Gestão de e-commerce: principais estratégias para gerir sua loja

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Publicado: 6 de setembro de 2022 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2023.

O modelo de e-commerce dominou o país e se tornou um sucesso. Por este motivo, entender como se faz uma boa gestão é crucial para se manter competitivo no mercado. Entenda mais sobre o assunto no conteúdo a seguir.

Segundo uma pesquisa feita pela Neotrust, empresa especializada em e-commerce, neste setor houve um faturamento de R$161 bilhões no ano de 2021. Este dado mostra um crescimento de 27% em relação ao ano anterior.

Vale lembrar que neste período se instaurou uma pandemia que obrigou as pessoas a ficarem mais em casa, evitando centros comerciais.

Antes disso, o e-commerce já se mostrava bastante promissor, embora este hábito de comprar pela internet tenha se intensificado, de fato, durante este período.

Veja mais sobre como trabalhar uma boa gestão de loja online e aumente suas vendas!

O que é gestão de e-commerce?

Uma pessoa mexe no site de uma loja online enquanto acessa o mesmo site pelo celular

Gerir uma loja virtual obriga o empreendedor a ter contato com as finanças, com o marketing, com a logística e as operações fiscais. O modelo engloba tudo isso pois não se trata apenas de uma página para anúncio de produtos.

A usabilidade do site, a facilidade do check-out de pagamento e a forma como os produtos e preços estão dispostos na página são muito importantes para garantir uma experiência satisfatória ao cliente.

Todos estes pontos são necessários para manter a loja online funcionando, gerando lucros e atendendo de forma eficaz seus consumidores.

A primeira ação de quem deseja gerir bem um e-commerce é estipular metas e planos de acordo com o segmento e as vendas anteriores (ou até mesmo as vendas das lojas físicas, caso possua).

Além disso, existem alguns dados e etapas que o empreendedor deve ter em mente na hora de desenvolver sua gestão, como:

  • Saber a quantidade de clientes recorrentes;
  • Trabalhar com uma quantidade fixa de vendas por mês;
  • Estipular uma média mensal de rendimentos.

Ter essas informações disponíveis ajuda a empresa a organizar suas despesas, que ficam alinhadas com a sua realidade.

Alguns empreendedores não possuem loja física e nem trabalham com centros de distribuição (um grande estoque em alguma região da cidade), portanto, os gastos são menores.

Qual é a importância da gestão de lojas virtuais?

A resposta é fácil! A importância de se ter uma gestão de lojas virtuais é não deixar seu negócio obsoleto. Estando no ambiente online, sua empresa segue o fluxo que os consumidores demandam.

Com isto em mente, uma loja online requer atenção, estratégias e muito conhecimento em diversas áreas comerciais.

Vender pode até ser fácil, porém todo o processo após a venda demanda certa expertise que determina o sucesso ou fracasso de qualquer e-commerce.

Um exemplo claro: possuir uma loja virtual que não tenha uma interface atrativa faz com que o usuário não tenha interesse em ficar mais de dois minutos na página.

Ou se a sua loja comercializa uma camiseta personalizada com um preço bom e com muita saída, porém acaba atrasando a entrega, certamente perderá muitos clientes por conta deste erro de logística.

O e-commerce precisa seguir regras dentro da logística, do marketing e da questão fiscal, entre outros setores. Essas ações fazem toda a diferença.

5 dicas de gestão de e-commerce

Uma mulher alegre trabalha em frente a um notebook enquanto faz anotações em uma folha de papel

Administrar uma loja física e um e-commerce possuem diferenças. Por este motivo, é imprescindível que o empreendedor tenha à sua disposição as ferramentas necessárias para melhor atender seus consumidores.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais para que a sua gestão se desenvolva de forma eficaz. Confira!

Escolha uma plataforma de vendas adequada

A tecnologia utilizada pelos e-commerces tem um papel fundamental: melhorar a usabilidade do usuário para que ele se sinta confortável no ambiente virtual.

Uma plataforma simples, que tenha um check-out de pagamento fácil, um menu e uma barra de buscas eficientes, carrinho de compras e um ícone para contato direto no caso de dúvidas é a ideal.

Neste caso, o empreendedor pode optar por marketplaces, que são plataformas para lojas virtuais com uma marca própria, porém que comercializam o produto de vários fornecedores e parceiros.

Logística bem elaborada

Definir a logística da sua loja virtual é importante por dois motivos. O primeiro é ter sob controle todos os processos de uma compra. Em segundo lugar, não confundir ou prejudicar seus clientes com procedimentos internos.

Por isso, estabeleça o tamanho do estoque do seu negócio, se os materiais da loja física (se houver) devem ser utilizados para a loja online, se centros de distribuição devem ser empregados, entre outros.

Se lembre que cada etapa tem impacto no momento em que o consumidor realiza a compra.

Meios de pagamento flexíveis

Ofereça meios de pagamento flexíveis e atuais para atrair mais clientes. Faça parcerias com empresas que trabalham com facilidades e benefícios para o vendedor e para o consumidor.

Com diferentes opções, os consumidores podem escolher o que melhor os atende e assim não desistir de realizar a compra em seu e-commerce.

Trabalhe estratégias de marketing digital

Para gerar mais engajamento e popularidade da sua loja virtual, invista em campanhas de marketing digital nas redes sociais e em outros canais de comunicação.

Dessa forma, é possível atrair um público que ainda não conhece a marca, além de utilizar essas plataformas para fidelizar seus clientes.

Adote sistemas integrados

Utilize sistemas integrados do tipo ERP (sistema integrado de gestão empresarial) para auxiliar na gestão do seu e-commerce.

Este tipo de sistema consegue automatizar certos processos com mais eficiência e agilidade.

Armazenar dados para as próximas compras, levantar estatísticas do que está indo bem ou não, gerar nota fiscal para cada cliente, entre outras funcionalidades.

Gestão de e-commerce: uma lição para vida!

Iniciar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil, muitas vezes sentimentos de solidão e de incapacidade aparecem e a vontade de desistir também.

Entretanto, avaliar as possibilidades e cenários ajuda a manter a esperança e a cabeça no lugar certo.

Se você está cogitando adentrar neste mundo digital e montar um e-commerce, saiba que é preciso muita dedicação.

Por isso, conheça seu público, analise quais processos implementar e encontre os recursos adequados. Dessa forma, você atinge seus objetivos e desenvolve sua marca.

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