Os principais tipos de API do Instagram e como utilizá-los na sua empresa

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Publicado: 6 de julho de 2023 | Atualizado: 6 de julho de 2023.

A API do Instagram é um recurso da plataforma para potencializar as suas vendas. Entenda o que é API, como funciona e como ele pode estreitar os laços entre a sua marca e clientes.

As redes sociais não são só um canal de comunicação para amigos e família, mas sim um meio tão eficiente quanto um site ou e-commerce para suas vendas. No Instagram, não poderia ser diferente e é por isso que em 2020 o aplicativo potencializou suas funções.

Para otimizar os processos de gestão das contas empresariais, foi lançado o API do Instagram. O relacionamento entre marca e clientes passa a ser mais direto e eficiente.

Isso se deve a integração de um chatbot às mensagens diretas que prometem agilizar as solicitações de contato do com a sua loja, tornando-a mais profissional.

Apesar de tantas vantagens, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto e é por isso que trouxemos este artigo. Entenda o que é e como funciona a API do Instagram com os seguintes tópicos:

Mulher sentada na cozinha mexendo no celular

O que é a API do Instagram?

API é a sigla para Application Programming Interface, ou seja, trata-se de uma interface de programação de aplicações. Seu objetivo é possibilitar uma comunicação facilitada entre empresas e seguidores através das publicações.

Esse recurso já é utilizado em redes sociais como o Facebook e o Whatsapp e agora foi a vez do Instagram ganhar uma atualização.

A nova versão permite que chatbots sejam usados nas mensagens diretas e assim, a comunicação acontece de maneira mais fluida quando há respostas imediatas. O objetivo é que o cliente seja atendido de forma inteligente e eficiente.

Dessa forma, o Instagram facilita a divulgação das empresas e automatiza a troca de mensagens. Além disso, a atualização possibilita a integração das mensagens com seus aplicativos e fluxos de trabalho levando a maior satisfação do cliente.

Como funcionam as APIs do Instagram?

Com essa atualização, as empresas podem integrar a API com outros canais de atendimento, além de disponibilizar o gerenciamento de conversas iniciadas em qualquer função do aplicativo.

Em outras palavras, seja pelo seu perfil, pela aba lojas ou pelos stories, a API agiliza a comunicação com o seu cliente independente da função utilizada.

O desempenho da ferramenta também tende a ser aprimorado conforme o tempo, já que a aplicação salva os dados de uma conversa e aprende melhorias para se comunicar futuramente. Tudo isso baseado em diálogos anteriores e aprendizados.

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Quais são os benefícios do Instagram API?

O Instagram já conta com mais de 1.4 bilhões de usuários e é por isso que você não pode ficar de fora dessa novidade. Caso ainda não esteja convencido das vantagens da atualização, separamos alguns pontos relevantes. Confira:

Automatizações

O API do Instagram não se limita a apenas a geração de dados para a empresa. Ele escala o atendimento e garante que o consumidor seja bem atendido, além de reduzir custos operacionais de atendimento.

Com isso, as respostas automáticas e humanizadas do chatbot atendem o usuário e tiram dúvidas imediatamente, podendo ou não evoluir para um contato humano.

Com o tempo, o chatbot tende a ficar mais inteligente, já que aprende com as interações e armazena dados aprimorando suas respostas baseadas em diálogos anteriores.

Integração com o CRM

Já falamos aqui no blog sobre a importância do software de CRM e por isso, é interessante que o API do Instagram seja integrado a essa ferramenta  Dessa forma, os dados e informações fornecidos durante uma conversa são armazenados de forma centralizada.

Monitorando as mensagens e cultivando um relacionamento pela plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente, fica mais fácil de aplicar estratégias personalizadas e eficientes.

Aumento do engajamento com o público

A automatização por um chatbot inteligente permite diálogos mais fluidos e tende a gerar um retorno positivo dos clientes quando bem atendidos. Por isso, integrar a API é tão importante para incentivar o engajamento do público com a sua marca.

Com um chatbot, suas demandas diárias por contato são atendidas e os usuários criam maior conexão com a empresa quando não precisam esperar pelo atendimento de um colaborador disponível no momento.

Aplicativo do Instagram destacado em meio a outros apps de redes sociais e compras, como Facebook e Amazon.

Como usar a API do Instagram na sua empresa?

Apesar de parecer complicado, a instalação do API é bem simples. Para isso, basta habilitar a opção de acesso às mensagens seguindo os seguintes passos:

  1. Acesse as Configurações do seu perfil;
  2. Escolha a opção Privacidade;
  3. Depois, vá em Mensagens;
  4. Ative a função Permitir acesso às mensagens.

Em seguida o acesso às configurações do API são liberadas e você pode personalizar como quiser.

Com a API ativa, você permite uma proximidade maior entre empresa e cliente. Seja tirando dúvidas sobre produtos recentes ou apresentando a marca para um novo seguidor curioso, as chances de fidelização aumentam e sua empresa só tem a ganhar com isso.

Chegou a vez do seu Instagram!

Não dá mais para ignorar o impacto das redes sociais nos dias de hoje. É preciso ultrapassar a barreira que diz que é apenas um aplicativo para fotos e vídeos, mas sim uma grande ferramenta para o seu negócio!

Sendo assim, a API do Instagram não fica para trás ao otimizar a comunicação de mensagens por meio de um chatbot inteligente. 

Potencializando as funções do aplicativo e permitindo a integração das mensagens com uma única plataforma, esse recurso abre portas para uma oportunidade de comunicação com os consumidores.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog para saber o que acontece no mundo do marketing digital ou leia mais artigos sobre as atualizações de 2023 para as redes sociais.

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