Chegou a hora de saber o que é up selling e ver seu ticket médio decolar!
Publicado: 5 de julho de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.
Você sabe o que é up selling? Essa é uma das técnicas de vendas mais eficientes do mercado, pois direciona o cliente a comprar um produto ainda melhor do que ele estava disposto a levar! Quer entender como essa mágica acontece? Vem com a gente aprender a como fazer seu ticket médio decolar.
Quando o assunto é técnicas de vendas, muito se fala sobre a importância de boas estratégias para aumentar a taxa de conversão.
Nesse sentido é indispensável usar formas de persuasão para que o cliente interaja com a sua marca e feche cada vez mais negócios.
Para isso, o primeiro passo é compreender os interesses do consumidor e planejar maneiras de agregar positivamente na sua experiência de compra, além de oferecer um atendimento diferenciado.
Dessa maneira, além de ter números mais positivos, os caminhos para fidelização de clientes também se expandem, afinal, cliente bem atendido é cliente fiel!
Por isso, gostaríamos de perguntar: você sabe o que é up selling e como fazer dessa estratégia o motor para ver seu ticket médio decolar? Não?!
Não se preocupe, pois preparamos este artigo especialmente para você conhecer up selling exemplos e saber como usar a técnica com muita inteligência estratégica!
Vamos começar?
O que é up selling?
Esse conceito se trata de uma técnica de venda com o objetivo de aumentar o valor de uma compra por meio de uma oferta melhor do que a realizada inicialmente.
Ficou confuso? Vamos então considerar a seguinte situação entre tantos up selling exemplos:
Um cliente chega na loja em busca de um smartphone geração 5 e o vendedor apresenta o produto bem como suas funcionalidades e valor.
Com isso, o cliente demonstra interesse e fica inclinado a fechar a venda. No entanto, antes de baterem o martelo o vendedor apresenta o mesmo smartphone, porém em uma versão mais avançada, a geração 6.
E além de oferecer, ele faz comparações entre os dois celulares e evidencia o porquê a segunda opção é mais vantajosa para as necessidades do cliente. Ou seja, ele recomenda a escolha pelo aparelho geração 6, pois representa uma opção mais completa.
Mas como se não bastasse isso, o vendedor ainda oferece descontos ou facilidades de pagamento caso o cliente leve a segunda opção.
Então, essa ação de direcionar o consumidor a levar um produto superior (e mais caro) em relação aquele da negociação inicial é a prática de up selling!
No entanto, para realmente entender o que é up selling e fazê-lo funcionar, o produto oferecido deve apresentar vantagens reais em relação ao escolhido inicialmente.
Além disso, a técnica também terá maior eficácia se for oferecido um desconto para que o cliente opte pela mudança.
Fora isso, se atente ao seguinte: o produto deve ser relacionado ao item anterior de um modo que fique claro os motivos pelos quais ele agregará mais valor à experiência de compra do cliente.
Bem, agora você já sabe o que é up selling exemplos foram dados e, com isso, já é possível entender os motivos de investir nessa estratégia. Mas para te inspirar ainda mais, vamos conhecer as principais vantagens de tornar sua equipe parte do time up selling exemplos de sucesso!
Vantagens de saber o que é up selling e investir nessa estratégia
Bom, ao saber e conhecer o que é up selling para investir com sabedoria nessa técnica, em primeiro lugar podemos destacar a conquista de números mais positivos para sua empresa. Afinal, você vai estar transformando uma oportunidade de negócio com preço inicial de R$500 em R$1.000, por exemplo.
Além disso, a técnica permite explorar vantagens logísticas as quais geram diferenciais competitivos ao seu negócio.
Afinal, os clientes entram na sua loja para comprar o produto A, mas com a alta performance dos seus vendedores bem como a concentração de um estoque de produtos altamente completo e diversificado, eles podem levar o produto B, o qual atenderá muito melhor as expetativas deles, além de aumentar o ticket médio do seu negócio.
Ou seja, você se destaca da concorrência, torna a experiência de compra do cliente excelente e, com isso, investe na fidelização de clientes e ainda lucra em cima disso!
Aliás, se quiser dicas de como fidelizar clientes, leia nosso conteúdo sobre como um pós-venda eficiente pode gerar resultado!
Bem, apostamos que agora você deve estar louco a fim de saber como começar imediatamente a implementar técnicas de up selling em suas vendas, certo?
Mas não se preocupe, o tópico a seguir vai tirar as suas dúvidas!
Como desenvolver técnicas de up selling
Bom, depois de entender conceitos e vantagens do up selling exemplos é hora de por a mão na massa e colocar a teoria em prática!
Mas, vamos com calma, pois muitas pessoas acham que por estarmos falando de uma estratégia de vendas relativamente simples, não há necessidade de estruturar um planejamento antes de sair oferecendo produtos mais caros aos consumidores.
No entanto, não deve ser novidade para um empreendedor que qualquer ação sem planejamento prévio corre sérios riscos de não obter sucesso.
Diante desse fato sugerimos que conheça seu público e personalize suas ofertas de acordo com seus interesses.
Além disso, estude cada segmento de seus clientes e ofereça produtos de acordo com a condição financeira de cada um.
Por fim, use o histórico de compras a seu favor. Ou seja, tenha um banco de dados e considere as informações de compra de cada cliente em especial. Só assim você conseguirá oferecer as melhores ofertas para o público correto.
E pode acreditar: com essas estratégias e dicas sua loja poderá aumentar o ticket médio e se destacar cada vez mais.
Por isso, mantenha-se antenado sobre as novas tendências e tenha um bom planejamento delineado. Assim você saberá exatamente os produtos os quais podem ser oferecidos no lugar de outros para tornar a experiência do cliente mais completa e seus resultados maiores!
Já sabe o que é up selling? Chegou a hora de usar essa técnica com sabedoria e ver seu seu ticket médio decolar!
Bem agora você já sabe tudo sobre up selling exemplos de uma das técnicas de vendas mais usadas no mercado!
Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo o conceito do termo e como ele pode ser vantajoso para as suas táticas de negociação.
Por isso, não perca mais tempo e treine sua equipe para ser líder no uso dessa estratégia super eficaz.
Mas, conforme dissemos, não se esqueça de fazer análises prévias com up selling exemplos e entender o perfil do seu consumidor.
Dessa maneira você oferecerá o produto certo no momento certo e, assim, suas chances de vender algo de maior valor serão muito maiores.
E para mais dicas como essa, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing e fique por dentro de todos os temas relacionados ao sucesso de um empreendedor!