Use o sistema ERP para organizar a gestão da sua empresa de uma forma eficiente para aumentar as vendas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 20 de abril de 2018 | Atualizado: 29 de maio de 2020.

Um sistema ERP permite que você tenha mais controle sobre as informações de cada setor da sua empresa, evitando falhas ao analisar uma série de planilhas. Agora, o que acha de aprender a usar este sistema de gestão empresarial para organizar seu negócio?

Um estudo da Sage mostra que das 300 mil empresas que estão ativas no Brasil, cerca de 25% utilizam o sistema de ERP.

E ao usar um software como esse, as empresas começaram a crescer 35% mais rápido se comparado com as organizações que não usaram o sistema de gestão para administrar com uma certa ordem.

Afinal, é impossível alcançar o progresso das vendas em um negócio se não há ordem nos no setor administrativo.

Não é à toa que o lema da nossa bandeira é Ordem e Progresso não é mesmo?

Administrar com ordem para conquistar o progresso e crescimento do país é uma forma de explicar como deve funcionar dentro da sua empresa.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

É por isso que este conteúdo vai ensinar a você como transformar a sua empresa em uma dessas organizações que crescem com o auxílio de um bom software de gestão.

Dá só uma olhada:

Afinal, o que é sistema ERP?

Afinal, o que é sistema ERP

O sistema ERP é um software de gestão de empresas utilizado para atender as necessidades de empresários em busca de um modelo de organização eficiente.

A sigla ERP vêm do inglês Enterprise Resource Planning e significa, em português, planejamento de recursos empresariais.

Por isso o sistema de ERP online funciona para integrar todas as áreas da empresa a fim de dar mais poder de gestão e decisão aos empresários, diretores e gestores.

Mas o sistema de ERP não é voltado apenas para gestão financeira de uma organização, muito pelo contrário. O modelo ERP online serve para todas as áreas que compõem um negócio, como por exemplo:

  • Vendas;
  • Compras,
  • Estoque;
  • Produção;
  • Setor de comunicação.

Esses são apenas alguns setores de uma empresa os quais poderão ser otimizados com o trabalho de gestão empresarial bem feito por meio do sistema de ERP.

Desse modo, o software é voltado justamente para que a sua empresa tenha um sistema de gestão unificado a fim de organizar determinados setores e não um sistema ERP específico para cada área.

Basicamente, o conceito de ERP é esse: organizar para crescer.

Mas para que você entenda um pouco melhor os benefícios desse software, vamos começar a finalidade desse sistema dentro da sua empresa.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Para que serve o software de gestão?

Tenha uma coisa em mente quando pensar sobre o que é ERP e para que serve: agilidade é uma regra desse sistema de gestão empresarial.

É por isso que o sistema ERP tem a finalidade de transformar a administração geral de uma empresa, o que parece difícil, em um processo simples e mais rápido.

Afinal, com o sistema ERP online é possível melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes, sem aquela necessidade de ligar a todo momento, porque o sistema indica quando e para quem ligar sempre que necessário.

Outro bom motivo pelo qual é preciso ter um sistema de ERP online na sua empresa é que ele facilita gestores na tomada de qualquer decisão sobre a empresa, já que melhora a elaboração de relatórios sobre vendas, processos e demais setores.

Mas como é possível decidir algo apenas com os dados do sistema ERP?

Bom, por ser um sistema que reúne toda a parte administrativa e processual de um negócio, a organização de dados sobre alguns setores é mais rápida, facilitando o processo de decisão dos gestores.

Quer um exemplo?

Para conhecer os lucros da sua empresa, não basta apenas aprender a como calcular o ROI, você precisa aplicar esses dados em um sistema de gestão eficiente que o auxilie a tomar decisões como investimentos em novas ações, mudança de estratégias de marketing, controle de vendas etc.

E foi justamente pensando nessas decisões que preparamos um tópico apenas para explicar os vantagens de trabalhar com um sistema ERP na gestão da sua empresa.

Benefícios do sistema de gestão

Benefícios do sistema ERP de gestão

Atualmente as empresas que investem em softwares de gestão de negócios possuem uma maior facilidade em usar esse modelo de sistema já que o ERP engloba a organização diferentes setores em um único lugar.

Por isso o sistema ERP se destaca no mercado.

Basicamente, o software de gestão apresenta resultados eficientes quando as empresas fornecem informações sobre todos os setores.

Por isso, os principais benefícios com a implantação de um software ERP são:

Redução de custos

A implantação do sistema ERP na empresa requer um investimento inicial para que depois você aproveite dos benefícios. Pense como se você estivesse investindo em um setor de TI.

Depois de um tempo o TI começa a trazer resultados muito positivos para a produção e logística de uma organização. Afinal, ele oferece mais segurança e eficiência da rede e dos computadores e você acaba ganhando com esse investimento, não é?

É o mesmo raciocínio para o sistema ERP, porque depois de um tempo, é possível conquistar melhorias que vão muito além do investimento financeiro feito para adquirir o sistema.

Assim você obtém ganhos relacionados a otimização do seu tempo para se dedicar a ações voltadas para o marketing digital, vendas, prospecção de clientes e divulgação em redes sociais etc.

Segurança dos dados

Com o avanço da tecnologia, muitos computadores já saem da fábrica com dispositivos que garantem a segurança das informações, mas tranquilidade nunca é demais.

Por isso o uso de um software ERP traz a garantia de tranquilidade.

Afinal, com ele você consegue guardar de maneira segura os documentos e informações importantes sobre a sua empresa e, principalmente, sobre seus clientes.

Mas como ele me garante essa segurança?

O sistema de ERP rastreia os caminhos de cada funcionário dentro do sistema da empresa para que não haja vazamento de dados ou cópia de arquivos importantes sem a devida autorização.

Alinhar a equipe de vendas e estoque

Em muitas empresas uma falha no sistema de vendas ou de estoque pode causar interferências no processo de conversão de alguma companhia.

Como assim?

Já pensou o tamanho do problema que seria vender um produto que não tem no estoque e você não sabe por que não conseguiu acessar o sistema que mostra a quantidade de produtos que ainda tem?

É aí que o sistema ERP trabalha, nele ficariam todas as informações relacionadas a quantidade de produtos no estoque para garantir a venda segura da empresa.

Tudo para que seus vendedores não cometam o erro de vender aquilo que não se tem.

Estabiliza um negócio

Depois de organizar todos os setores em um único software ERP o que é esperado? Estabilizar os processos (vendas, produção, estoque e logística) da empresa.

Com o controle dos setores em um único sistema de gestão empresarial fica muito mais fácil estabilizar os processos internos.

Porque tanto as vendas quanto as finanças, produção e até mesmo a logística de entrega de uma organização ficam mais detalhados para acesso dos gestores.

Mas com todos esses benefícios, como fazer as vendas de uma empresa aumentar usando um sistema ERP?

Organização é a palavra!

Aprenda a aumentar as vendas com o ERP

Aumentar as vendas com sistema ERP

Ao usar um sistema ERP online as chances de todos os fluxos dentro da sua empresa darem certo é 90% maior do que manter um negócio sem esse controle organizado, de acordo com o site Sage.

Por isso, com um sistema no qual estão dispostas todas as informações necessárias para sua equipe de vendas poder trabalhar, as conversões tendem a aumentar.

Essa foi fácil, vai…

Com um sistema unificado para gestão de informações empresariais, a organização se torna um dos pilares mais importantes para o crescimento de um negócio!

Já que sem esses dados, é completamente impossível vender e se manter ativo no mercado.

Crescimento de quem utiliza sistema de ERP para pequenas empresas

Crescimento de quem utiliza sistema de ERP para pequenas empresas

O sistema ERP funciona em qualquer área dentro de uma organização independente do tamanho da empresa.

O software de gestão pode auxiliar toda e qualquer tipo de empresa a conquistar mais vendas apenas organizando processos internos.

Por isso os softwares de ERP para pequenas empresas são importantes quando alguém procura por crescimento no número de vendas.

Porém, no Brasil existem mais de 300 mil empresas ativas, e se todas essas empresas utilizassem um sistema ERP para organização dos setores internos, o crescimento de cada negócio seria constante.

Podemos dizer que ao implementar o software ERP para pequenas empresas, o crescimento supera qualquer controle financeiro que você possa imaginar, afinal, toda companhia cresce com planejamento e organização.

A próxima Microsoft do mercado a sua empresa!

A próxima Microsoft do mercado a sua empresa!

Não é fácil migrar todo seu conjunto de dados sobre diferentes áreas da empresa para um único sistema, mas quando se faz algo como esse esforço os resultados simplesmente surpreendem os gestores, diretores e CEOs de uma organização.

Mas, pegue um papel e caneta que nós faremos uma pequena revisão de tudo o que vimos até agora:

  1. Um sistema ERP auxilia empresários a organizar processos dentro de uma empresa;
  2. Esse tipo de software ajuda um negócio a aumentar o número de vendas;
  3. O modelo ERP ajuda a reduzir gastos desnecessários;
  4. Além disso, o sistema oferece segurança de dados, ajuda a alinhar seus colaboradores com as informações do estoque, por exemplo.
  5. O software ajuda a estabilizar setores da empresa.

Anotou tudo, certo?

Bom, nenhuma empresa se mantém de pé sem controle interno de dados e para que o seu negócio tenha mais sucesso no número de vendas saudáveis é muito importante contar com o sistema ERP.

Por isso corra para ser a próxima Microsoft do mercado!

Compartilhe nas Redes Sociais!