Entenda tudo sobre régua de relacionamento e por que ela é indispensável

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Publicado: 11 de agosto de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Aliar a automação de marketing aos e-mails da sua empresa é uma estratégia para ontem. Mensagens personalizadas e menos trabalho manual podem ser o diferencial nas suas vendas.

A forma de fazer marketing digital se atualiza conforme as ferramentas se renovam. Uma das técnicas indispensáveis para quem quer crescer, e atingir o público-alvo, é a régua de relacionamento.

Esse é um conjunto de estratégias que se utiliza da automação de e-mail marketing para conquistar com mais facilidade e precisão aquelas pessoas que importam ao seu negócio.

Desta forma, você consegue atrair clientes para diferentes etapas do funil de vendas com base em seus comportamentos e decisões dentro do seu site.

Desde uma mensagem de boas-vindas até uma lembrança de produto que foi buscado pelo usuário em algum momento.
Conheça mais sobre essa ferramenta e acompanhe, a partir de agora, os seguintes tópicos:

O que é uma Régua de Relacionamento?

A imagem mostra dois homens se cumprimentando.

A régua de relacionamento é um conjunto de ações que trabalha o envio de mensagens personalizadas para consumidores em potencial.

É importante, no entanto, apontar que não se deve sair distribuindo mensagens de forma aleatória e intensa, pois isso pode gerar o efeito contrário ao esperado.

Ao pensar nos envios, leve em consideração qual momento da jornada do cliente aquele contato está.

Mandar algo muito avançado pode gerar estranheza, o mesmo ocorre quando as dores do consumidor não são devidamente tratadas. Por isso, tenha em mente que:

  • Topo do funil: Momento de reconhecimento da marca, é nesse ponto que a empresa deve se preocupar em atrair potenciais clientes;
  • Meio do funil: Aqui a preocupação é aumentar a relevância e o valor captado pelo usuário, convertendo leads em oportunidades de vendas;
  • Fundo do funil: Nessa etapa a empresa se prepara para fechar a venda e aproveitar a oportunidade criada nos passos anteriores.

Porém, independentemente da etapa do funil em que ela se encontra, a pessoa que recebe o contato, deve ser sempre persuadida pela mensagem.

Assim, ela também se sente valorizada, o que cria uma sensação de exclusividade, que, muitas vezes, leva à fidelização.

O bom relacionamento com o público é inegável: é necessário criar esse vínculo. E esse processo ajuda a posicionar o seu negócio no mercado.

Como funciona a Automação de Marketing?

Em linhas gerais, esse processo usa a tecnologia a favor da sua empresa, com redução de trabalho manual e aumento de eficácia.

Com o uso de dados e estratégias certas, o seu negócio pode, por exemplo, fazer o envio de mensagens de um jeito bastante personalizado.

A régua de relacionamento, que citamos anteriormente, entra nesse exemplo de automação de marketing.

Muita gente pensa, de forma equivocada, que esse processo diz respeito a ferramentas simples e não muito eficazes, como o popular “seguir de volta” no Instagram. Mas esse processo vai muito além disso.

Uma estratégia de qualidade é personalizável e escalável, de modo que atinja as pessoas certas. Assim, você gera leads e, com base no comportamento de cada um deles, distribui um conteúdo certeiro.

Cativar os usuários aumenta suas vendas, reduz o tempo do processo até as etapas finais e, claro, retém o público-alvo no seu conteúdo.

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Automação e e-mail marketing criam uma régua de relacionamento

Usar o e-mail marketing da forma certa pode gerar um aumento significativo nas suas vendas.

Imagine, então, automatizar esse processo, mas sem perder a autenticidade e personalização de cada mensagem. Isso é possível com uma régua de relacionamento.

Mas antes é necessário passar por uma etapa de desenvolvimento e alimentar essa ferramenta da melhor forma para, assim, colher os frutos.

Pense no público-alvo

O público-alvo é o começo da sua régua de relacionamento. Você precisa pensar nas pessoas com quem vai se conectar.

É possível, dentro disso, segmentá-las para diferentes caminhos de envios desses e-mails – tudo com base no comportamento delas online.

Busque saber quais são suas dores e como a sua empresa pode resolvê-las, esteja pronto para qualquer dúvida que possa aparecer. Fique sempre um passo à frente para surpreendê-los.

O conteúdo sempre importa

Mensagem de boas-vindas, aniversário, final de ano e até de “oi, sumido”… Cada etapa importa e ajuda aquele cliente em potencial a seguir interessado e navegando pelas soluções que o seu negócio oferece.

Quando a resposta é boa, o contato evolui para e-mails mais diretos sobre vendas e feedbacks.

A jornada do internauta

A pessoa que entra no seu site sempre deixa rastros. Seja através da palavra-chave utilizada na busca do Google ou pelo trajeto feito pela sua página.

A régua de relacionamento vai unir tudo isso para, a partir da jornada, ajudá-la a encontrar o que precisa.

Pode e deve levar tempo

Nada de e-mails agressivos e muito diretos nos primeiros contatos.

A automação traça planos de envios até mesmo semestrais, conforme a pessoa vai se mostrando aberta ao contato. A leveza atrelada a mensagens assertivas são a forma ideal para essa estratégia funcionar.

Esteja aberto aos feedbacks e realize testes sempre que possível antes de começar grandes disparos.

Colha os frutos da sua régua de relacionamento

Como mostramos ao longo deste artigo, a automação é um processo feito para otimizar a geração de leads e, consequentemente, das vendas online.

Ao criar uma régua de relacionamento, você ganha tempo e facilita o avanço da pessoa nas etapas do funil. Entretanto, é necessário fazê-la da maneira correta, com estudo e estratégia, para evitar o efeito contrário das suas ações.

Além de virar consumidor fiel, a pessoa que ficar satisfeita com a sua abordagem poderá partir para o popular e sempre eficaz “marketing boca a boca”, indicando os seus serviços para conhecidos.

Agora, você já sabe mais detalhes sobre essa estratégia de e-mail marketing e como ela pode alavancar as suas vendas online. Por isso, não deixe de pensar com inteligência na jornada do cliente.

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