazendo com que se tornem não só leads qualificados, mas também consumidores satisfeitos!

Como fazer isso: é necessário aproveitar o avanço da tecnologia e acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.

Assim, ferramentas como chatbots, por exemplo, podem sanar as dúvidas do lead em tempo real.

O importante é investir com bastante dedicação nesse tipo de estratégia. Inclusive, o Marketing Conversacional também deve ser explorado presencialmente, no atendimento feito dentro da empresa.

Igualmente, nas plataformas online, a conversação deve ser próxima e humanizada, fazendo com que os clientes se sintam acolhidos e que suas expectativas sejam realmente sanadas.

Isto é, a comunicação deve ser feita como se uma pessoa estivesse por trás do atendimento.

Benefícios do marketing conversacional para sua estratégia digital

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A princípio, pode até parecer que o Marketing Conversacional gera benefícios apenas para o cliente, porém, se a estratégia for seguida com um bom planejamento, é possível reconhecer os ganhos que a empresa terá em um curto período de tempo.

Esses ganhos se dividem em muitos campos, seja no aumento da carteira de clientes, seja na fidelização de quem já confia no atendimento do negócio e, principalmente, no aumento dos lucros.

Isso porque o lead vai avançar mais rapidamente no funil de vendas. Mas não para por aí. Existem inúmeros benefícios dessa estratégia, confira alguns abaixo:

Geração e nutrição de leads

O Marketing Conversacional tem como uma das principais vantagens impulsionar a dinâmica de vendas, principalmente no que diz respeito às etapas mais avançadas no processo de negociação.

Isso porque ele representa um meio de nutrir os leads não só com informações, mas também com um atendimento personalizado que tire dúvidas, esclareça possíveis equívocos e principalmente.

Ele faz com que o consumidor se sinta acolhido mesmo fora do horário comercial, por exemplo.

Escalabilidade de interações personalizadas

As ferramentas disponibilizadas pela tecnologia em constante avanço são capazes de processar interações com muitos leads ao mesmo tempo.

Isso porque é utilizado um vasto banco de dados para conduzir o Marketing Conversacional a um ponto em que a busca do cliente seja solucionada e suas necessidades supridas.

Com isso, o relacionamento com o cliente não só acontece em tempo real como também se torna personalizado, pois o atendimento é feito com uma inteligência que expande as interações sem comprometer a qualidade e promovendo uma conexão real e completa.

Além disso, os algoritmos se tornam mais inteligentes com as interações diárias, processando informações que ainda não tinham e aprendendo com perguntas que aumentam seu conhecimento, tornando o atendimento ao próximo consumidor ainda mais completo.

Aumento das conversões de vendas

As ferramentas do Marketing Conversacional solucionam eventuais dúvidas que possam estar dificultando a finalização da compra.

Aqui, vale relembrar que o objetivo principal é compreender e solucionar as dúvidas dos leads, sem forçar a concretização da venda.

Isso porque tudo faz parte de um processo natural: se o cliente tiver suas dúvidas solucionadas e confiar no pronto atendimento da empresa, a venda será consequência de um atendimento eficiente.

Assim, o comportamento do Marketing Conversacional pode ser visto como “passivo”, pois aguarda as informações e feedbacks dos possíveis compradores para oferecer o suporte necessário, com isso a decisão será tomada espontaneamente.

Apoio à gestão do relacionamento com a carteira de cliente

Para os modelos de negócio B2B, por exemplo, o Marketing Conversacional é extremamente importante.

Isso porque os canais são capazes de processar registros de atendimento, tornando o banco de dados da empresa ainda mais inteligente, assim o perfil do consumidor se torna cada vez mais conhecido.

Melhoria na reputação e autoridade da marca

Se o cliente perceber que a empresa está disponível sempre que ele precisa, de forma realmente funcional, automaticamente terá uma concepção positiva da marca, diferenciando ela das demais.

Assim, a imagem e reputação do negócio se tornam cada vez mais relevantes. Isto é, a autoridade da marca é construída a cada atendimento bem feito.

Gerar esse tipo de impressão no lead é fundamental não só para fazê-lo decidir pela compra de forma mais rápida e espontânea, mas também para gerar um posicionamento relevante diante do mercado como um todo.

Entre outros benefícios podemos citar:

  • Interações próximas, acolhedoras e humanizadas;
  • Redução do processo de compras, pois o lead é nutrido em um só diálogo;
  • Aumento do banco de dados e conhecimento contínuo do comportamento de consumo do clie
  • Clientes são em primeiro lugar seres humanos e gostam de se sentir ouvidos, além de receber atenção.

Por isso, entre os tipos de marketing que existem, o Marketing Conversacional é um dos mais eficazes quando o assunto é aumentar o engajamento e a satisfação do cliente já que o relacionamento é colocado em primeiro lugar.

Como utilizá-lo?

Depois de entender o que é Marketing Conversacional, uma das principais dúvidas é como colocá-lo em ação, certo?

Então, confira os principais métodos a seguir:

Construa um diálogo engajador

Não adianta investir em inúmeras ferramentas como chats automatizados em redes sociais e websites se o cliente não se sentir humanamente atendido.

Por isso, o método escolhido deve ter uma linguagem usual, acolhedora e dispor do máximo de informações possíveis para sanar com precisão as dúvidas apresentadas.

Invista em chatbots e chat online

Os chatbots são uma das principais referências do assunto porque representam um dos métodos mais atuais no diálogo como consumidor em tempo real e fora do período comercial.

Lembre-se que quanto mais ele registrar dados da conversa com o consumidor, mais inteligente ele se torna.

O chat online também é essencial, pois o cliente pode estar navegando no e-commerce da empresa e a aba lateral que oferece atendimento online faz toda a diferença se ele precisar tirar alguma dúvida pontual sobre o produto ou serviço.

Construa estratégias

Quando se fala em Marketing Conversacional, as estratégias devem ir longe. Não basta apenas investir em canais de atendimento, mas aproveitar todo o seu potencial para nutrir e engajar o cliente.

Para isso, podem ser criados, por exemplo, conteúdos relevantes que oferecem previamente soluções de dúvidas comuns.

Faça interfaces amigáveis

No Marketing conversacional, para que os diálogos sejam espontâneos e convidativos, as interfaces devem ser usuais e amigáveis.

Por exemplo, as redes sociais preferidas dos clientes devem ser consideradas em primeiro lugar para oferecer o atendimento personalizado, possuindo um layout e desempenho intuitivos.

Por isso o Marketing conversacional é visto como o diferencial do relacionamento com o seu cliente.

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Conforme pudemos perceber ao longe deste conteúdo, o Marketing Conversacional representa uma estratégia moderna e eficiente para otimizar os meios de relacionamento com o consumidor.

O objetivo principal é fazê-lo se sentir confiante quanto ao atendimento prestado pelo negócio e, com isso, diminuir naturalmente o processo de decisão de compra.

É importante enfatizar que o Marketing Conversacional não se restringe apenas aos meios online, a excelência do atendimento presencial continua sendo fundamental na satisfação do cliente.

Agora que você já sabe de todo potencial dessa estratégia não espere mais para implementá-la em seu negócio e tornar a sua marca cada vez mais relevante diante do público!

2020-03-11T14:48:07-03:00

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