SSL: o que é e qual a importância para o ranqueamento do seu site?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de março de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Você sabe o que significa o SSL? Trata-se de um certificado de segurança que visa criptografar as informações que trafegam no site. Essa ferramenta se popularizou nos e-commerces por se tratar de um espaço no qual a pessoa cadastra informações pessoais importantes — como os dados do cartão de crédito — com segurança. Por causa da criptografia que este protocolo possui, em caso de invasão as informações estarão seguras, praticamente eliminando o risco de interceptação desses dados.

Muita gente tem receio de fazer compras na internet, mas com os certificados de segurança, surge um ambiente seguro na internet, no qual as pessoas se sentem mais protegidas.

Podemos afirmar que o certificado não ajuda apenas na segurança, mas também na reputação, confiança e relevância nas buscas do Google, boas práticas que podem proporcionar aumento de visitas e consequentemente em vendas nas lojas virtuais.

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Pensando na importância do SSL, neste post explicaremos o que é, como ele funciona e apresentaremos suas vantagens. Acompanhe a seguir:

O que é SSL e qual sua importância?

SSL: o que é e qual a importância para o ranqueamento do seu site?

SSL é uma sigla que significa Secure Socket Layer. Esse certificado digital possibilita que a comunicação seja criptografada entre um servidor web e um navegador. O procedimento garante mais segurança na transmissão das informações via https, pois,  devido à criptografia, dificilmente os dados serão interceptados. Esse protocolo de segurança, portanto, garante que os clientes do seu site ou de sua loja virtual tenham uma navegação segura no seu domínio.

Devido suas características, este produto tem se popularizado cada vez mais na internet. O SSL proporciona maior segurança nas transações bancárias e na transmissão de dados pessoais, como as informações de cartão de crédito, nome completo, endereço, CPF, entre outras.

O certificado ajuda a tornar a internet um ambiente mais seguro. O Google abraçou a ideia de garantir mais segurança no ambiente online e, desde 2014, a presença do SSL é um dos fatores de ranqueamento no seu mecanismo de busca. Por outro lado, quem não tem essa ferramenta no site tende a não ficar bem posicionado no buscador e marcado como “site não seguro” pelo navegador Google Chrome.

Como funciona?

Quando o usuário acessa o site com HTTPS, o navegador web (Chrome, Firefox, Internet Explorer, entre outros) solicita o certificado digital e verifica a confiabilidade do site.Após a confirmação, a conexão entre o navegador e o servidor do site passa a ser criptografada.

As informações trocadas nesta conexão são decifradas com a chave privada correspondente.

Para saber se uma página utiliza conexão segura geralmente vemos um cadeado ao lado da URL, uma barra verde ou apenas o protocolo HTTPS ao invés de HTTP. Havendo o cadeado, ao clicar você deve encontrar mais informações sobre a certificação.

Quais são as vantagens?

SSL: o que é e qual a importância para o ranqueamento do seu site?

O protocolo apresenta diversos benefícios para as pessoas e empresas. Os principais pontos positivos são:

  • Segurança: Com o certificado digital, você proporciona um ambiente seguro aos seus clientes. Eles poderão fazer transações de pagamento e poderão passar as informações pessoais com segurança, desta forma, seus clientes eliminam objeções e aumentam as chances de efetuar compras em sua loja virtual, por exemplo;
  • Otimização dos mecanismos de busca: O Google prioriza em seus resultados de busca sites que contam com SSL, além disso, o Google Chrome, navegador mais utilizado no mundo, com o certificado, o seu site será facilmente encontrado e mais pessoas poderão conhecer seu negócio na internet;
  • Site confiável: O Google Chrome sinaliza como “não seguro” sites que não possuem um certificado de segurança SSL, além disso, é possível que seja exibida uma mensagem no navegador informando que o site não é seguro ou “sua conexão não é particular”. Para ter um site confiável e evitar que os visitantes não se assustem com um aviso de segurança, é necessário a instalação de um Certificado SSL.

Como contratar um SSL?

E-book gratuito Ideal Marketing com 10 práticas para a geração de leads

Certifique-se quais são as opções do seu provedor de serviços. Um certificado só pode ser emitido por uma empresa certificadora. A validação de domínio poderá ocorrer de forma automática.

Se você possui um e-commerce, precisará compartilhar informações da empresa para atestar a legibilidade. A aquisição ainda depende de uma instalação e por isso, é cada vez mais comum algumas provedoras oferecerem já inclusos no pacote, ou oferecerem à parte de seus serviços para quem pretende contratar. Ao escolher, opte por certificadoras que são assinadas pela GlobalSign, uma das maiores autoridades certificadoras do mundo e que possui a melhor compatibilidade do mercado, com garantia contra quebra de criptografia.

O SSL é uma ferramenta que ajuda a garantir maior segurança para o cliente durante a navegação e transferência de dados no seu site. É considerado um dos principais responsáveis pela experiência que o seu cliente terá com seu site ou loja, e é um fator decisivo para ranqueamento nos mecanismos de buscas, uma vez que os mesmos apontam os usuários para sites que são seguros. Diante dos benefícios apresentados pelo certificado, invista em segurança e adquira um  SSL.

Este texto foi produzido pela equipe do Apreendedorismo.

Compartilhe nas Redes Sociais!