Customer Data Platform (CDP): o que é e qual a sua importância
Na era digital, o público deve ser conquistado! Para isso, sua empresa precisa conhecer seus consumidores e nada melhor do que o Customer Data Platform para reunir informações valiosas. Entenda mais sobre esta plataforma no conteúdo a seguir.
O Customer Data Platform é um sistema que busca compreender os comportamentos online dos usuários para traçar um perfil de preferências e garantir produtos e serviços de acordo com o que é buscado.
Isto é descoberto de acordo com o suas pesquisas, perfis que segue nas redes sociais, entre outros mecanismos de coleta de dados.
Utilizar este modelo de machine learning torna sua empresa mais competitiva em relação ao mercado.
Com tantas marcas pela internet e tantos produtos sendo criados diariamente, produzir um material personalizado significa estar à frente de muitos concorrentes e criar uma identificação com o seu consumidor.
Entenda melhor sobre o Customer Data Platform abaixo e entenda o porquê ele é imprescindível para o sucesso do seu negócio. Confira!
O que é uma Customer Data Platform (CDP)?
O Customer Data Platform é uma plataforma que reúne informações de usuários vindos de várias fontes para unificar tudo em um banco de dados.
Além de ser um armazenamento, ele também gera relatórios com análises que resultam em um perfil de usuário.
De acordo com este perfil as marcas conseguem entender quais são as expectativas do cliente diante o mercado e à sua própria marca.
Essas informações reunidas pelo sistema podem variar de acordo com o segmento da empresa, e produto por ela comercializado, entretanto, os dados mais comuns são:
- Dados de sites de busca;
- Comportamento dentro de páginas na web;
- Tipo de relacionamento que o usuário possui com a empresa;
- Quais são as redes sociais em que ele mais interage;
- Dados demográficos e socioeconômicos.
Segundo pesquisas realizadas pela Microsoft, cerca de 53% dos usuários abandonam o site ou a página se não sentirem que estão passando por uma boa experiência.
Porém, para conseguir entender qual é este tipo de expectativa, é preciso estudar este cliente e entender suas preferências.
Como a plataforma funciona?
Para criar estratégias assertivas em relação ao usuário, a plataforma utiliza mecanismos especiais para coletar dados de origens diferentes e os analisar.
É possível afirmar que o trabalho realizado pela machine learning poderia estar nas mãos humanas, entretanto, a agilidade e a capacidade de cruzamento dos dados pela máquina é muito melhor.
Veja abaixo as funcionalidades do Customer Data que auxiliam no gerenciamento das informações:
Data Lake Management
Repositório de dados e informações que ainda não foram filtradas ou refinadas, isto é, um espaço que contém milhares de dados vindos de várias origens.
O data lake pode ser interligado ao Customer Data para analisar estas coletas e cruzar os conhecimentos relevantes.
Consent Management
Interface que estabelece a proteção dos dados coletados, de acordo com as novas políticas de segurança de dados do país, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os usuários precisam consentir em fornecer suas informações às empresas que, por sua vez, devem realizar o armazenamento e o uso com cuidado e segurança.
Data Lineage
Outra ferramenta que tem como objetivo a segurança dos materiais coletados.
Neste caso, o data lineage armazena os dados com as informações relevantes sobre eles, tais como: origem, uso, consentimento e qual caminho ele irá percorrer (onde ele será utilizado).
Built-in Function
Facilita a análise dos dados armazenados com modelos personalizados de busca para as informações mais relevantes à empresa contratante.
É uma das ferramentas fundamentais para o funcionamento do Customer Data Platform.
ID Resolution
Sistema que organiza as informações a ponto de começar a produzir entendimento sobre o perfil dos usuários que tiveram seus dados coletados.
Data Enrichment
Promove a conexão da plataforma Customer Data às principais fontes de pesquisas de cada país, como por exemplo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Geo-Behavior, entre outros.
Ativações Inteligentes
Após todo o tratamento dessas informações recolhidas e analisadas, esta ferramenta auxilia na criação de campanhas e anúncios de maneira mais segmentada, ou seja, focada em um nicho em questão.
Qual a diferença entre CDP e CRM?
As duas plataformas trabalham juntas e são fundamentais para garantir o melhor resultado quando o assunto é marketing digital.
Cada um desempenha funções específicas para garantir o sucesso do seu negócio de acordo com as respostas dos clientes ante as interações geradas.
O Customer Data Platform (CDP) tem como objetivo coletar, armazenar e analisar dados para traçar o perfil dos usuários em busca de gerar uma boa experiência para ele dentro dos canais digitais.
Já o Customer Relationship Management (CRM) é responsável por gerir os leads e os próprios consumidores que já se posicionaram em relação à marca e possuem alguma identificação com a empresa.
Utilizando as duas plataformas é possível garantir uma estratégia de marketing digital de sucesso e com alta rentabilidade.
Isso porque 91% dos usuários se sentem mais propensos a comprar de marcas que se identificam, se lembram e fornecem ofertas que consideram relevantes, segundo pesquisa da Accenture, empresa de consultoria e gestão.
Os benefícios de uma Customer Data Platform
A automatização de alguns processos dentro do marketing digital é muito vantajosa em relação a diversos fatores como tempo e precisão.
Além disso, poder contar com funcionários, que antes estavam presos aos processos, para que participem de projetos mais profundos e criativos é muito bom para as equipes.
O Customer Data Platform apresenta essas vantagens acima e mais algumas, veja:
Análise de dados e informações de maneira mais inteligente
O CDP reúne os dados que coleta de diversos canais e consegue analisar de maneira unificada, gerando resultados precisos em relação às respostas que precisamos.
De maneira mais perspicaz, o CDP auxilia nas tomadas de decisões.
Segurança das informações
A plataforma garante privacidade total de todos os dados coletados e ainda consegue atribuir a um único uso, que o usuário já está de acordo.
Organização do gerenciamento dos dados
A plataforma utiliza interfaces organizadas e tecnológicas para tratar das informações coletadas.
Desta maneira, fica mais fácil de realizar análises quando necessário, nada de papéis em cima da mesa e horas procurando e cruzando informações.
A tecnologia aliada aos seus objetivos!
O meio digital exige que as empresas estejam sempre atentas ao novo e se interessem em realizar mudanças.
A Ideal Marketing sempre se depara com clientes que ainda não conseguem enxergar como a tecnologia é importante para melhorar os resultados do final do mês.
Porém, com muita conversa, e juntos, é possível trabalhar com cenários diferentes em busca do sucesso.
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