Confira 10 dicas de SEO para pequenas empresas – e seja visto no Google

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de agosto de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

SEO para pequenas empresas é o conjunto de técnicas indispensáveis para quem quer alavancar seus negócios. Descubra como agradar o algoritmo para aparecer nas primeiras posições assim que o cliente apertar “enter”.

O SEO (Search Engine Optimization) pode parecer complexo, mas não é um bicho de sete cabeças. Ele tem se tornado cada vez mais indispensável nos negócios e uma excelente oportunidade para todas as empresas.

Mais que necessária, essa ferramenta é um conjunto de práticas que traz visibilidade em um mecanismo de pesquisa tão concorrido, e igualmente importante, como o Google.

Por esse motivo, a consultoria SEO para pequenas empresas é cada vez mais procurada Todos querem aparecer na primeira página da SERP (página dos resultados de pesquisa dos buscadores).

Pensando nisso, separamos 10 dicas que você pode adotar desde já. Está na hora de entender um pouco mais sobre o algoritmo que cerca a página de resultados dos motores de busca.

Afinal, o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado ao conjunto de técnicas e estratégias que te ajuda a ter um melhor posicionamento nas páginas de pesquisas.

De forma orgânica, esses processos dão mais visibilidade à parte online do seu negócio e, inevitavelmente, trazem mais clientes em potencial até você.
Muito além do conteúdo, é observado também as boas práticas na parte técnica.

Por exemplo, para um relógio mostrar corretamente as horas, ele precisa de todas as peças funcionando perfeitamente por trás. Isso resume como o SEO trabalha.

A consultoria SEO para pequenas empresas te ajuda a deixar tudo correto na hora de agradar os mecanismos de busca e aparecer em uma boa posição na SERP.

Por isso, a importância, principalmente, do SEO para pequenas empresas. Essa é a chance de seu negócio aparecer para o mundo.

Já deu para entender do que se trata a otimização dos mecanismos de busca, certo? Mas será que ele é realmente indispensável no seu negócio? Já adiantamos que sim, ele é, mas vamos explicar melhor na sequência deste texto.

E-book da Ideal Marketing com 20 dicas para quem quer apostar em SEO.

A importância do SEO para pequenas empresas

Primeiramente, é necessário ressaltar que o SEO é importante para todos os negócios. Mas também não é exagero dizer que para as pequenas empresas é ainda mais.

A conta é simples: as médias e grandes empresas costumam ter caixa para publicidades pagas, inclusive no Google. Ou seja, além de usufruírem de boas práticas online, elas também destinam investimentos diretos aos anúncios.

Dessa forma, é necessário agir com inteligência e o máximo de precisão. É aí que entra, por exemplo, a consultoria SEO para pequenas empresas.

Hoje, o Google é um outdoor virtual. É onde as pessoas olham quando querem procurar por algo que satisfaça às suas necessidades do momento. E, acredite, de forma orgânica você consegue aparecer com destaque entre os resultados.

Para isso, é necessário adotar uma série de técnicas que chamam atenção do algoritmo e, assim, ficar posicionado com destaque. Separamos, a seguir, 10 dicas para te ajudar nessa hora.

As 10 melhores dicas de SEO para pequenas empresas

Antes mesmo de decidir contratar uma consultoria SEO para pequenas empresas, existem algumas técnicas que você pode adotar desde já para alavancar seu negócio online.

O conteúdo (sempre) importa

O cliente que clica em seu site precisa, antes de tudo, perceber que você entende do assunto abordado. Ter autoridade, domínio na sua especialidade e saber mostrar como tudo funciona é crucial.

Por isso, os conteúdos sempre são prioridade. E, apesar de estar em frequente atualização, essa é uma das práticas que não tem previsão de mudança quando falamos de SEO.

O mecanismo de busca quer mostrar às pessoas o melhor resultado que ele puder. Então, foque nisso.

Otimização das páginas

Dentro do material criado, o algoritmo precisa entender que seu site segue boas práticas para que fique em destaque nos resultados.

Imagens, URLs configuradas de forma correta, títulos objetivos e uma estrutura de texto correta já são meio caminho andado para conquistar uma boa colocação na SERP.

Palavras-chave

Saber escolher as suas palavras-chave é um dos momentos mais importantes na hora do ranking em mecanismos de busca.

Uma boa pesquisa e mapeamento atrelados ao seu objetivo são fundamentais para atrair cliques das pessoas certas.

Análise de concorrentes

Pode até parecer óbvio, mas não é. Reconhecer que os concorrentes sabem o que estão fazendo e sondar o trabalho que realizam é uma ótima forma de não ficar para trás.

Pesquise palavras-chave em potencial e observe os primeiros que aparecem, clique nos links e dê uma boa estudada na estrutura desses sites.

Configure o Google Analytics e o Search Console

É claro que você não vai conseguir analisar seus resultados apenas com as próprias observações.

Por isso, faça uso dessas ferramentas gratuitas como o Google Analytics e o Search Console. Elas ajudam a entender o crescimento e o desempenho do seu negócio no ambiente digital.

Vá atrás dos erros

Reconheça que sempre tem algo para melhorar. O algoritmo está em constante atualização e você também precisa estar.

Existem sites, além da consultoria SEO para pequenas empresas, que te ajudam nessas análises, como por exemplo, o Yoast SEO.

Planeje a estrutura do seu site

Além da otimização, seu negócio deve sempre fazer um planejamento das páginas e da estrutura delas. Tudo isso está atrelado às boas práticas de SEO. Quanto antes você se organizar, menos erros e problemas terá no futuro.

Segurança

Assim como uma loja física, que também precisa ser bem estruturada, o site do seu negócio precisa ser seguro. Tudo isso passa credibilidade aos clientes.

Configure os certificados SSL no seu site, tenha em mente que os mecanismos de busca valorizam isso.

Atualize seu conteúdo

Outra coisa que os robôs de motores de busca amam na hora de classificar a SERP, são conteúdos novos.

Não adianta ter um conteúdo de qualidade se ele não se renova. Os mecanismos de pesquisa identificam isso e deixam esses sites para trás. Assim, fica a dica: seja constante.

Preste atenção na experiência do usuário

Nossa última dica é basicamente um apanhado geral. De nada adianta ter tudo isso se o usuário tem dificuldades de encontrar e acessar o que precisa no seu site.

Um site responsivo, seguro e com design limpo é valorizado pelo Google e, principalmente, pelo cliente em potencial.

Rumo à primeira página

Depois de todos esses passos é hora de decolar rumo à primeira página. Com essas dicas de SEO para pequenas empresas, o seu negócio pode alcançar a visibilidade online que merece.

Planeje, estruture, otimize e torne a experiência do usuário única e especial. A credibilidade da sua empresa é passada pela forma como o Google te enxerga.

Por isso, ajudamos você com uma consultoria SEO para pequenas empresas. Com a ferramenta da Ideal Marketing, você começa desde já a alavancar seus cliques e, claro, as vendas e lucros.

Gostou do material? Fique ligado na nossa newsletter e não perca nenhuma dica indispensável para o seu negócio!

E-book gratuito Ideal Marketing com dicas infalíveis para aumentar as vendas

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!