Metas SMART: descubra o que são e a importância delas para o seu negócio!

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Publicado: 31 de janeiro de 2022 | Atualizado: 31 de janeiro de 2022.

Metas SMART, você sabe o que são elas e a importância delas para o seu negócio? Bom, podemos te adiantar que sua equipe nunca mais será a mesma depois que conhecer e aplicar esse método!

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Já pensou ver sua equipe trabalhando de forma mais produtiva e motivada para tornar o seu negócio referência no mercado? Bom, com as metas SMART isso é possível!

Pois elas fazem com que os pontos de um plano de ação para alcançar o objetivo final da sua empresa sejam claros e objetivos, determinando o que cada um da equipe pode fazer pela empresa e pelo resultado.

Além disso, as metas SMART podem ser utilizadas também em situações até da vida cotidiana.

Então chegou a hora de conhecê-las, não é? Preparamos um conteúdo completo para te tirar todas as dúvidas sobre o assunto, confira!

Para começar a nossa conversa: o que são metas SMART?

O método SMART, de forma extremamente simplificada, é como se fosse um checklist que você usa para traçar suas metas.

Mas para explicar melhor, entenda que cada letra tem um significado, veja só:

S – Specific (em português, “específica”);
M – Measurable (em português, “mensurável”);
A – Attainable (em português, “atingível”);
R – Relevant (em português, “relevante”);
T – Time based (em português, “temporal”).

Todas essas siglas têm o seu papel na hora da definição dos objetivos do seu negócio de forma inteligente (por isso o nome “metas SMART”).

Para você conhecer melhor o significado dessas siglas, confira abaixo a descrição de todas!

S: Specific

Ao começar a utilizar o método SMART, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que todos que estão envolvidos em um projeto devem ter suas metas claras e bem definidas.

Para isso, o “S” vai te ajudar a tornar os seus objetivos específicos.

O resultado da utilização da primeira letra do método SMART é que você não torna esses objetivos algo genérico.

Ou seja, ao invés de planejar o “aumento das vendas dos cursos online da sua empresa”, você passa a pensar em “como aumentar as vendas dos cursos online da sua empresa em 10% em dois meses”.

Assim, o seu plano de ação se torna mais estratégico e a sua meta, específica.

Agora, para que você consiga, de fato, tornar o objetivo específico, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • O que esperamos alcançar com essa meta?
  • Por que essa meta é importante para o negócio?
  • Quem ficará encarregado por essa meta?
  • Onde o plano de ação será usado?
  • Qual a forma necessária para alcançar o objetivo final?

Para te ajudar com isso é necessário planejar. Veja um exemplo meta smart:

O que esperamos alcançar com essa meta?

Aumento de 10% nas vendas de cursos online em 2 meses.

Por que essa meta é importante para o negócio?

Para aumentar o lucro da empresa e, consequentemente, elevar o padrão de aulas remotas.

Quem ficará encarregado por essa meta?

Departamento de Marketing.

Onde o plano de ação será usado?

Em escolas particulares.

Qual a forma necessária para alcançar o objetivo final?

Cada colaborador da empresa deverá enviar um e-mail para um amigo dando desconto para um dos cursos disponíveis.

Desse modo, você e toda a sua equipe têm claro o que deverá ser alcançado.

M: Measurable

Além de específica, a sua meta precisa ser mensurável, pois só assim você saberá se o que foi traçado está progredindo positivamente ou não.

Pegando o exemplo meta SMART que vimos acima, suponha que você quer que quase todos os alunos que assistem aos cursos online da sua empresa se sintam satisfeitos e preparados.

Sem um acompanhamento dos números, você nunca vai conseguir descobrir se o plano de ação criado está surtindo efeito.

E se isso não acontece pode significar que você está perdendo dinheiro.

Para evitar que isso aconteça, basta responder a duas perguntas antes de criar uma meta mensurável:

  • Qual o resultado que esperamos chegar com essa meta?
  • Em quanto tempo vamos alcançar o objetivo final?

Então você pode seguir uma linha de raciocínio como essa:

Qual o resultado que esperamos chegar com essa meta?

Aumentar as vendas de cursos online em 10%.

Em quanto tempo vamos alcançar o objetivo final?

Em 2 meses.

A: Attainable

Sua meta é específica e capaz de ser mensurada? Ótimo, porque agora ela precisa ser atingível.

Mesmo que isso pareça ser bastante óbvio, é preciso prestar muita atenção na letra “M” do método SMART, pois se os seus objetivos não forem alcançados, isso pode gerar uma tremenda desilusão entre todos os membros da equipe.

E equipe desmotivada tem como consequência um negócio fragilizado.

Sendo assim, antes que você comece a criar a meta, se pergunte o seguinte:

  • Nos baseando no histórico e na situação financeira da empresa, é possível atingirmos essa meta?
  • Todos os colaboradores envolvidos acreditam ser capazes de atingir o objetivo final?

Considerando esses pontos, você e sua equipe passam a entender melhor se todo o plano de ação será efetuado com sucesso.

R: Relevant

Além de específica, mensurável e atingível, a meta também deve ser relevante. Não só para você, mas para todos da equipe.

Colaboradores que veem relevância no objetivo final têm mais tendência a se engajarem com a missão e trazer a lucratividade que o seu negócio tanto quer.

Ainda com o exemplo meta SMART que estamos elaborando, você tem o objetivo final de aumentar em 10% as vendas dos cursos online da sua empresa em 2 meses e ainda tornar os alunos preparados para enfrentar os desafios da profissão escolhida.

T: Time based

Por fim, o que falta para sua meta entrar no hall das metas SMART é torná-la temporal. Em outras palavras, as suas metas precisam ter um prazo.

No exemplo meta SMART que criamos mais acima, isso já está bem definido: em 2 meses as vendas dos cursos online devem aumentar.

As vantagens de aplicar as metas SMART no seu negócio

Agora que você sabe o significado de cada uma das letras das metas SMART, vamos apresentar agora as principais vantagens desse método para você!

Aumenta a produtividade de todos

Sim: as metas SMART são capazes de aumentar a produtividade de toda a sua equipe.

Afinal de contas, cada membro do projeto sabe quais são os pontos que devem ser alcançados em um prazo muito bem determinado.

Para você saber se realmente a produtividade da sua equipe aumentou, faça avaliação e entenda com seus colaboradores se a estratégia está indo como deveria.

Garante foco

Outra vantagem das metas SMART é tornar a equipe focada, uma vez que cada um sabe do seu papel dentro daquele projeto e quando é o quê precisa ser executado para que os resultados esperados sejam atingidos.

Torna o feedback mais fácil

O último benefício que vamos ressaltar sobre as metas SMART é a facilidade que você passa a ter em dar feedbacks para toda a equipe.

Isso porque as metas estão muito claras e você vai saber o que cada um precisa entregar para que todos sintam os efeitos do plano de ação.

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Como os resultados do seu negócio se tornam positivos com as metas SMART?

No fim das contas, o método SMART funciona para empreendedores que desejam que as metas sejam realmente claras e objetivas.

Não adianta, por exemplo, você dizer a toda a sua equipe que a empresa precisa aumentar as vendas, sendo que não há um objetivo final para isso.

Quando há algo bem definido, como o exemplo meta SMART elaborado há pouco, em que o aumento de 10% das vendas dos cursos online deve ser alcançado em dois meses, tudo passa a funcionar melhor.

Isso quer dizer que você não perde tempo nem dinheiro ao utilizar as metas SMART, pelo contrário.

As metas SMART podem alavancar a sua empresa!

elas podem alavancar sua empresa!

Bom, agora que você sabe o que é o método SMART e quais vantagens ele traz para a sua empresa, por que já não começar a sua aplicação agora mesmo?

Você vai ver que daqui um tempo utilizando as metas SMART, a produtividade de toda a sua equipe se tornará outra e cada vez mais clientes ficarão de olho no que a sua empresa é capaz de fazer por eles!

E se quiser saber mais sobre o mundo dos negócios, acompanhe nosso blog, você com certeza encontrará várias dicas para potencializar sua empresa e seu setor!

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