Data-driven Marketing: como usar os dados a seu favor

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Publicado: 27 de abril de 2023 | Atualizado: 27 de abril de 2023.

O Data-driven Marketing é uma estratégia que prioriza o uso de dados nas suas estratégias de publicidade. Saiba como montar ações de marketing orientadas por dados concretos e melhorar os resultados das suas campanhas.

O termo “data-driven” significa “baseado em dados” em inglês. Com isso, você já pode imaginar que data-driven marketing seja uma estratégia de marketing orientada por dados.

Mas afinal, que dados são esses, como coletá-los e, acima de tudo, como usá-los corretamente nas suas campanhas? São essas as perguntas que iremos responder neste artigo.

Utilizar uma abordagem data-driven no seu marketing é acabar com os achismos na hora de estruturar novas ações.

Até porque, por mais que seja fundamental analisar o sucesso de uma estratégia passada, é ainda mais importante pensar nas que estão por vir de forma assertiva.

Portanto, continue a leitura do conteúdo para entender de vez o que é data-driven marketing e como usar os dados na publicidade da sua empresa.

Antes de continuar, confira os principais tópicos do artigo:

O que é data-driven marketing?

Foto com tecnologias destacando o termo Data Driven Marketing

Data-driven marketing é uma estratégia que usa dados e indicadores para orientar todo o planejamento de marketing de uma empresa. Isso inclui:

De maneira geral, é correto afirmar que o marketing orientado por dados domina as tomadas de decisão dentro do setor.

Para ele funcionar como esperado, é preciso conhecer o perfil do seu público-alvo, conhecer as tendências do seu mercado e transmitir mensagens eficazes à audiência desejada a partir disso.

Além disso, também é necessário analisar o sucesso de cada ação e seu impacto na experiência do cliente. Assim, você garante que suas estratégias de marketing sejam sempre data-driven.

Algo que facilita o uso do data-driven marketing é o acesso a imensas quantidades de informação que temos à disposição.

São inúmeras ferramentas que coletam, gerenciam e classificam dados automaticamente, muitas delas 100% gratuitas.

Com isso, utilizar esses inúmeros dados e métricas para personalizar estratégias de marketing é quase uma obrigação para os profissionais da área.

E já que estamos mencionando a importância dos dados, existem diversos que validam o sucesso da abordagem.

Um estudo da Invesp revela que negócios que usam o data-driven marketing entregam um ROI de 5 a 8 vezes do que foi gasto com as estratégias.

Sendo assim, o marketing orientado por dados ajuda a personalizar e otimizar suas campanhas e, de quebra, é uma estratégia extremamente rentável.

Quais são as vantagens de usar uma abordagem data-driven no marketing?

Obter dados sobre o cliente e a experiência dele durante a jornada de compra ajuda a personalizar cada etapa do seu funil de vendas.

Logo, os conteúdos que você produzir para topo, meio ou fundo de funil conseguem dialogar melhor com as dores e desejos do consumidor.

Consequentemente, esse valor agregado ao público melhora seu posicionamento nos buscadores como Google e Bing, colocando a sua marca em evidência na SERP.

Isso atrai tráfego para o seu site, facilita a geração de leads e aumenta suas taxas de conversão, entre outras vantagens.

Dito isso, vamos entender melhor os principais benefícios do data-driven marketing:

Facilita a produção de conteúdo relevante

A produção de conteúdo é um dos pilares do marketing digital, e ser data-driven contribui para garantir materiais relevantes à audiência.

Afinal, seus dados servem para muito mais do que segmentar clientes no funil. A partir deles, é possível compreender as preferências e desejos do público-alvo e otimizar seus conteúdos para entregar materiais verdadeiramente valiosos.

Uma estratégia de marketing de conteúdo não pode se limitar a saber em que etapa cada lead se encontra no funil de vendas.

É preciso ir a fundo na busca pelo que a sua audiência realmente necessita e encontrar formas de oferecer a solução ideal.

Dessa forma, analisar seus dados permite saber como produzir e otimizar conteúdos de diferentes formatos, como blogposts, ebooks e infográficos.

Ajuda a encontrar o público certo

Para que uma campanha de marketing tenha o sucesso desejado, ela precisa ser pensada no público adequado.

Estamos falando sobre definir palavras-chave que tenham a ver com os interesses do cliente, além da segmentação correta nos anúncios de mídia paga.

Assim, a abordagem data-driven te ajuda a compreender exatamente qual é o seu público-alvo e o que fazer para gerar valor a essa persona.

Melhora a experiência do cliente

Uma abordagem baseada em dados aprimora a experiência do cliente, o que é fundamental para o sucesso da jornada de compra.

Além de aumentar as chances de vender, você também estimula a fidelização dos seus clientes.

Isso porque o data-driven marketing permite aperfeiçoar sua abordagem para lidar com as necessidades de cada consumidor, fazendo com que ele continue dando prioridade às suas soluções.

As pesquisas de satisfação, por exemplo, são uma boa maneira de entender mais a fundo as demandas da sua carteira e aprimorar a Customer Experience.

Oferece uma experiência omnichannel

Com o marketing data-driven, você consegue otimizar o uso de diversos canais de relacionamento com seu público.

Uma coleta e análise de dados assertiva indica os melhores caminhos para atender cada consumidor. Isso te ajuda a fugir de abordagens “engessadas” e focar no que realmente importa: gerar valor ao cliente.

Além disso, você descobre quais são os melhores canais para incorporar nas suas estratégias, otimizando recursos valiosos.

Aprimora a tomada de decisão

A análise de dados permite entender o que funcionou, o que precisa melhorar e o que deve ser descontinuado.

Com base nas informações sobre o seu público e tendências de mercado, você pode até mesmo realizar previsões seguras e reduzir a margem de erro de estratégias futuras.

Esses dados aceleram o crescimento do seu negócio de forma dinâmica, e por isso devem ser monitorados constantemente para garantir sucesso contínuo.

Dessa forma, sempre que houver uma mudança no mercado, você estará um passo à frente.

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Como aplicar o data-driven marketing?

Agora que já entendemos o que é data-driven marketing e conhecemos os principais benefícios da abordagem, é hora de saber como implementar.

Da coleta ao monitoramento de dados, veja as etapas necessárias para o marketing orientado por dados funcionar e por que cada uma delas é tão importante:

Defina seus objetivos

A coleta de dados só pode ser feita quando você souber exatamente o que quer alcançar. Portanto, defina seus objetivos de marketing, seja para desenvolver seu produto, criar campanhas ou melhorar a experiência do cliente.

Ao decidir seus objetivos com precisão, você consegue visualizar de forma clara quais são os dados que precisa para executar a estratégia.

Porém, não se limite à definição de metas: crie indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o desempenho de cada ação. Assim, você assegura uma abordagem data-driven contínua na sua rotina de trabalho.

Colete e analise os dados

É o momento de coletar todos os dados necessários para a execução do que foi planejado e pensar em como utilizá-los com esse objetivo.

Você pode utilizar dados gerados dentro do seu negócio, consultar empresas parceiras ou informações abertas ao público.

Com base nessas três fontes de levantamento, planeje a sua coleta de dados, listando possíveis ferramentas e recursos necessários para fazê-la.

Enquanto isso, trabalhe com os insights que você já tem para identificar lacunas que devem ser preenchidas durante a pesquisa.

Vale dizer que ferramentas de análise de dados e profissionais de Data Mining podem ser fundamentais para coletar e gerenciar esse fluxo de informações.

Faça uma integração entre as equipes

Por que limitar o conhecimento obtido às suas estratégias de marketing quando eles podem otimizar processos em outros setores da empresa?

Com tantas informações levantadas sobre o seu consumidor, você consegue oferecer dicas valiosas às outras áreas da sua operação.

A equipe de vendas, por exemplo, pode fazer bom uso de insights relacionados ao comportamento e preferências dos clientes em potencial.

Já o time de suporte consegue solucionar demandas com maior facilidade ao ter acesso às possíveis dúvidas e problemas que podem surgir com o passar do tempo.

Monitore suas métricas

É nesta etapa que você avalia as métricas que estipulou durante a definição dos objetivos. Ao analisar seus KPIs é possível entender caminhos de sucesso, abordagens mais e menos eficientes, melhores ferramentas e os conteúdos de maior performance.

A partir disso, sua equipe pode produzir relatórios e otimizar todo o processo utilizando informações de diferentes plataformas. Até porque é aqui, no monitoramento das métricas, que o ciclo do data-driven marketing continua rodando.

Seus resultados são frutos do planejamento baseado em dados que você montou. A partir desses resultados, você tem novas informações para aprimorar as estratégias futuras.

Quais são as melhores ferramentas de data-driven marketing?

Foto com pessoa clicando em uma projeção de arquivo

Já mencionamos que existem ferramentas que podem ajudar na sua abordagem de marketing orientada por dados. Por isso, vamos conhecer as principais:

Google Ads

O Google Ads é a maior ferramenta de mídia paga do mercado e possui diversos recursos valiosos para coletar e analisar dados.

Com ele, você tem acesso ao volume de busca de inúmeras palavras-chave, além de segmentar anúncios para atingir um público-alvo específico.

Com base nos resultados, é possível compreender melhor o comportamento da sua audiência e otimizar suas campanhas. A ferramenta é gratuita e cobra apenas pelos anúncios veiculados.

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta de SEO paga que ajuda a monitorar tendências de mercado.

Ela indica os tópicos de conteúdo mais populares do momento, oportunidades de backlinks valiosos e outros insights sobre o comportamento do público na internet.

Além disso, ele gera relatórios de desempenho e te ajuda a analisar os resultados da concorrência.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta obrigatória para qualquer profissional de marketing.

Com ela, é possível analisar dados sobre volume de tráfego, taxas de conversão, comportamento do usuário dentro do seu site, entre outros recursos.

Dessa forma, o Analytics te ajuda a monitorar o desempenho do seu site e conta com diversos filtros inteligentes para geração de relatórios.

Seja orientado por dados no seu planejamento de marketing!

O data-driven marketing é a abordagem que você necessita para otimizar suas campanhas.

Como você pôde perceber, basear seu planejamento em dados concretos resulta em benefícios que impactam positivamente a experiência do cliente e ajudam a fidelizá-lo.

Além disso, o marketing baseado em dados faz com que você esteja sempre um passo à frente da concorrência, monitorando tendências e ajustando estratégias sempre que necessário para oferecer sempre o melhor para o seu consumidor final.

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