Chatbot para WhatsApp: o que é, benefícios e como criar

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Publicado: 13 de julho de 2023 | Atualizado: 13 de julho de 2023.

Chatbot para WhatsApp é uma ferramenta de automação de atendimento e vendas no aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Entenda quais as vantagens de usar e como criar o seu.

Seja como empresário ou cliente, você com certeza já deve ter utilizado o Whatsapp Business. A verdade é que o uso de chatbot agiliza e muito a vida dos clientes. Indo desde responder dúvidas até marcar consultas ou realizar compras.

Recentemente, o aplicativo liberou a função de chatbot para Whatsapp para comemorar a marca de mais de 5 milhões de negócios ativos. De acordo com o representante do Whatsapp Brasil, Guilherme Horn, cerca de 60% das marcas do país estão na plataforma.

Daí em diante, o chatbot para Whatsapp vem se tornando uma estratégia indispensável para qualquer negócio, grande ou pequeno.

Para que você não fique de fora dessa, separamos alguns tópicos para te mostrar os benefícios deste investimento. Continue lendo o artigo e descubra como implementar.

O que é um chatbot para WhatsApp?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, primeiro precisamos entender o que é um chatbot para Whatsapp. De forma prática nada mais é do que um robô inteligente que conversa com aqueles que entram em contato com a sua marca através da plataforma. 

Os diálogos são previamente programados de acordo com as suas preferências e quem monta o roteiro é a sua equipe.

Desse jeito você consegue gerar frases de gatilhos para sanar dúvidas ou realizar compras pelo aplicativo. Isso porque o chatbot é criado a partir da integração de uma plataforma com o API do Whatsapp Business. Parecido com o que acontece no Instagram.

Para que todo o potencial dessa ferramenta seja utilizado, antes é preciso definir quais são seus objetivos. Usar a ferramenta apenas como um mecanismo auxiliar? Qualificar os leads através dela? Ou ainda, concluir compras completamente automatizadas?

Vamos explorar mais as possibilidades ao longo do texto.

Smartphone em cima de uma superfície com a logo do WhatsApp.

Quais são os benefícios de utilizar um chatbot para WhatsApp?

Desde sua criação, o Whatsapp vem crescendo exponencialmente. E não para menos, 94% dos brasileiros que estão na internet utilizam o aplicativo

Se o Whatsapp Business está comemorando os 5 milhões de usuários, o uso privado do próprio Whatsapp já conta com mais de 160 milhões de usuários só no Brasil. É por isso que você não pode perder tempo para alcançar o maior número de leads disponíveis na rede.

Alguns benefícios incluem:

Suporte constante para seus clientes

Com a implementação dessa tecnologia você garante que seus clientes sejam atendidos 100% do tempo. Uma verdadeira escala 24/7. Coisa que o atendimento humano não comporta, já que costuma funcionar apenas no horário comercial.

Isso não significa que o chatbot deva substituir sua equipe. Até porque um atendimento humanizado é uma parte importante de uma estratégia de marketing.

Nesse caso, opte por utilizar a ferramenta do chatbot como um informante para seus leads. O faça útil até que haja a necessidade do contato humano para prosseguir.

Eficiência no atendimento

Complementando o tópico anterior, o uso do chatbot evita filas de atendimento e escala os atendimentos, já que, ainda que essencial, o atendimento humanizado é limitado ao número de pessoas contratadas.

O principal canal do mercado brasileiro

Como mencionamos anteriormente, o Whatsapp é inegavelmente a rede social mais popular do mercado brasileiro, até mesmo mais que o Instagram. O seu surgimento aproximou as pessoas e as aproximou de marcas presentes na plataforma.

Permitindo um contato mais direto pelo Whatsapp, sua marca cria novas oportunidades de negócios e de fidelização.

Atendimento escalável

Chatbots inteligentes e bem programados são tão eficientes que podem facilitar o caminho de um lead para que a conversa evolua para um atendimento humano. 

Esse recurso funciona mais ou menos da mesma forma de quando somos bem atendidos por alguém em uma loja física. Ou seja, a simpatia e o excelente atendimento oferecido são capazes de converter um lead, assim como na vida real.

Quais são os principais tipos de chatbot?

Para que o seu chatbot seja eficiente, é preciso entender qual a melhor forma de programá-lo e quais as suas funcionalidades. Veja alguns exemplos de chatbots e descubra qual o mais apropriado para os seus objetivos.

  • Assistentes virtuais: mais parecidos com assistentes humanos. São responsáveis por agendar compromissos, tirar dúvidas ou fazer reservas.
  • Chatbots de processamento de linguagem natural (NLP): são programados para entender e interpretar a linguagem do usuário, permitindo uma interação contextualizada.
  • Chatbots de atendimento ao cliente: oferecem suporte aos clientes, resolvendo problemas comuns, respondendo dúvidas frequentes e até encaminhando o usuário para o atendimento o humano se preciso.
  • Chatbots baseados em regras: respondem perguntas simples e específicas, seguindo um fluxo de conversa com respostas pré-determinadas. É mais limitado, porém funcional.
  • Chatbots com aprendizado de máquina: são mais inteligentes e capazes de aprender com as interações e se aprimorarem com o tempo.
  • Chatbots híbridos: é a mistura dos outros dois tipos citados acima. Possuem uma abordagem baseada em regras, mas é capaz de aprender com as interações e melhorar ao decorrer das interações.

Tenha em mente que cada modelo serve a um tipo de necessidade específica de cada empresa. Por isso, é importante definir seus objetivos e pesquisar bem sobre o que você pretende oferecer para seus leads e clientes, combinado?

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Solicite o WhatsApp Business API

Mas, afinal de contas, como implementar esse recurso no seu negócio? 

Primeiro, você deve solicitar a API comercial do Whatsapp. Para isso, você deve pedir ajuda do provedor de soluções oficial, que é a pessoa mais adequada para conseguir a licença.

Lembra que falamos que é importante definir seus objetivos? Então, um dos critérios do Whatsapp para a disponibilização desse recurso é a análise do uso que a sua empresa fará da plataforma.

Por isso, ressaltamos a importância de definir isso previamente e, dessa forma, otimizar a experiência do cliente. 

Para escolher o chatbot perfeito para o seu propósito, separamos algumas dicas para te guiar:

  • Opte por ferramentas que integrem outras plataformas além do Whatsapp, como o Instagram ou o Facebook;
  • Escolha um dashboard completo para uma análise de dados mais precisa dos resultados dessa estratégia;
  • Colha avaliações depois de cada atendimento e faça um levantamento dessas informações;
  • Invista em um bom sistema de inteligência artificial para humanizar os atendimentos automáticos.
Mão humana segurando um smartphone com o app do WhatsApp aberto.

Como fazer um chatbot para WhatsApp?

Vamos para a parte prática! Confira o que é necessário para criar o seu próprio chatbot para Whatsapp.

Defina sua estratégia

Uma parte importante desse processo é definir suas prioridades para a construção de uma estratégia. Pode ser que o seu objetivo seja atender os clientes da sua carteira, qualificar leads ou até aprimorar o atendimento. Uma opção não exclui a outra.

Com essa parte decidida, o próximo passo é criar frases que guiarão a conversa até o seu objetivo principal.

Estabeleça gatilhos

As frases pré-definidas devem conter os gatilhos certos para que o cliente saia satisfeito da conversa. Disponibilize acessos para algum material rico ou landing page que oriente o cliente a como prosseguir dali em diante.

Já no caso de dúvidas, é interessante que a sua empresa mapeie as principais dores e reclamações e preparem respostas para essas perguntas frequentes.

Atente-se à LGPD

Para que tudo ocorra da melhor forma, é preciso se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso significa que antes que haja uma troca de mensagens entre sua empresa e o consumidor, é importante haver um opt-in solicitando a autorização do usuário.

Crie os fluxos de atendimento

Para criar frases eficientes, lembre-se que são pessoas falando com pessoas. Mesmo que a resposta seja automática, ela deve ser o mais natural possível. A ideia é que o usuário sinta que está falando diretamente com um atendente.

Para isso, utilize a linguagem direta, assim como emojis e CTA´s para criar uma personalidade e uma voz para o seu chatbot.

Mas, atenção! Essa é uma etapa que deve ser revista com frequência. É importante que a sua equipe saiba quais comandos funcionam e quais estão deixando a desejar e, assim, ir aprimorando o mecanismo com o tempo.

Configure o app e comece a utilizar!

O último passo diz respeito à aprovação dos templates de mensagens do aplicativo. Isso quer dizer que o seu texto será aprovado e possibilita algumas variáveis apenas. A razão é bem simples: templates não aprovados não permitem que a mensagem seja utilizada e você acaba perdendo tempo.

Aplique o chatbot para Whatsapp no seu negócio!

Já deu para perceber que o chatbot para Whatsapp é um recurso que não dá para ficar de fora, não é?

Além de poupar tempo e esforço, ele otimiza a comunicação entre clientes e empresa e potencializa suas vendas.

Estabeleça um planejamento e encontre a melhor forma de utilizar esse recurso para o sucesso da sua empresa.

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