Marketing para psicólogos: 4 dicas para aumentar a sua rede de pacientes

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Publicado: 14 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 14 de fevereiro de 2023.

O marketing para psicólogos é o recurso ideal para aumentar sua rede de pacientes com qualidade, sem abrir mão das obrigações éticas da área. Para isso, confira 4 ótimas dicas que preparamos para você.

A prospecção de clientes é um desafio constante para profissionais das mais variadas áreas e para os psicólogos não é diferente.

Os profissionais de saúde mental precisam conciliar boas estratégias para atrair clientes com o código de ética da profissional, o que, por vezes, pode ser difícil de conseguir.

Entretanto, ter conhecimentos de marketing para psicólogos é uma excelente maneira de atrair novos públicos e conquistar novos pacientes. Isso ajuda a criar conteúdos com persuasão e empatia, gerando valor real para as pessoas.

Para saber exatamente do que estamos falando, continue a leitura desse artigo que preparamos para você.

O que você vai aprender no decorrer do conteúdo:

Por que psicólogos devem investir em Marketing Digital?

Uma mulher tem uma sessão de terapia via chamada de vídeo. Ela está sentada em uma cadeira em frente a um monitor no qual conversa com a paciente.

Um dos maiores benefícios do marketing para psicólogos é que ele permite comunicar com eficiência os benefícios de contar com os serviços desses profissionais.

Afinal, parte do público ainda tem dúvidas sobre o que um psicólogo realmente faz. Por conta disso, muitas pessoas que necessitam de atendimento psicológico acabam negligenciando essa necessidade.

Portanto, o Marketing Digital ajuda a comunicar com clareza as características desse trabalho. Assim como, suas técnicas, tipos de abordagem e demais maneiras que ele pode transformar a vida das pessoas.

É possível construir autoridade por meio de conteúdos de qualidade, pensados cuidadosamente de acordo com as características do público e do serviço de cada profissional.

Alguns dos principais formatos são:

  • Artigos;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Webinars.

Além disso, as redes sociais são bastante utilizadas para promover o trabalho desses profissionais, permitindo que eles tenham um contato mais próximo com seu público-alvo.

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4 Dicas de Marketing para Psicólogos

Que o marketing é uma ótima ferramenta de crescimento para psicólogos você já sabe.

Portanto, é hora de mostrar como o utilizar para se destacar nesse nicho de mercado. Vamos a 5 dicas principais:

1 – Saiba quem é o seu público

Conhecer sua persona é fundamental para obter sucesso em inúmeras estratégias de marketing, e no caso do marketing para psicólogos não é diferente.

Por isso, colete dados sobre as principais características do seu público para otimizar suas campanhas.

Por exemplo: se os seus pacientes são mega engajados em vídeos curtos sobre os benefícios e curiosidades sobre o atendimento psicológico nas suas redes sociais.

No entanto, eles dão menos atenção às publicações com textos extensos, mesmo que sejam extremamente bem feitas.

Isso é um sinal direto da sua audiência para você, dizendo que ela prefere um tipo de conteúdo em relação ao outro.

Ao se atentar a esses insights, você consegue escolher os melhores canais para divulgar seu trabalho e optar por linguagem e conteúdos adequados para se comunicar com sua audiência de forma eficaz.

É importante que suas ações sejam tomadas com base no que seus clientes preferem consumir. Isso garante que suas mensagens sejam bem recebidas e tenham o alcance desejado.

2 – Utilize as redes sociais

Mencionamos as redes sociais no exemplo anterior, mas vale a pena falarmos com mais profundidade sobre a importância desses canais no marketing para psicólogos.

As redes sociais são parte intrínseca da era digital. Observamos um crescimento meteórico desses canais nos últimos anos e isso se acentuou ainda mais com a chegada da pandemia.

Elas fazem parte da realidade de grande parte dos brasileiros, que abrem seus apps todos os dias para checar as novidades.

Dito isso, pense em como criar conteúdo de qualidade para as redes pode beneficiar psicólogos: é possível construir uma audiência fiel, que mal pode esperar para ver suas postagens diariamente.

Compartilhe seu conhecimento sobre psicologia, o dia a dia do consultório, relatos de pacientes e outros tipos de posts interessantes para fidelizar essas pessoas.

3 – Crie conteúdos atraentes

Criar conteúdos atraentes vai de encontro com a dica anterior. Afinal, é a melhor maneira de conquistar seguidores fiéis e novos clientes nas redes sociais.

Entretanto, o Marketing de Conteúdo é muito mais que isso. É a criação de conteúdos de forma estratégica, com o intuito de atrair pacientes a partir dessas produções.

Até porque, se uma pessoa que tiver dúvidas sobre os impactos da psicoterapia, por exemplo, ela fará uma pesquisa no Google sobre o assunto.

Se você produzir um bom material com esse tema para o seu blog, o buscador vai recomendá-lo para esse potencial cliente. E assim, gerar tráfego para seu site, estimulando o reconhecimento de marca e, de quebra, podendo o converter em lead.

Por isso, invista em conteúdos atraentes para atrair e conquistar seu público-alvo.

4 – Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing possui um ROI (Retorno sobre investimento) médio de 3800%. Ou seja, cada real investido gera um retorno de R$38.

Pensando nisso, é uma ótima oportunidade para solidificar seu relacionamento com potenciais pacientes, oferecendo promoções, enviando os melhores conteúdos do blog, uma newsletter semanal, entre outras ações.

Invista em marketing para psicólogos!

Em primeiro plano há uma psicóloga desfocada e mais ao fundo há um paciente deitado em um divã azul enquanto desabafa e gesticula.

A publicidade tradicional já não consegue servir aos psicólogos com eficiência, com as novas tecnologias tendo um protagonismo cada vez maior na realidade do público.

Por consequência, é fundamental investir em Marketing para psicólogos, utilizando os canais certos e transmitindo as informações que essas pessoas realmente desejam receber.

Ao utilizar os insights obtidos a partir das nossas dicas, você consegue consolidar a sua marca e fidelizar pacientes. Além de conduzir a audiência dos seus canais digitais ao seu consultório com mais eficiência.

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