Big data e marketing: descubra como usar dados a favor da sua empresa

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Publicado: 19 de setembro de 2022 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2023.

O marketing baseado em dados já é uma realidade e está cada vez mais se tornando uma trend entre as agências ao redor do mundo. Aprenda como unir o big data ao marketing para alavancar suas campanhas do jeito certo.

Você já deve ter ouvido falar sobre o tal do big data, certo? O big data e marketing trabalham como aliados para o seu negócio. Afinal, não adianta ter um monte de informações se você não souber trabalhar com isso.

O big data é um dos pilares do marketing tecnológico. Este tipo de abordagem mudou a forma com que as empresas se comunicam com seus consumidores, por meio dele é possível personalizar grande parte das campanhas publicitárias.

Em suma, o big data é a união e a análise estratégica de um grande volume de dados relacionados ao seu negócio.

Neste artigo, vamos explicar melhor a relação entre marketing e big data e como fazer para dominar esses dois conceitos da melhor forma. Fique com a gente e entenda, desde já, todos os detalhes sobre esse assunto.

Entenda o conceito de Big Data

A imagem foca no braço de uma mulher, ela está utilizando uma caneta para fazer anotações na tela de um computador. Na tela está diversos gráficos.

A tradução literal para o termo “big data” é algo como “grandes dados”. Com ele, você coleta e analisa uma enorme quantidade de informações relacionadas à sua empresa.

De nada adianta, no entanto, ter os dados e não saber usar. Por isso, big data e marketing são trabalhados juntos. Assim, é possível transformar essas informações em algo valioso ao seu negócio.

Com o big data, é possível, por exemplo, prever o mercado e seus prognósticos, operações, gestão de talentos e identificação de problemas, entre outras coisas.

O big data e marketing podem, juntos, te dar mais firmeza em suas decisões. É muito melhor escolher um caminho quando você consegue prever o que pode encontrar por ali. Ou seja: assertividade na tomada de decisões.

Mas não é só isso: marketing e big data podem ampliar os caminhos, descobrir novas possibilidades e, assim, levar o seu negócio a outro nível.

Nos próximos tópicos, vamos trazer mais detalhes de como fazer essa junção, além de levantar outras questões importantes sobre esse assunto indispensável.

Como aliar Big Data e Marketing?

Para fazer o melhor uso do big data no marketing, você deve conhecer algumas estratégias para atrair mais leads e, assim, gerar mais taxas de conversão.

Estas duas estratégias podem se tornar um grande diferencial em vários processos do seu negócio, sejam eles internos ou externos.

Ao aliar as duas vertentes, sua empresa pode se destacar na hora de fazer análise de mercado.

O big data ajuda na previsibilidade e comportamento de consumo e, com isso, colabora para desenvolver estratégias que impactam o público-alvo de forma mais efetiva.

Dessa forma a empresa consegue entender com mais facilidade qual é a necessidade do cliente, a abordagem correta e a hora ideal de realizar as ações pensadas.

Ou seja, ter um profissional que entenda de big data no seu negócio é essencial para automatizar e otimizar processos. Por meio disso, a empresa consegue aumentar o engajamento da marca.

É possível também desenvolver novos produtos e serviços, integrar informações, analisar a concorrência e, claro, alcançar as metas.

Antes de aliar marketing e big data, é importante conhecer os 7 Vs que fazem parte deste conceito dos megadados, são eles:

  • Volume: diz respeito a quantidade de dados coletados;
  • Velocidade: é a agilidade para coletar e analisar esse material;
  • Vínculo: momento de entender a relação e a conexão entre esses dados;
  • Variedade: como esses dados são gerados e a forma em que estão estruturados;
  • Variabilidade: análise das variáveis desses megadados;
  • Veracidade: verificação da importância e utilidade para então descartar aqueles que são inúteis ou falsos;
  • Visualização: organização dos dados em maneiras mais fáceis de se analisar visualmente, como gráficos e tabelas.
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A diferença entre Big Data e Business Intelligence (BI)

Agora que você já entendeu como aliar big data e marketing, é importante fazer a diferenciação de dois conceitos próximos: Big Data e Business Intelligence (BI).

Apesar de complementares, eles têm algumas diferenças pontuais.

O BI é um sistema automatizado para importar o fluxo de dados de todos os tipos e assim fornecer informações que orientem nas suas tomadas de decisão.

Ou seja, o BI ajuda a decifrar e entender os dados coletados pelo Big Data.

Negócios que têm como meta a implementação do big data precisam, também, formar um time com experiência em BI.

Assim, marketing e big data, atrelados ao BI, formam uma base sólida de tratamento desses dados importantíssimos.

Sabendo usar todos esses conceitos juntos, a sua empresa diminui os riscos das tomadas de decisão. Isso porque elas passam a ser muito mais técnicas e embasadas em estatísticas.

Não ignore o big data!

A imagem mostra o braço de um homem, ele está levemente curvado sobre a mesa de um escritório observando uma ilustração com alguns gráficos.

Como você viu neste artigo, o big data e marketing devem andar juntos. Aliar o poder da análise de dados às suas tomadas de decisão eleva o nível do seu negócio.

Saber como atingir a persona e traçar boas estratégias de captação de leads não precisa ser um labirinto de estratégias sem sentido.

Utilizar dados para embasar suas tomadas de decisão é o melhor caminho a se seguir.

Bom, deu para entender um pouco mais sobre o conceito do big data e como o utilizar a seu favor, certo? Então, assine nossa newsletter para se atualizar e conhecer outros termos que vão te ajudar a crescer nos negócios!

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