10 dicas de como aumentar as vendas do seu negócio e acelerar o crescimento

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Publicado: 7 de julho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Saber como aumentar as vendas é o segredo que todo empresário busca desvendar! Confira neste conteúdo 10 dicas simples e de eficiência comprovada.

“Como aumentar as vendas?”, essa questão com certeza tem lugar fixo na cabeça de todo empreendedor. Não importa em qual segmento ou qual o tamanho da empresa, o desafio se impõe a todos.

Em um cenário de tantas crises e dificuldades, economia, política, pandemia, os obstáculos parecem ser ainda maiores. Mas existem soluções e melhorias que estão ao seu alcance.

Seja por meio das novas tecnologias ou de simples e antigas mudanças de processos e mentalidade, seu negócio pode sim aumentar o faturamento mensal e acelerar o crescimento.

Quer saber como? Neste conteúdo trazemos 10 dicas de como aumentar as vendas que se encaixam perfeitamente para qualquer empresa.

Defina seu diferencial

Em meio à concorrência cada vez mais acirrada do mercado, seu produto deve ter um diferencial. Essa é a principal forma de se destacar entre as opções.

Isso porque esse diferencial é o que vai permitir à sua empresa ter algum tipo de vantagem competitiva em relação às demais do mesmo segmento. Fazendo com que faça mais sentido para o consumidor comprar de você e não do concorrente.

É possível alcançar essa vantagem de mais de uma forma, mas podemos resumir em duas principais: preço ou qualidade.

Então, entenda qual desses dois aspectos está mais adequado às possibilidades da sua empresa. Se está ao seu alcance oferecer o produto por um preço abaixo ou se o que pode ser mais vantajoso nele tem a ver com a qualidade.

Invista no digital

No final dos anos 90, o criador da Microsoft, Bill Gates, já dizia que “em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios”.

Se isso já era verdade tanto tempo atrás, imagine agora. Uma empresa que não está na internet é uma empresa que praticamente não existe.

Por isso, não perca mais tempo e estabeleça logo seu posicionamento online. Crie canais de comunicação com seu público, leve seus produtos para as principais vitrines virtuais e adapte seu processo comercial para esse universo.

Mas é claro, tudo isso precisa ser feito de forma ordenada e racional. É preciso entender quais são as plataformas em que seu público se encontra e quais são seus hábitos de consumo nelas.

Otimize seu speech de vendas

Às vezes as soluções mais simples são as melhores. É certo que apenas um speech comercial bem elaborado já pode significar um aumento bastante interessante de vendas.

Para isso, é preciso adotar como prática uma rotina de testes e adaptação. Usar diferentes abordagens com os clientes e documentar os resultados.

Outra dica importante nesse quesito é fazer o uso de gatilhos mentais, que são técnicas do discurso que atacam diretamente a tomada de decisão dos clientes.

E-book da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas da sua empresa

Treine seus vendedores

Mais uma boa dica de como aumentar as vendas é garantir o devido treinamento de seus vendedores.

Afinal, como eles vão alcançar o máximo desempenho sem a preparação adequada?

Para alcançar tal preparação, seu time de vendas deve ter conhecimento profundo sobre seu produto e seu mercado. Compreender quais são as dores do seu público e como o que eles estão oferecendo é capaz de resolvê-las.

Aqui é preciso padronizar os conhecimentos e os speechs e isso só é possível por meio de treinamentos.

Trabalhe com Cross e Up Sell

As dicas de como aumentar as vendas não se limitam apenas a novos negócios. Também é possível impulsionar o faturamento por meio de Cross Sell e Up Sell.

O Cross Sell é uma técnica de vendas que consiste em oferecer um produto relacionado ao já demandado pelo cliente. É preciso não confundir com venda cruzada, que é ilegal.

Já o Up Sell é a oferta de um produto superior ao atual, seja em termos de quantidade ou qualidade.

Lance um programa de indicação

O programa de indicação é outra das dicas mais tradicionais de como aumentar as vendas. Mas nem por isso é menos eficiente.

Afinal, qual tipo de produto mais confiável que aquele que foi indicado por alguém de confiança? Melhor ainda o fato desse tipo de ação ser de baixo custo e rápido retorno.

Por isso, incentive seus clientes a compartilharem sua marca. Faça promoções com bons prêmios ou ofertas para os clientes que indicarem.

Tracione tráfego orgânico

A imagem mostra a mão de um homem segurando um celular, em primeiro plano tem uma ilustração com diversos carrinhos de compra ligados.

Estar presente na internet é indispensável, isso é fato. No entanto, é preciso entender a melhor forma de se posicionar no mundo digital.

Campanhas pagas e anúncios podem ser bons no curto prazo, mas criam a dependência de injeção constante de orçamento.

Nesse sentido, um trabalho mais consistente de tráfego orgânico demanda menos custo no longo prazo e estabelece sua empresa como autoridade do segmento.

Utilize uma Plataforma de Automação de Marketing

Softwares de automação são um verdadeiro canivete suiço de ferramentas para times de marketing.

Centralizando todos os recursos necessários em um só lugar, essas plataformas reduzem custos e otimizam o trabalho do departamento.

Em outras palavras, para a pergunta “como aumentar as vendas?”, a plataforma de automação tem muitas respostas: email marketing, criador de landing page, segmentação de leads etc.

Utilize um CRM

Aqui está mais uma ferramenta entre as dicas de como aumentar as vendas. O CRM de vendas auxilia de ponta a ponta no processo cotidiano do seu time comercial.

Por meio dele é possível organizar, padronizar, mapear e metrificar todas as atividades dos colaboradores.

Tendo os dados a vista e acompanhando o desempenho, você pode gerar melhorias de forma rápida e corrigir erros instantaneamente.

Conheça a Ideal Marketing

Guardamos o melhor por último para falar um pouco mais sobre a Ideal Marketing. A dica reúne todas as dicas anteriores e muito mais.

A Ideal Marketing trabalha para levar visibilidade para os clientes por meio de conteúdos bem ranqueados no Google a partir de uma estratégia orgânica como o SEO.

Em conjunto, a empresa ainda oferece uma plataforma de automação de marketing capaz de centralizar demandas da área com o objetivo de gerar cada vez mais leads.

Quer saber mais sobre o serviço da Ideal Marketing, entre em contato conosco a partir do link!

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