Página de vendas: o que é e como criar em 5 passos

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de maio de 2023 | Atualizado: 9 de maio de 2023.

A página de vendas é uma página criada para vender produtos ou serviços. Descubra o que é Landing Page, qual a importância e como criar páginas que convertem novos negócios.

Você já deve ter visto uma (ou diversas) landing page, não é mesmo? Elas são páginas de captura geralmente utilizadas para obter informações sobre o usuário de um site.

No entanto, existe uma categoria de landing page com um intuito 100% comercial: a chamada página de vendas.

Assim como um e-commerce ou marketplace, a página de vendas é um dos meios mais eficientes para se vender na internet. Com os elementos certos e uma boa otimização, você consegue obter grandes lucros para o seu negócio.

Quer saber como criar as melhores páginas de vendas para a sua marca e obter resultados satisfatórios? É só continuar a leitura do nosso artigo.

O que é uma Página de vendas?

bloco de notas com alguns desenhos escrito Landing Page no topo

A página de vendas, ou landing page, é uma página criada exclusivamente para vender um produto ou serviço.

Para isso, todos os elementos presentes nela são voltados a otimizar a experiência e maximizar o potencial de conversão.

As páginas de vendas podem ser muito bem utilizadas em canais digitais como lojas virtuais e marketplaces, gerando lucros consideráveis para sua marca.

Mas afinal, como criar uma página de vendas otimizada? Falaremos sobre os principais elementos de uma landing page vendedora no decorrer do artigo.

Antes disso, vamos às principais vantagens de adotar essa estratégia na sua rotina de trabalho.

Quais são as maiores vantagens de criar uma página de vendas?

Investir em uma página de vendas pode proporcionar uma série de benefícios à sua marca, indo além, claro, da mais óbvia: o faturamento.

Transmite credibilidade

Em um contexto de aumento de vendas nas redes sociais, utilizando canais como WhatsApp e Facebook, por exemplo, uma página de vendas é um ativo valioso.

Isso porque, é possível incluir descrições completas sobre seus produtos e serviços, informações importantes sobre a marca e instruções sobre entrega.

Com isso, você transmite mais credibilidade ao consumidor, que se sente mais confortável e encorajado para considerar suas soluções.

Aumenta seu alcance

Uma página de vendas é… uma página! Logo, ela possui uma URL e pode ser facilmente compartilhada em qualquer lugar da internet.

Além disso, é possível otimizá-la utilizando as melhores práticas de SEO para aumentar o posicionamento e obter um tráfego maior e mais qualificado.

Tudo isso significa mais visibilidade para o seu negócio e, com isso, mais oportunidades de conversão.

Aumenta as taxas de conversão

Sua página de vendas precisa contar com elementos capazes de chamar a atenção do leitor e conduzi-lo à conversão.

Logo, é possível se antecipar a possíveis objeções do cliente em potencial, tornando a solução mais atrativa.

Em resumo, uma boa página de vendas é capaz de cobrir todos os “flancos”, fazendo com que suas taxas de conversão possam crescer.

Como criar páginas de vendas otimizadas?

pessoas reunidas em volta de uma mesa com papéis, discutindo sobre o design de uma página de vendas

Agora, vamos à prática! Separamos alguns passos fundamentais que você deve seguir para criar landing pages de vendas capazes de atingir bons resultados. Vamos a eles:

Crie um título atrativo

O título da sua campanha é a primeira coisa que irá prender a atenção do potencial cliente. Por isso, capriche na criatividade, mas sem abrir mão de uma descrição objetiva sobre a solução oferecida.

Uma simples leitura do título é capaz de despertar o interesse do visitante, passando uma boa ideia sobre o que se trata. Isso aumenta as chances dele continuar na página e, quem sabe, realizar uma compra.

Faça uma descrição inteligente

Uma vez que o título tiver capturado a atenção do leitor, a descrição do produto ou serviço é o próximo elemento que deve impactar o lead e impulsionar a conversão.

Portanto, inclua informações relevantes sobre a solução, como tamanho, funcionalidades, técnicas, modos de usar e até mesmo preço.

Além disso, liste todos os benefícios e diferenciais que conseguir pensar. Afinal, você quer que o cliente perceba todas as vantagens de adquirir o seu produto para aumentar as chances de sucesso da página.

Aqui, é possível usar técnicas de escrita persuasiva, como copywriting e Storytelling, para tornar a landing page ainda mais interessante.

Crie vídeos dos produtos

Elementos visuais como imagens e vídeos dos seus produtos tendem a agradar ao público e aumentar as chances de conversão.

Já há alguns anos, existe uma forte tendência entre os consumidores digitais de assistir reviews das soluções que desejam adquirir.

Com isso, sabemos que o formato em vídeo é bem recebido e pode fazer toda a diferença para a sua página de vendas.

Neste caso, estamos claramente falando de vídeos descrevendo e testando o produto Esse material deve gerar credibilidade à sua página de vendas.

Tendo em vista que o cliente não pode provar um produto online antes de comprá-lo, um bom vídeo demonstrativo pode ser o incentivo final em um processo de compra.

Compartilhe depoimentos dos seus clientes

Depoimentos reais de clientes são ótimas maneiras de aumentar a credibilidade do seu anúncio.

Afinal, estamos falando de relatos sobre consumidores que gostaram da solução adquirida e tenham coisas positivas a falar sobre a sua marca.

Relatos de quem já experimentou a sua solução são formas de quebrar eventuais objeções ou desconfianças do lead.

Esse recurso é conhecido como prova social, um gatilho mental valioso para suas páginas de vendas.

Apresente sua marca

Os gatilhos mentais de urgência e escassez devem ser trabalhados em conjunto para “acelerar” o processo de venda.

No caso da urgência, trabalhe a ideia de que o consumidor possui um tempo limitado para adquirir a solução.

Já sobre o gatilho de escassez, deixe claro que existe um número limitado de produtos à disposição e que ele pode acabar a qualquer momento.

Assim, você pode unir esses dois elementos para criar chamadas para ação (CTAs) engajadoras e eficientes, como:

  • “A promoção acaba amanhã!”;
  • “Temos só 5 unidades deste produto”;
  • “Nosso estoque pode acabar a qualquer momento, então corra para garantir o seu”;
  • “Última oportunidade”.

Não esqueça do CTA!

Como já adiantamos no tópico acima, o CTA é parte fundamental de uma página de vendas. Afinal, a chamada para ação funciona para te aproximar do objetivo principal da landing page: a conversão.

Um CTA deve ser acompanhado de um link de direcionamento para outro destino e costuma ficar no final da página. No caso da página de vendas, é provável que seja a página de pagamento da sua loja virtual.

Exemplos simples de Call to Action como “Compre agora” ou “Faça seu cadastro” já são capazes de transformar o desempenho da sua página.

No entanto, o ideal é pensar na chamada ideal para cada promoção, personalizando ao máximo a campanha publicada.

E-book gratuito Ideal Marketing com os melhores gatilhos mentais para aumentar as vendas

As diferenças entre página de vendas, marketplace e e-commerce

É comum existir certo nível de confusão entre uma página de vendas e uma loja virtual ou marketplace. Mas não se preocupe, vamos explicar a diferença.

Já abordamos o conceito de landing page de vendas, mas vale reforçar que se trata de uma página de captura com foco na conversão. No entanto, a compra não é realizada nela: o usuário é direcionado a um outro ambiente para adquirir o produto ou serviço.

A loja virtual é um site com estrutura para anunciar, postar, vender e enviar produtos. Neles, os clientes conseguem monitorar seus pedidos, visitar compras antigas e navegar por diversas páginas diferentes.

Um marketplace, por sua vez, é um ambiente que hospeda diversas lojas e vendedores em um só lugar. Assim, os usuários podem comprar de diversas marcas em um mesmo ambiente. Um exemplo de marketplace é o Mercado Livre.

Portanto, a página de vendas existe para promover suas soluções com elementos atrativos. Já e-commerces e marketplaces são ambientes com foco no processo de vendas.

Isso significa que o seu negócio pode ter cada um deles. Também é possível usar o CTA da campanha para levar o consumidor ao checkout na sua loja virtual!

É hora de criar páginas vendedoras para o seu negócio!

Nosso conteúdo abordou o conceito e as características de uma landing page de vendas, suas principais vantagens e como criar páginas otimizadas para vender seus produtos e serviços na internet.

Além disso, explicamos a diferença entre página de vendas, e-commerce e marketplace, e como integrar esses recursos e otimizar suas vendas.

Com base nesses insights valiosos, crie landing pages vendas capazes de atrair e converter seu público-alvo e veja suas vendas subirem exponencialmente!

Gostou do conteúdo? Então confira outros materiais do blog Ideal Marketing sobre marketing, gestão e vendas e continue aprendendo.

Como escolher uma ferramenta para criar landing page

7 Principais erros que a sua empresa comete ao fazer o marketplace

Chegou a hora de criar a landing page Ideal!

ebook-landing-pages

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!