Google Analytics 4: saiba o que muda e como configurar o GA4 na sua marca

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Publicado: 5 de julho de 2023 | Atualizado: 6 de julho de 2023.

O Google Analytics 4 é a nova versão padrão da ferramenta de análise de dados do buscador. Portanto, é hora de saber como migrar a sua propriedade da versão universal para o GA4 e aproveitar as novidades da atualização. 

O universo digital é dinâmico e obriga toda e qualquer empresa a se adaptar – até mesmo o Google.

Em 2005, quando o buscador lançou o Google Analytics, o foco das estratégias digitais estava voltado para os sites. Mas, com a popularização dos dispositivos móveis com acesso à internet, esse cenário mudou.

É por isso que, em 2020, a empresa lançou o Google Analytics 4, que veio para se tornar a versão padrão da ferramenta.

Um dos objetivos da novidade era ir além das pageviews e dos sites, passando a também contemplar os aplicativos. Três anos depois, isso já é uma realidade.

Desde 1º de julho de 2023, o Universal Analytics deixou de existir. Com isso, o GA4 virou a propriedade principal do software de análise de dados do Google, trazendo novidades e promovendo mudanças importantes na plataforma.

Para entender melhor o que muda com a chegada do Google Analytics 4, como se adaptar e como preparar seu site ou aplicativo para essa mudança, continue a leitura do nosso artigo!

O que é o Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 – abreviado como GA4 – é a nova versão de uma das principais ferramentas digitais do mercado. 

15 anos depois de lançar o Universal Analytics, o GA4 foi iniciado em 2020 para, com o passar do tempo, substituir o UA e se tornar a propriedade padrão do Google Analytics

Em 2022, o Google anunciou que o GA Universal deixaria de processar dados para dar lugar ao GA4 a partir de 1º de julho de 2023 – e esse dia chegou. Para os usuários do Google Analytics 360, o prazo é 1º de outubro de 2023. 

O Google Analytics 4 surgiu para atender às novas demandas e realidades do mercado, como a proteção de dados e o fim dos cookies de terceiros nos navegadores. 

Sendo assim, a ferramenta não depende mais de sessões. Agora, o GA usa dados com base em eventos, sem medição de cookies, e conta com controles de privacidade.

Além disso, a nova propriedade muda toda a interface da ferramenta e passa a oferecer métricas e recursos voltados para os aplicativos. Mas, como funciona o GA4? 

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Como o Google Analytics 4 funciona?

A forma que o Google Analytics 4 coleta os dados é diferente da versão universal. Em vez de metrificar sessões em um site (ou pageviews), o Google se baseia nos eventos gerados em sites e também nos aplicativos. 

Um evento é gerado sempre que o usuário realiza uma ação no site ou app, como clicar em um menu, fazer uma pesquisa ou navegar pela barra de rolagem. 

Dessa forma, o GA4 consegue:

  • Coletar mais informações sobre a jornada do cliente;
  • Utilizar modelagem comportamental:
  • Oferecer estimativas de conversão;
  • Fornecer previsões e orientações sem modelos complexos;
  • Fazer integrações diretas com aplicativos de mídia.

Vale dizer que o GA4 é uma ferramenta projetada para se adequar não só às tecnologias já estabelecidas, mas também para o futuro. 

Prova disso é que a versão investe no aprendizado de máquina (Machine Learning) para aprimorar os relatórios e obter insights ainda mais aprofundados sobre o comportamento do usuário.

Ademais, isso facilita realizar análises multiplataforma. Como já mencionamos, o foco em aplicativos é parte fundamental do GA4, mas isso também significa que as empresas conseguem monitorar seus apps e sites de forma unificada.

Por que migrar para o Google Analytics 4?

Você precisa migrar do Universal Analytics para o GA4 porque, acima de tudo, a versão anterior já deixou de processar dados. 

Mas, para além da obrigatoriedade da mudança para todas as propriedades do Google Analytics, a nova versão da ferramenta representa uma evolução importante no universo de digital analytics

Os dados e relatórios disponíveis são mais robustos e avançados, o que permite planejar suas ações e prever resultados com mais precisão. 

No mais, os recursos de coleta e análise de dados fazem com que você consiga visualizar a jornada do cliente por completo e estruture ações acertadas para cada etapa. 

Dashboard do Universal Analytics, que foi substituído pelo GA4

Quais as diferenças do Universal Analytics para o GA4?

É fato que muito mudou com a chegada do GA4. Portanto, é necessário entender melhor cada uma dessas mudanças para você conseguir se adaptar e aprimorar suas estratégias de Marketing e vendas. 

Controle de privacidade de dados

Conforme nós já mencionamos acima, o novo Analytics oferece uma proteção ainda maior aos dados dos usuários que a versão anterior. 

Isso acontece porque o GA4 não depende dos cookies para coletar suas informações. Ele utiliza modelagem de dados via machine learning para obter informações e fornecer relatórios precisos. 

No mais, ele também não armazena endereços de IP do usuário, outro fator importante para zelar pela segurança das informações obtidas.

Ainda, o novo GA também oferece recursos voltados ao cumprimento da LGPD por parte das empresas. 

Isso permite obter o consentimento do usuário assim que ele acessar o seu site, além de disponibilizar recursos para remover dados solicitados pelo visitante. 

O GA4 é uma ferramenta multiplataforma

Agora, o Google Analytics oferece uma visão completa sobre o comportamento do usuário, seja onde for. 

Afinal, a ferramenta passa a ter um funcionamento multiplataforma que, independentemente do canal utilizado pelo visitante, consegue monitorar seu comportamento de forma assertiva. 

Google Analytics + Google Ads

Outra mudança importante do GA4 é a integração com o Google Ads, a principal ferramenta de anúncios do mercado. Com isso, você consegue compreender melhor e otimizar suas campanhas de mídia paga.

Pense conosco: ao ter uma visão de toda a jornada do usuário, é possível monitorar todos os pontos de contato que seus clientes realizam até a compra. 

Além disso, também permite analisar em que momento eles tendem a abandonar o funil de conversão, entre outras ações. 

Machine Learning

O ponto principal do uso da tecnologia de Machine Learning no GA4 é modelar os dados do usuário sem comprometer sua privacidade e segurança. 

Ele conta com recursos preditivos que permitem compreender o comportamento do usuário na medida em que ele interage com seu site ou app. 

Você também pode aproveitar esses insights no Google Ads, sendo possível criar públicos preditivos e exportá-los para suas campanhas. 

Coleta de dados baseada em eventos

Essa mudança do GA4 em relação ao Universal Analytics é uma das novidades fundamentais da plataforma. Isso porque, agora, as visualizações de página deixam de ser o único fator utilizado para monitorar as ações do usuário.

Com o Google Analytics 4, você consegue monitorar todas as ações que um visitante realiza em uma de suas páginas, como:

  • Downloads;
  • Cliques;
  • Rolagens;
  • Pesquisas;
  • Preenchimento de dados.

Tudo isso torna o GA4 uma versão mais poderosa que o Universal Analytics. Agora é possível ir além dos recursos tradicionais e estruturar análises mais completas e aprofundadas sobre as métricas dos seus canais.

Conheça as novas métricas do GA4

Em meio a tantas mudanças relevantes, é natural que o Google Analytics 4 também conte com métricas próprias para coletar e processar dados. 

Com elas, é possível monitorar as informações dos seus usuários com maior assertividade e, com isso, otimizar todas as suas estratégias digitais. Vamos às principais. 

Sessões engajadas

Uma sessão engajada acontece quando o usuário deixa sua página ou app em primeiro plano por pelo menos 10 segundos. Caso ele saia antes dos 10 segundos, contará como uma rejeição.

Além disso, só valem as interações em que o internauta permanece de maneira ativa no seu canal. Caso ele fique em segundo plano, o GA4 não contará como uma sessão engajada. 

Você pode consultar suas sessões engajadas na barra de pesquisa da ferramenta, que oferece diversos insights auxiliares para complementar sua busca. Veja no exemplo a seguir:

Print do Google Analytics da Ideal Marketing com insights gerados a partir da busca por "sessões engajadas".

Sessões engajadas por cada usuário

Além de contabilizar as sessões engajadas, o GA4 também consegue discernir quantas vezes cada usuário retornou por meio do seu ID.

Dessa forma, é possível saber quantos usuários são novos e quantos são recorrentes no seu site e aplicativo. 

Tempo de engajamento

Parte essencial do Google Analytics 4 é a possibilidade de metrificar o comportamento do seu público também nos apps. E como já mencionamos, a nova propriedade coleta dados com base em eventos, e não pageviews.

Em meio a esses eventos, você pode verificar o tempo médio em que os usuários permaneceram com seu site ou aplicativo aberto em primeira mão. 

Afinal, como já mencionamos, o GA4 consegue identificar se o visitante está de fato engajado com sua marca e a duração de cada sessão concluída. 

Taxa de engajamento

Por fim, não pode faltar a taxa de engajamento, que divide o número total de sessões pelas que engajaram.

Assim, o GA4 proporciona análises mais minuciosas e segmentadas sobre o comportamento do usuário – com os indicadores de engajamento sendo parte fundamental da propriedade.

Os maiores desafios do Google Analytics 4

Apesar das boas novidades do Google Analytics 4, também é preciso se adaptar aos desafios que a ferramenta apresenta. 

Antes de falarmos sobre os limites da ferramenta, vale pontuar que o limite de dados (hits) coletados a cada 30 dias continua o mesmo: 10 milhões de dados. 

Porém, existem algumas mudanças que, a depender do seu ramo de atuação, precisam ser contornadas:

Número de contas

Uma conta de Gmail pode criar e administrar até 1000 contas do Google Analytics.

Quantidade de propriedades

Cada conta no Google Analytics pode ter até 1000 propriedades para monitorar. 

Eventos por propriedade

É possível criar até 500 eventos por propriedade, e a partir daqui é preciso tomar mais cuidado. 

Afinal, por mais que seja um número considerável, não faz sentido sair medindo tudo sem antes planejar o que precisa ser mensurado de fato. 

Tempo de retenção de dados

Na maior parte dos casos, esse é o único ponto que você terá que se preocupar.

Os relatórios padrão da plataforma seguem funcionando normalmente. Porém, os relatórios gerados por você (exploratórios) só conseguem captar informações de um histórico de 14 meses.

Portanto, tenha isso em mente ao criar relatórios personalizados no Google Analytics 4. 

Como configurar o GA4?

Disclaimer: nem toda propriedade do Analytics precisa ser migrada para o GA4. Se suas propriedades foram criadas antes de 14 de outubro de 2020, elas utilizam o Universal Analytics e precisam ser configuradas.

No entanto, as propriedades criadas a partir dessa data já utilizam o Google Analytics 4 e não precisam de qualquer ação da sua parte. 

Se a migração for necessária, separamos um passo a passo bastante explicativo para você seguir e não ficar para trás:

  1. Acesse https://analytics.google.com e faça seu login no Analytics;
  2. Vá até a seção “administrados” e acesse a seção “propriedade”;
  3. Selecione o “Assistente de configuração do GA4”;
  4. Clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”. Isso permite que você associe a nova propriedade do GA4 à sua propriedade do Universal Analytics.
  5. Acesse sua propriedade do Analytics 4 e siga as sugestões do assistente de configuração da ferramenta. Ele irá te ajudar a coletar dados, veicular sua conta do Google Ads e definir o público-alvo das suas campanhas. 

Se ainda assim você tiver dúvidas ou dificuldades para fazer a migração, o Google preparou um conteúdo especificamente para isso

Ele conta com um passo a passo para o uso geral da nova versão, com insights sobre criação de anúncios e como definir configurações avançadas.

Faça sua migração e saia na frente da concorrência!

Com a chegada em definitivo do Google Analytics 4, o mercado digital ganha uma nova dimensão. A nova versão padrão da ferramenta coleta dados do usuário a partir de eventos, focando na proteção das informações obtidas.

Ademais, o engajamento do usuário passa a ser metrificado de diversas formas, indo de encontro com a possibilidade de monitorar não só sites, como também os aplicativos

Diante dessas oportunidades valiosas para o seu negócio, aproveite para migrar o seu Analytics para o GA4, dominar os novos recursos da ferramenta e sair na frente dos seus concorrentes. 

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