Data Silos: o que são e como podem prejudicar seu negócio
Data silos são espaços de armazenamento de uma empresa que ficam isolados, essa prática causa pontos cegos e pode desencadear diversos problemas. Saiba mais no conteúdo a seguir.
A rapidez com que as ações digitais na internet acontecem é surpreendente e a tendência é se intensificar ainda mais.
É neste cenário que o data silos pode ser prejudicial às campanhas de marketing e tomadas de decisões como um todo.
A transição dos dados e informações de uma empresa deve ocorrer de maneira integrada e organizada, para que todos os times consigam ter acesso à elas.
O data silos é caracterizado como um repositório isolado de dados, ou seja, as informações coletadas são armazenadas em um local sem acesso ou integração com as demais ferramentas digitais.
Neste artigo abordaremos os motivos que fazem desse processo algo não recomendado, acompanhe e saiba mais.
O que são data silos e como eles se formam?
Os data silos são dados gerenciados por grupos específicos e que se mantém isolados dos sistemas que a empresa possui.
Esses “estoques” podem ocorrer quando certos setores de uma organização armazenam os dados coletados em plataformas offline, dispositivos incompatíveis ou em programas com alto grau de privacidade.
A nomenclatura “silos” vem dos locais em que se estocam os grãos e sementes para que não se degradem ou sofram contaminação.
Como o data silos representa uma idéia semelhante, se caracterizou com este termo.
Este tipo de armazenamento costuma ocorrer em empresas que cresceram de maneira exponencial e também por outros fatores, como:
- Problemas na segurança;
- Falta de profissionais capacitados para realizarem uma arquitetura digital efetiva;
- Alto grau de privacidade determinado por alguns setores de maneira independente;
- Plataforma e localizações físicas distintas dos demais aparelhos da empresa;
- Intenção de monopolizar informações a benefício próprio.
Todos esses fatores acima dificultam a indexação dos dados que já estavam armazenados de maneira offline.
Com isso, o fluxo entre essas informações e as análises feitas pelas empresas se torna mais difícil e ineficaz devido à lentidão.
Ter acesso às informações garante maior assertividade a qualquer organização, aumentando o nível de competitividade dentro do mercado e, claro, trazendo melhores resultados.
O data silos gera um ponto cego dentro do cotidiano, ponto esse que poderia estar integrado a outros sistemas e programas para uma melhor comunicação.
Os riscos gerados pelos data silos
Este tipo de “estoque” e armazenamento de dados é falho e pode acarretar diversos prejuízos aos negócios que mantiverem suas informações retidas em espaços como esses.
Para que você possa entender melhor esta questão, reunimos os principais riscos gerados pelos data silos em uma organização. Confira:
Alto gasto com armazenamento interno
Os data silos normalmente são repositórios físicos com capacidade de armazenagem reduzida.
Isso implica em investimentos de alto custo para a manutenção desses estoques, como por exemplo as máquinas que são utilizadas, a energia que elas precisam para funcionar, o espaço em que estão, entre outros.
Esses investimos podem facilmente ser aplicados em setores de inovação e marketing para, de fato, agregar mais valor à marca.
Falta de comunicação e dificuldade de ação
Para qualquer campanha de marketing, a análise de dados é fundamental. Este tipo de sistema dificulta esse processo de forma fluída, prejudicando seus resultados.
Apesar de cada setor trabalhar diferentes frentes, todos estão interligados por objetivos maiores. O fluxo de dados e informações são necessários para uma comunicação assertiva em busca do resultado final.
Falta de competitividade com o mercado
Para qualquer análise efetiva de campanhas, ações, produtos e qualquer outro tipo de métrica é necessário a análise frequente de dados e informações a respeito disso.
Relatórios, projeções e planejamento de cenários são pautados nesses dados coletados em algum momento da trajetória da empresa.
O big data possui um valor estratégico inimaginável e que precisa estar em alta rotatividade dentro de qualquer organização para sua própria saúde.
Falta de credibilidade
Sem análise de dados e com ações pautadas em informações imprecisas, qualquer estratégia está fadada ao fracasso.
A credibilidade de uma empresa pode evaporar com campanhas sem nexo, decisões tomadas sem estudo prévio e equipes perdidas.
É isso que a falta do contato com dados importantes acarreta.
Problemas de pessoal
Com uma política interna dificultada, o valor humano também começa a se desgastar com o tempo.
As pessoas não conseguem produzir bem quando estão trabalhando às cegas, isto porque qualquer ação deve ser baseada em informações relevantes.
Com os data silos, o acesso a essas plataformas é mais complicado, causando desgaste e ruído na comunicação e relação interpessoal entre os colaboradores.
Como fazer a integração dos silos de dados da sua empresa?
Nem tudo está perdido. É possível reverter este cenário de caos e conseguir fazer a integração dos data silos com os sistemas do seu negócio.
Para que isso aconteça, vale a pena reavaliar alguns critérios dentro da cultura organizacional.
Busque investir em profissionais de T.I mais capacitados, contratar softwares tecnológicos que trabalham com a integração de informações como os sistemas ERP, entre outros.
Uma auditoria interna no momento da integração dos dados também é uma alternativa assertiva para que nada escape e a empresa não tenha problemas no futuro – além de gerar um belo engajamento entre os colaboradores.
E, por fim, mantenha uma consistência em relação à coleta, manuseio e armazenamento de dados e informações.
Inove e renove!
Algumas tecnologias se tornam obsoletas de uma hora para outra. Acompanhar os avanços das máquinas, dos sistemas e da forma como o mundo trabalha não é fácil e fica muito pior quando se tem a cabeça fechada para o novo.
Processos antigos perdem espaço para novas tecnologias, por isso busque sempre entender essas mudanças e procure implementar aquelas que façam sentido para sua empresa.
Não se esqueça de manter uma comunicação clara com seu time, afinal de contas, uma relação bem estruturada é a chave para o sucesso.
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