O que é Budget de Marketing e como calcular um orçamento adequado

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Publicado: 11 de janeiro de 2023 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2023.

O budget de marketing define o grau de investimento nas suas campanhas de divulgação online e offline. Com isso, você consegue atrair leads, conquistar clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Um bom planejamento financeiro é muito importante para fazer uma empresa crescer de maneira sustentável. Afinal, de nada adianta gastar mais do que se fatura.

É aí que fica claro o papel do budget: a definição de um orçamento adequado para cada setor de um negócio.

Assim, é possível entender o que deu certo e o que precisa ser ajustado para aprimorar a divulgação da marca. É por isso que a organização de um orçamento maleável para o marketing é fundamental.

Neste artigo você irá descobrir o que é budget de marketing, como ele impacta nos seus resultados e, é claro, como fazer do jeito certo.

O que é budget?

definir orçamentos

O budget é calculado a partir do orçamento total de um negócio. Ele define a quantidade de recursos que deve ser destinada para cada uma das áreas da empresa e costuma ser realizado anualmente.

Essa prática prevê todas as receitas e os gastos que o empreendimento terá no decorrer de um determinado período e, a partir disso, destina verbas para cada setor.

É importante que o budget leve em consideração os imprevistos que podem surgir durante o ano. Assim, é possível se preparar para fazer adaptações no orçamento.

Planejamento e budget devem caminhar juntos

O planejamento precisa ser ajustado com base no orçamento à disposição. Assim, o desperdício de recursos é evitado.

Outro benefício importante de se planejar com base no budget é a definição das metas de cada equipe.

Ao saber o grau de investimento em cada área da empresa fica mais fácil traçar objetivos para seus colaboradores.

O que é budget de marketing

O setor de marketing é um dos mais importantes da empresa, especialmente na hora de definir qual deve ser o orçamento para o próximo ano.

Essa área é responsável por alcançar o público-alvo, gerar leads e criar relacionamentos sólidos com os clientes.

Portanto, é preciso planejar o budget de marketing com cuidado para impulsionar o crescimento da empresa. Assim, nos próximos anos, pode ser que esse orçamento fique cada vez maior.

O budget destinado ao marketing pode ser usado em diversas ações, entre elas:

  • Publicidade paga (como links patrocinados, comerciais de TV e mais);
  • Ferramentas de marketing digital;
  • Patrocínios;
  • Conteúdos gráficos;
  • Novas contratações.

Embora existam alguns conceitos sobre o quanto do orçamento geral deve ser destinado ao marketing, a verdade é que só você consegue saber o número adequado.

Por isso, se baseie na sua experiência e nos objetivos do negócio, não em números estipulados por terceiros.

Os benefícios de estipular seu budget de marketing adequadamente

Ao estipular um budget de marketing adequado, você garante que os recursos da sua empresa sejam bem empregados.

Assim, é definido quanto será destinado para cada tipo de campanha e a distribuição do investimento é feito de forma correta, sem deixar nada sobrando ou faltando.

Além disso, ter um orçamento de marketing permite comparar os gastos planejados com os realizados. Ou seja, saber se os resultados financeiros foram positivos ou negativos.

Por falar nisso, um aliado importante para compreender ainda melhor o sucesso econômico da estratégia de marketing é o retorno sobre o investimento (ROI).

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As etapas para estipular o seu budget de marketing

As 4 etapas a seguir não podem ficar de fora na hora de estipular o budget de marketing anual do jeito certo:

1ª Etapa: Defina o orçamento total da sua empresa

Determine o orçamento total da sua empresa no decorrer do ano.

Para fazer isso, analise os resultados dos últimos 12 meses e os objetivos para o próximo ciclo. Só então decida quais devem ser as áreas com maior e menor investimento.

2ª Etapa: Decida seus objetivos de marketing para o próximo ano

Essa é a melhor forma de destinar verbas para cada campanha adequadamente: pensar nos objetivos que a empresa deseja que o setor de marketing alcance.

Assim, se tem uma boa noção de quais são os canais que precisa investir – e mais do que isso, quanto precisa investir em cada um deles.

3ª Etapa: Escolha seus canais de divulgação

Ao definir os objetivos do seu marketing, fica mais fácil saber quais são os canais que você precisa investir para atingir essas metas.

Com base nesse planejamento, estude essas praças e crie estratégias qualificadas para colocar em prática.

4ª: Etapa: Monitore o desempenho das suas ações

Analise o desempenho de cada uma das suas campanhas nos canais que você estipulou.

Os resultados são os indicadores perfeitos para avaliar o sucesso do budget de marketing.

É a partir disso que você consegue identificar o que precisa ser ajustado no orçamento para o ano seguinte e fazer essas alterações de maneira assertiva.

Entretanto, mesmo que você calcule o budget corretamente, é muito provável que precise fazer alguns ajustes nele no decorrer do ano. É aí que entra o forecast.

Mas afinal, qual é a diferença entre budget e forecast?

Budget e forecast são conceitos que caminham juntos, mas existe uma clara diferença entre eles.

O budget é o orçamento que determina quanto deve ser investido em cada setor de uma empresa no próximo ano.

Já o forecast é uma revisão desse orçamento que costuma ser feita todo mês. Ele permite o ajuste da distribuição de verbas com base nos resultados apresentados.

O forecast funciona como um mecanismo de controle sobre o orçamento total, garantindo que ele seja respeitado no final do ano e evitando que recursos sejam desperdiçados.

Se você sentir que precisa melhorar sua nutrição de leads, por exemplo, aumentar a verba das suas campanhas de e-mail marketing é uma ótima solução.

O investimento certo em Marketing faz sua empresa decolar

planejamento de estratégia

Ter um setor de marketing em pleno funcionamento é uma das chaves para fazer seu negócio se desenvolver de forma exponencial.

Por isso, o budget precisa ser feito do jeito certo, permitindo que você tenha os recursos adequados para atrair leads e aumentar as vendas. Com isso, seu orçamento total para o próximo ano será ainda maior.

Mas não se preocupe, as dicas que compartilhamos acima vão te ajudar a montar um planejamento que condiz com a realidade da sua empresa.

Assim, você terá espaço para ajustar seu budget conforme for necessário.

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