Web Stories: o que são e como criar stories para o Google

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Publicado: 21 de março de 2023 | Atualizado: 23 de março de 2023.

Web Stories são um formato de conteúdo para o Google, como os Stories do Instagram, que permite o compartilhamento rápido de informações. Entenda como seu site pode atrair tráfego orgânico e captar leads com esses ativos.

O Marketing Digital se adapta às rápidas mudanças na internet e no comportamento dos usuários que consomem conteúdo. As empresas têm se preocupado em descobrir qual o melhor formato para divulgar suas informações.

Pensando nesse dinamismo, o Google desenvolveu o Google Web Stories, formato similar aos famosos Stories do Instagram.

Esse formato estilo carrossel reúne diversos cards que utilizam texto e imagem para compartilhar o conteúdo. Com ele, os usuários conseguem ter acesso às informações de forma mais simples e intuitiva.

Quer conhecer mais desse modelo? Acompanhe o artigo e entenda como sua marca pode trabalhar com essa inovação!

O que são Web Stories?

Web Stories são um canal que utiliza o formato de card para divulgar conteúdos. Esses ativos seguem o modelo de stories do Instagram e têm objetivo facilitar a experiência do usuário ao consumir informações online.

O modelo é indicado para visualização no mobile, isso porque as telas ocupam completamente do display do smartphone.

Ao utilizar, o usuário desliza o dedo pelos cards para ter acesso ao card seguinte, dinâmica de rolagem lateral comum nas redes sociais.

Nessa configuração, o uso de elementos visuais é o principal atrativo. No entanto, é fundamental se atentar ao texto para produzir informações relevantes e de qualidade.

O formato de conteúdo em stories foi desenvolvido pelo Snapchat em 2011. Depois disso, as principais redes aderiram ao modelo, como o Instagram, Twitter, Facebook, Youtube e Linkedin.

Por conta dessa mudança na forma de consumo dos conteúdos, o maior buscador do mundo também aderiu aos stories.

Passo a passo para encontrar os Web Stories

Para conseguir encontrar os Web Stories é necessário abrir o aplicativo Google no celular. A primeira tela é a seção “Discover” do app, onde estão localizados as indicações personalizadas de conteúdos para os usuários.

Logo abaixo, ao rolar a tela, é possível encontrar as opções disponíveis de stories.

Não deixe de acompanhar os Web Stories criados pela Ideal Marketing e descubra mais sobre novos formatos de conteúdo. Além de dicas valiosas sobre Marketing Digital!

Benefícios de criar Web Stories

Pegar o celular e passar horas deslizando entre vídeos e fotos nas redes sociais se tornou um comportamento comum.

Por esse motivo, no curto período em que os stories foram implementados, as marcas têm desenvolvido cada vez mais conteúdos de qualidade para o formato.

Isso faz com que o engajamento dos usuários aumente, já que agora eles têm acesso a um material de rápido consumo e fácil entendimento.

Além disso, o Google agregou as plataformas de Adsense e Admanager aos Web Stories, possibilitando a monetização desses ativos.

Outro ponto crucial dos stories do Google é seu uso dentro da estratégia de Marketing de Conteúdo. Isso porque, dentro dos cards é possível adicionar links que direcionam para outros materiais ou landing pages.

O Web Stories também oferece a possibilidade de análise de métricas com o Google Analytics. Esta ferramenta permite descobrir a origem dos acessos, quanto tempo o usuário ficou na tela e muito mais.

Com essas informações, a marca consegue entender seu público mais a fundo e produzir conteúdos personalizados.

Vale lembrar que os stories de outras plataformas são apagados em 24h. No modelo do Google, os cards são permanentes e podem ser acessados a qualquer momento.

Por fim, esse formato permite que a marca seja criativa e desenvolva uma experiência intuitiva para que os usuários aprendam mais com ela.

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Dicas para criar Web Stories

Agora que você já sabe o que são os Web Stories e quais seus benefícios, chegou a hora de desenvolver conteúdos excelentes para o seu público.

Confira a seguir as dicas:

Ative os Web Stories

O primeiro passo para utilizar o formato é a ativação. Para isso, é preciso acionar o plugin de Web Stories para o WordPress seguindo os seguintes passos:

  • Faça login no painel de administrador;
  • Vá para aba “Plugins“;
  • Clique em “Adicionar novo“;
  • Busque por “Web Stories“;
  • Selecione a opção “Instalar agora“;
  • Clique na opção “Ativar“.

Crie uma boa narrativa

Esse formato de conteúdo é rápido e dinâmico, isso significa que seus conteúdos também devem seguir essa premissa.

No entanto, não deve ser um material de má qualidade e que não agregue valor ao leitor. Por isso, desenvolva uma narrativa sólida e bem construída, interligando os cards e contanto uma história coesa.

Seja criativo no design

Para prender a atenção do usuário e conseguir passar todas as informações necessárias, é preciso alinhar texto com imagem, ainda mais em um canal como o stories.

Sendo assim, invista em imagens de alta qualidade e chame a atenção do leitor com animações. Além disso, não utilize fotos com bordas e foque em vídeos curtos.

Esses detalhes fazem toda a diferença para quem está visualizando os Web Stories, seja no smartphone ou no desktop.

Atenção na Copy

Copywriting é a produção de textos persuasivos para ações de marketing.

Dentro dos Web Stories se atentar a um texto bem escrito é fundamental. Isso porque, nesse formato o espaço para trabalhar é curto e deve ser bem pensado.

Para isso, escreva textos breves, informativos e que instiguem o leitor a tomar ação que você quer. Como por exemplo: conferir outro conteúdo ou deixar seu e-mail para receber um material específico.

Fique de olho no SEO

Os stories, assim como publicações em blogs e redes sociais, possuem boas práticas que devem ser levadas em consideração.

O SEO para esse formato segue uma linha parecida ao dos blog posts, no entanto é preciso se atentar ao comportamento do usuário ao consumir esse tipo de conteúdo.

As boas práticas incluem:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Títulos curtos;
  • Legendas para os vídeos;
  • Possibilidade de visualização em desktop;
  • Imagens de boa qualidade e no tamanho correto.

Utilize os Web Stories para cativar o usuário!

A imagem mostra uma moça de cabelo preso e jaqueta jeans mexendo no celular.

Os Web Stories são um formato de compartilhamento de conteúdo rápido e dinâmico que tem conquistado o tempo dos usuários na internet.

Tudo isso ao utilizar uma linguagem simples e de qualidade para informar e divertir as pessoas no ambiente online.

Além disso, esse modelo permite que a marca trabalhe a aproximação com o público e concede oportunidades únicas de geração de leads e conversões.

Para isso, a empresa deve conhecer bem seu público e produzir os materiais ideais.

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