Growth Marketing: o que é e como ele pode transformar seu negócio

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Publicado: 3 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 27 de novembro de 2023.

Growth Marketing é uma estratégia de Marketing de crescimento digital que vem ajudando o desenvolvimento de muitas empresas. Mas o que é e como ele pode ser usado no seu negócio?

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De pequenos empreendedores a grandes empresas, todos estão se adaptando ao mundo digital e aos novos comportamentos dos consumidores.

Entretanto, se engana quem pensa que é fácil fazer sucesso nesse meio. Dedicação, planejamento e estratégia são fundamentais para se tornar um sucesso no mercado digital, além da utilização de ferramentas de desenvolvimento.

E é aí que entra o Growth Marketing digital. Essa estratégia de negócio tem como objetivo desenvolver sua empresa por meio de um plano de marketing, potencializando todos os aspectos do seu negócio.

Quer saber mais sobre growth e o mercado digital para empreendedores? Veja algumas informações que separamos para você:

O que é Marketing de Crescimento?

A imagem mostra a mão de uma pessoa segurando um tablet, em cima do aparelho está uma ilustração de um gráfico e alguns ícones de internet, mensagem, notebook, celular e nuvem.

Growth Marketing, Marketing de Crescimento em português, é uma estratégia de marketing expansivo, que tem como objetivo desenvolver e crescer diversos setores de um negócio, como o setor de vendas, funil e metas comerciais.

Na prática, ele é responsável pelo desenvolvimento do marketing e seu potencial de captar novos clientes, acelerando estratégias de crescimento. Ou seja, essa estratégia de negócios é fundamental na aquisição de clientes em potencial e futura fidelização deles.

Por isso, o Growth Marketing digital é ideal para vários tipos de empresas, especialmente startups e pequenas empresas já que foca oferece um crescimento ágil e exponencial.

O que faz um Growth Hacker?

Podemos dizer que o Growth Hacking é a estratégia “mãe” do Growth Marketing. Apesar de possuir diferenças no seu método, o Growth Hacking é essencial para o Growth Marketing como um todo.

Para isso, existe o Growth Hacker. Ele é o profissional que tem a missão de encontrar estratégias para fazer a empresa crescer e se desenvolver de forma ágil.

Em outras palavras, é responsável por encontrar maneiras de desenvolver a empresa de modo rápido e inteligente contando com a estratégia de growth como base.

As diferenças entre marketing tradicional e Growth Marketing digital

O Growth Marketing Digital nasceu e se desenvolveu com a evolução da internet, trazendo muitas possibilidades para empreendedores.

Por isso, é claro, existem algumas diferenças entre ele e o marketing tradicional, que existe há muito tempo.

O Growth Marketing tem como objetivo desenvolver a empresa de forma exponencial, fazendo todas as áreas crescerem em conjunto.

Já o marketing tradicional é focado apenas na geração de vendas e captação de clientes, utilizando quase sempre as mesmas ferramentas e métodos.

Além disso, o marketing tradicional utiliza, principalmente, canais de comunicação de massa, como TV e rádio, por exemplo. Nesses recursos existe menor possibilidade de direcionamento e segmentação.

Ao contrário do Marketing Growth, que atua majoritariamente na internet. Assim podendo otimizar e gerenciar canais de forma mais rápida e assertiva.

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Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?

Em resumo, o Growth Hacking é uma estratégia que busca resultados imediatos, enquanto que o Growth Marketing trabalha com planejamento a longo prazo, apesar de ágil.

A abordagem do método é outra diferença entre os dois.

O Growth Hacking tem como modelo se concentrar nas relações diretas, utilizando a tecnologia para produzir cada vez mais clientes e vendas.

Já o Growth Marketing, além de ter como objetivo produzir clientes e vendas, foca no desenvolvimento da empresa para priorizar as metas de vendas.

Como implementar o modelo no seu negócio

A imagem mostra uma mesa de trabalho com alguns papeis e um notebook, nessa mesa estão três pessoas conversando sobre um projeto. A imagem mostra apenas os braços dessas pessoas.

Se você se interessou pela estratégia e quer implementá-la no seu negócio, seguir os seguintes passos é fundamental:

  • Conheça seu público-alvo e clientes em potencial;
  • Planeje e faça uma correta criação de conteúdo;
  • Escolha as plataformas que serão utilizadas no seu negócio (redes sociais, youtube etc.);
  • Faça análises e gerenciamento dos seus resultados.

Como diferentes negócios podem utilizar essa estratégia digital?

O Growth Marketing digital pode ser utilizado por diversas empresas de diversos tamanhos. Entretanto, esse modelo de marketing faz muito sucesso entre startups e pequenas empresas digitais.

Isso porque para implementação é simples e de baixo custo da estratégia. Não é necessário mais que se planejar, conhecer seu público-alvo e definir criações de conteúdo.

Além disso, é fundamental escolher corretamente as plataformas utilizadas para o desenvolvimento do negócio.

Se seu negócio tem um poder de investimento, também pode ser interessante contratar uma equipe de especialistas na área. Isso faz com que a estratégia seja melhor implementada e desenvolvida.

Essa é a estratégia que faltava para a sua empresa decolar!

A imagem foca na mão de um homem que está desenhando uma flecha para cima.

Você acabou de conhecer a estratégia ideal para quem está começando no mundo dos negócios.

Com essa estratégia de marketing, sua empresa se desenvolve e cresce de forma orgânica, respeitando todo o planejamento e estratégia do negócio.

Com ela é possível criar uma empresa digital de sucesso e ganhar dinheiro.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre o assunto, mídias sociais e marketing digital, não perca mais tempo e confira nosso blog.

Sempre trazemos muitas informações e dicas sobre o mundo digital para empreendedore!

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