Digital Analytics: o que é, importância e como aplicar na prática

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Publicado: 19 de julho de 2023 | Atualizado: 20 de julho de 2023.

Digital Analytics é a coleta, metrificação e análise de dados de performance dos canais digitais de marketing do seu negócio. Gere insights e crie estratégias de alta performance para sua empresa na internet. 

Na era do Marketing Digital, a análise de dados tem papel fundamental para qualquer empresa em suas estratégias de divulgação online. 

Por isso, o Digital Analytics precisa fazer parte do processo de trabalho do seu negócio. Por meio das ferramentas de análise, é possível monitorar o desempenho de uma série de estratégias e impulsionar sua performance de forma efetiva.

Essa abordagem te ajuda a interpretar e gerar insights valiosos com base nas informações geradas nos seus canais digitais. As ideias podem ser implementadas em diversos setores da sua marca, como atendimento ao cliente, gestão, marketing e vendas.

Para saber como fazer isso e muito mais, continue a leitura do conteúdo que preparamos para você com tudo sobre Digital Analytics. Veja os principais tópicos do artigo a seguir:

Pessoa mexendo em um mouse de computador com gráficos projetados em sua frente

O que é e como funciona o Digital Analytics?

Digital Analytics, traduzido do inglês como “análise de dados digitais”, é o conceito que engloba a coleta, mensuração, aplicação e monitoramento dessas informações nas estratégias online. 

Portanto, essa ciência busca usar todos os dados gerados em canais digitais para resultar em esforços mais assertivos por parte das empresas. E um dos setores que mais tem a ganhar com isso é o de Marketing.

Por isso, vemos estratégias como Data-Driven Marketing ganharem cada vez mais relevância no mercado, fugindo da abordagem tradicional baseada em opiniões e achismos. 

Fato é que, nos tempos atuais, utilizar os dados gerados por toda a internet é uma obrigação para empresas que buscam sucesso. 

Estamos falando de um ambiente acessado diariamente por bilhões de pessoas, que, por sua vez, compartilham dados valiosos o tempo todo. Assim, deixá-los de lado para continuar apostando em palpites não faz o menor sentido!

O Digital Analytics te orienta a analisar essas informações com foco em aprender mais sobre sua própria marca, público-alvo e nicho de mercado. 

Com base nessa mensuração, você consegue aprimorar sua tomada de decisão com base em dados reais e concretos para obter resultados cada vez melhores.

Quais são os principais benefícios do Digital Analytics?

Há uma série de vantagens que podem ser obtidas a partir do uso correto do Digital Analytics. Neste tópico, separamos as principais para você:

Maior entendimento sobre as necessidades do consumidor

Pouquíssimas coisas são mais valiosas que saber exatamente do que seu cliente busca e precisa, especialmente na internet. E é exatamente isso que o Digital Analytics proporciona. 

Com base nesse grande volume de informações, é possível criar uma jornada do cliente precisa e construir estratégias com base nisso. 

Afinal, com os dados digitais do seu público-alvo à disposição, fica mais fácil identificar pontos de contato, criar oportunidades atrativas e conquistar o consumidor.

Lembre-se: saber com quem você precisa se conectar e como você precisa fazer isso te ajuda a poupar tempo e dinheiro. 

Logo, seu planejamento de marketing digital passa a contar com diferenciais que te fazem abrir distância para a concorrência. 

Compreensão sobre padrões de comportamento

Uma visão completa das informações sobre o público nas suas diferentes plataformas digitais possibilita compreender padrões de comportamento.

A partir deles, então, é possível maximizar os resultados dos seus esforços de marketing digital. 

Um exemplo simples tem a ver com sua produção de conteúdo. Como saber que tipo de material produzir para gerar mais visualizações, cliques, leads e vendas? O Digital Analytics responde isso para você!

Basta monitorar todas as publicações da sua marca em diferentes canais e conferir os posts com mais sucesso em cada uma dessas métricas. 

Assim, é possível replicar os elementos que levaram esses conteúdos a alcançar bons resultados nas suas demais produções.

A mesma lógica se aplica para outros indicadores que você escolher monitorar. Com o Digital Analytics, você consegue identificar padrões e planejar seus próximos passos para tirar proveito desses insights! 

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Mensuração de táticas e estratégias

Com o Digital Analytics, toda estratégia da sua marca que tenha o respaldo de um dado digital pode ser aprimorada. 

Isso te ajuda a sair do escuro na hora de definir seus próximos passos não só no marketing digital, mas também na gestão da empresa como um todo.

Monitorar e medir os indicadores certos traz uma visão clara do que precisa ser feito para otimizar uma estratégia e o que deve ser continuado.

Sem utilizar os dados digitais, tudo passa a ser baseado em opiniões e achismos, e toda tática que você implementar tende a fracassar.

Dentro do universo do Digital Analytics, há indicadores-chave (KPI) fundamentais, como:

Aumento na Previsibilidade

A previsibilidade se constrói a partir do uso inteligente de dados. Utilizando o Digital Analytics, você consegue ter segurança nas ações tomadas e conferir estabilidade financeira e comercial ao seu negócio. 

Boa parte dos seus dados vêm da internet, e eles precisam ser aplicados nas suas decisões. Com isso, você reduz riscos e prejuízos para os cofres e a imagem da sua marca. 

Que negócios podem adotar essa estratégia?

Todo e qualquer tipo de negócio pode se aproveitar dos benefícios do Digital Analytics. A internet ajudou a transformar o mundo no que conhecemos hoje, influenciando hábitos de consumo e aproximando as marcas de seus clientes.

O ambiente digital passou a ser alimentado por informações valiosas, com bilhões de pessoas aproveitando a comodidade de um smartphone para realizar atividades online, gerando inúmeros dados no processo. 

Diante disso, empresas de todos os ramos de atuação passaram a enxergar a internet como uma fonte inesgotável de dados importantes para otimizar suas estratégias.

É por isso que seu negócio pode adotar o Digital Analytics, seja ele qual for. É preciso saber como se aproximar do seu público-alvo do jeito certo, utilizando estratégias como o Marketing de Conteúdo para te ajudar. 

Dados, gráficos e outros elementos de Digital Analytics

4 ferramentas de Digital Analytics para te auxiliar

Como você pode imaginar, existem diversas ferramentas que fornecem dados digitais e que podem fazer parte do seu planejamento. A grande pergunta é: como escolher a melhor opção para o seu negócio? 

Decidimos facilitar a resposta dessa pergunta para você, listando 4 das mais populares. Vamos a elas: 

1 – SEMRush

Começamos pelo SEMRush, um dos softwares mais conhecidos e utilizados do mercado. A ferramenta conta com dados sobre buscas por palavras-chave, tráfego orgânico, campanhas de mídia paga e mais.

Trata-se de um serviço pago que conta com recursos avançados de SEO, Marketing de Conteúdo e redes sociais, sendo ideal para quem possui bons conhecimentos de Marketing Digital e quer melhorar seus resultados.

2 – Google Analytics

O Google Analytics, já com a atualização do GA4, é a principal ferramenta de dados gratuita do mercado. 

Ele é fácil de instalar e possui uma interface bastante simples e intuitiva, sendo valioso para qualquer empresa que possua um site e/ou aplicativo. 

Você consegue monitorar dados de tráfego e engajamento, com métricas exclusivas da nova versão da ferramenta, como as sessões engajadas por usuário.

3 – Adobe Analytics

Mais uma das principais ferramentas digitais pagas, o Adobe Analytics é utilizado para acompanhar as ações do usuário em tempo real. 

Portanto, é possível fazer testes A/B com campanhas diferentes sendo veiculadas ao mesmo tempo para conferir qual delas tem maior aderência. 

Trata-se de um software versátil, com recursos preditivos e outras atribuições que permitem à sua empresa ficar na frente da concorrência.

4 – Google Search Console

O GSC possui uma série de insights direcionados às origens do seu tráfego e à saúde do seu site. 

O Google Search Console destrincha o desempenho das suas páginas nos resultados de pesquisa do Google, Discover e no Google Notícias. 

É possível ver quais destinos tiveram mais visualizações e cliques em um período de tempo nesses três ambientes, sendo fundamental para quem busca posicionar conteúdos noticiosos e Web Stories.

Ele também indica se suas URLs estão indexadas, permite solicitar a remoção de links prejudiciais e demais melhorias que forem necessárias.

Sendo assim, é um recurso que oferece métricas bastante técnicas, apesar de extremamente simples de se usar.

Use os dados digitais a seu favor!

Se você chegou até aqui, tenha certeza que o Digital Analytics já pode fazer parte das suas estratégias online. Exploramos o conceito, seus benefícios, mostramos que qualquer negócio pode adotar essa prática usando as ferramentas certas.

Aproveite tudo que aprendeu no decorrer do material para usar os dados digitais da sua empresa a seu favor com inteligência.

Com isso, você pode compreender melhor as necessidades dos seus clientes e conquistar um espaço cada vez mais sólido na internet.

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