5 dicas de como fazer prospecção de clientes de forma efetiva com Inbound Marketing

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Publicado: 30 de agosto de 2019 | Atualizado: 3 de setembro de 2019.

Saber como fazer prospecção de clientes com o Inbound Marketing é essencial para a sua empresa conseguir ter resultados melhores e ser referência no mercado. Mas só quem conhece as próximas 5 dicas consegue ter sucesso em sua empreitada.

Com a alta exigência do mercado consumidor, o Inbound Marketing tem se mostrado uma das estratégias mais eficientes para quem quer melhorar seus resultados com um maior custo-benefício a longo prazo.

Isso porque ele aposta no poder da informação para educar o seu mercado consumidor, dessa forma você consegue criar autoridade e relevância para que o público confie no seu produto ou serviço como a solução ideal para o seu produto.

Assim, com o Inbound Marketing você consegue colher bons resultados não só no momento em que aplicar as ações, mas também a longo prazo.

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Então, se você quiser saber como fazer prospecção de clientes e ter sucesso com o Inbound Marketing, confira o conteúdo a seguir:

1. Aposte no poder do Marketing de Conteúdo

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Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à informação, o mercado consumidor está muito mais exigente e questionador durante a sua jornada de compra.

Em contrapartida, as empresas se viram na obrigação de fornecer o material necessário para o seu público enxergar o seu valor e preferir o seu produto e não o dos concorrentes.

Assim nasceu o Marketing de Conteúdo, estratégia que tem como objetivo fortalecer o relacionamento com leads e clientes por meio do conteúdo de qualidade.

Seja por meio de publicações no blog da sua empresa ou nas redes sociais, estar presente nos principais canais de marketing é uma das principais maneiras de como fazer prospecção de clientes.

Isso porque por meio dessas plataformas é possível divulgar conteúdos relevantes, que eduquem o seu mercado e ainda tirar dúvidas que possam estar impedindo seus leads de adquirirem seu produto ou serviço.

Mas para que a sua estratégia de marketing de conteúdo seja eficiente, lembre-se sempre de produzir os materiais para cada uma das fases da jornada do consumidor.

Dessa forma, você consegue estabelecer uma comunicação assertiva com todos os tipos de leads, garantindo o sucesso da suas ações de como prospectar clientes.

2. Crie Landing Pages persuasivas

Uma vez que você criou um material relevante para publicar no seu blog e redes sociais, é preciso apostar em técnicas que possam captar as informações dos usuários que consumiram seu conteúdo.

Para tanto, as landing pages são um dos métodos de como fazer prospecção de clientes mais simples e utilizado pelas empresas.

Isso porque elas nada mais são do que páginas de destino que você insere em uma publicação para captar das informações de contato de um usuário por meio do formulário que a compõe.

Só que para alguém ter interesse em compartilhar seus dados com você, é preciso oferecer algo em troca e que seja valioso para ele, como os materiais ricos que falaremos a seguir.

3. Invista na produção de materiais ricos

Como falamos no tópico anterior, os materiais ricos são uma excelente moeda de troca dentro das técnicas de como fazer prospecção de clientes.

Isso porque como eles são mais completos do que publicações de blog, acaba sendo muito interessante para os usuários conseguir um conteúdo completo a respeito de um tema apenas compartilhando suas informações de contato.

Mas para que seus materiais sejam de fato interessantes, é importante estar atento a qualidade de seus dados, bem como colocá-los de acordo com a fase da jornada de cada lead.

Afinal de contas, as necessidades de alguém que ainda está descobrindo o seu problema é diferente daqueles que já estão tomando uma decisão de compra, para quem um tutorial do produto ou serviço seria mais útil.

Além disso, produza materiais ricos de diferentes formatos, como vídeos, infográficos, ebooks etc para tornar o conteúdo mais interessante e didático para o usuário.

Com isso, você não só consegue aproveitar mais uma dica de como atrair clientes, mas também de reforçar a autoridade da sua empresa no mercado.

4. Dispare emails marketing relevantes

Uma vez que a sua empresa conseguiu converter leads por meio das landing pages, a continuação da sua estratégia de como fazer prospecção de clientes envolve a nutrição desses possíveis consumidores.

Para tanto, o email marketing é uma das principais técnicas utilizadas, pois ele é um canal prático e direto com o seu público.

Isso porque com ele você pode enviar as informações necessárias para que ele avance na sua jornada de compras e, assim, se torne um cliente da sua marca.

Mas para isso, não se esqueça das boas práticas da produção dessa mensagem, que envolve ser claro e direto, produzir um conteúdo relevante e outras que mostramos em nosso artigo sobre como criar email marketing.

Além disso, também é importante segmentar o seu público de acordo com afinidades e interesses dele, para que a comunicação ser mais assertiva.

Feito isso, é hora de pensar em como enviar esses emails. A sua sorte é que as boas ferramentas de marketing digital contam uma plataforma para criação e disparo de email marketing.

Aliás, é sobre elas que falaremos no próximo tópico. Vamos lá?

5. Contrate uma boa ferramenta de automação de marketing digital

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Contar com uma boa ferramenta de automação de marketing digital é essencial para a sua estratégia de como fazer prospecção de clientes.

Isso porque com ela é possível gerenciar melhor seus leads, disparar emails dentro de um fluxo de nutrição com mínimo esforço, criar landing pages atrativas entre outras funções.

Por isso, para que sua equipe de marketing possa performar da melhor maneira e compartilhar informações de forma simples com o departamento de vendas, é importante contratar um serviço desse tipo.

Mas quando estiver pesquisando entre as opções disponíveis no mercado, veja quais tem todas as funcionalidades requeridas pelas suas atividades e se suportam personalização.

Assim, você se assegura de estar contratando um serviço que realmente vá otimizar o seu trabalho e te ajude na tarefa de como fazer prospecção de clientes.

Já sabe como fazer prospecção de clientes? Então mãos à obra!

Neste conteúdo você viu que saber como atrair clientes é essencial para o seu negócio sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo.

Mas para conseguir se destacar e ganhar autoridade perante o seu público, apostar no Inbound Marketing tem se mostrado a saída mais eficiente e com melhor custo-benefício a longo prazo.

Por isso, apresentamos ao longo deste conteúdo 5 dicas simples de como fazer prospecção de clientes de forma efetiva com Inbound Marketing para te ajudar a alcançar o sucesso empresarial.

E se você quiser mais dicas para otimizar sua estratégia, confira nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultado.

Bons negócios!

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