Marketing Omnichannel: saiba o que é e as principais vantagens

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Publicado: 16 de junho de 2022 | Atualizado: 29 de julho de 2022.

O Marketing Omnichannel é a estratégia ideal para criar a melhor experiência de compra possível para seus clientes. Ela integra todos os canais de comunicação utilizados para interagir com os consumidores e possui o objetivo de gerar uma Brand Experience consistente e agradável.

Com a popularização do Marketing Digital as pessoas têm usado cada vez mais, um número maior de plataformas durante sua jornada de compra.

Site, e-mail, redes sociais, aplicativos, atendimento online e presencial são apenas alguns dos meios utilizados na interação público-marca. Por isso é tão importante pensar em uma estratégia de Marketing Omnichannel.

Ela integra o diálogo com o seu cliente em todos canais e estreita o laço entre a marca e seu consumidor. Dessa forma, você consegue atrair, e reter, as pessoas para a sua empresa com mais qualidade.

Uma boa estratégia trabalha para aprimorar a Customer Experience (experiência do cliente) de um negócio. Quer saber como isso funciona? Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é Marketing Omnichannel?

omnichannel

Omni vem do latim e significa “tudo”, já channel é inglês para “canal”. Logo, o Marketing Omnichannel nada mais é do que uma estratégia de comunicação multicanal que utiliza todos os pontos de contato para criar a experiência de vendas ideal.

Isso é feito ao integrar a comunicação em todos os canais e se fazer presente para o seu consumidor de maneira constante com interações personalizadas.

Essa comunicação inclui o seu branding, tipos de conteúdo e até mesmo o tom das mensagens transmitidas para a sua audiência.

Essa estratégia estimula o engajamento dos seus clientes e gera neles a sensação de unidade, afinal, a abordagem é sintetizada, seja qual for o meio utilizado para se comunicar com eles.

Pense no seguinte exemplo: um potencial comprador vê um anúncio de produto na televisão e decide pesquisar sobre ele no site da empresa.

Ele encontra o que estava procurando, mas opta por comparecer à loja física para testar o produto e decidir se irá, de fato, efetuar a compra. Ao final, ele escolhe a loja virtual, pois terá um desconto melhor e prefere receber a mercadoria em casa.

Esse cliente teve contato com 4 canais diferentes de uma mesma empresa antes de fazer a escolha, mesmo que o item em questão tenha chamado sua atenção no primeiro contato.

É por isso que suas ações de Marketing Omnichannel devem focar no cliente, com experiências consistentes e comunicação integrada. Afinal, o consumidor moderno tende a transitar por diferentes mídias antes de fazer uma aquisição.

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As principais vantagens do Marketing Omnichannel

Há uma série de vantagens oriundas de um investimento em Marketing Omnichannel. Confira as principais a seguir:

Melhora a Experiência do Cliente

Conforme mencionado anteriormente, o cliente dos dias atuais utiliza cada vez mais canais antes de efetuar uma compra.

Logo, ao fornecer uma estratégia de marketing integrada você melhora a jornada do cliente, pois gera experiências sólidas e personalizadas (como redes preferidas e ajustes específicos para cada uma).

Possibilita a criação de estratégias para cada canal

Embora a comunicação seja integrada, você pode criar estratégias específicas de atração e retenção de clientes para cada canal. Afinal, uma coisa não é contrária à outra. Elas se complementam.

É claro que os objetivos principais precisam ser os mesmos em qualquer meio, mas deve haver características específicas para dar autenticidade às diferentes formas de comunicação.

Seu perfil no Instagram não precisa conter os mesmos conteúdos do Twitter, por exemplo. Assim como os anúncios em mídias offline devem se diferenciar daqueles feitos em lojas virtuais e no site.

Personalize o formato e a linguagem do que você publica, compartilha e oferece nos meios de comunicação e contato com o público.

Gera mais receita e engajamento

Segundo uma pesquisa realizada pela Omnisend em 2019, o ticket médio de consumidores convertidos por campanhas de Omnichannel Marketing foi 13% maior que os de canais únicos.

Além disso, campanhas em diversas mídias tiveram uma taxa de engajamento de 18,96%. Enquanto as de Single Channel, envolvimento com os usuários através de um único canal, obtiveram apenas 5,4%.

Ou seja, essa estratégia não só tende a atrair um maior número de pessoas, como também faz com que elas queiram comprar mais de você.

3 Dicas valiosas para colocar o Omnichannel Marketing em prática

tablet com projeção de diversos canais de marketing

Para criar uma boa estratégia é importante construir uma fundação sólida, sem acelerar o processo. Isso vale para qualquer planejamento de marketing e no caso do Omnichannel não é diferente.

1 – Analise os dados sobre seus clientes

A Customer Data é a força central de qualquer abordagem de comunicação feita por diferentes vias. Ela possibilita a criação de experiências melhores para seus consumidores.

Afinal, profissionais de marketing precisam de dados sobre a audiência para veicular a mensagem certa no momento certo. Além disso, sua equipe de Customer Success também precisa deles para encantar seus clientes com uma comunicação consistente.

2 – Direcione suas mensagens adequadamente

Uma vez que você possui os dados da sua audiência, é hora de segmentá-la. Crie listas menores de clientes com base em características em comum utilizando dados demográficos, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Estado civil.

Dividir o seu público em diferentes grupos facilita a personalização das mensagens que você envia. Isso potencializa sua abordagem e aumenta as chances de expandir seus negócios.

3 – Otimize suas campanhas para dispositivos móveis

A otimização para dispositivos móveis não deve permanecer apenas nas ações de Marketing Omnichannel. Afinal, a maioria esmagadora das pessoas possui um smartphone e o e-commerce vem crescendo ano após ano.

Entre 2016 e 2021, esse mercado cresceu mais de 250%, movimentando cerca de 3,5 trilhões de dólares no último ano do levantamento. A tendência é que ele continue se fortalecendo.

Portanto, não permita que nenhuma das suas estratégias deixe o mobile de lado. Longe disso: coloque ele no centro das suas ações.

Hora da ação!

Uma estratégia de Marketing Omnichannel permite que suas equipes encontrem os consumidores nos canais adequados para eles, no momento correto e com a mensagem apropriada.

Por meio dele, sua empresa pode entregar uma experiência do cliente unificada, gerando consciência de marca, aumentando o engajamento e as vendas.

Ao analisar cuidadosamente a jornada do seu cliente, passo a passo, você saberá otimizar suas campanhas e potencializar o crescimento da sua empresa.

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