Chegou a hora de saber como funciona um bom sistema de vendas e qual o melhor software para o seu negócio!

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Publicado: 30 de abril de 2018 | Atualizado: 27 de novembro de 2019.

Sistema de vendas? O que é isso? Imagine aprender a otimizar os processos do seu negócio e ao mesmo tempo torná-los mais estruturados! Entenda TUDO sobre as principais funcionalidades desse recurso, além de saber qual o melhor software para o seu negócio.

A implementação de um sistema de controle de vendas é extremamente importante à gestão de seu negócio.

Inclusive, existem negócios especializados na prestação desse tipo de serviço, como a Jetimob e a Universal Software, empresas que desenvolvem CRM para imobiliária

Isso porque quando se quer ter o bom funcionamento do departamento comercial é necessário tornar os processos de venda otimizados e completos.

Aliás, na maioria das empresas, a função de gerir essa área é responsabilidade de um colaborador que muitas vezes possui outras responsabilidade e atividades, deixando-o sobrecarregado.

Porém, essa função pode ser exercida por um software vendas, otimizando o tempo de seus funcionários, aumentando seu desempenho e podendo até mesmo melhorar os lucros!

Ficou curioso para saber como funciona? Quais são os resultados esperados com a aplicação de um sistema de vendas?

Então fique aqui comigo e veja os tópicos abordados neste conteúdo:

O que é sistema de vendas?

Sistema de vendas - conceito

Ao falar de software vendas ou, se preferir, sistema de vendas, você deve estar pensando em um programa capaz de automatizar a função de um gestor comercial.

Se você imaginou algo parecido, acertou!

Um programa de controle de vendas nada mais é que um software para auxiliar sua empresa em todo o relacionamento com o cliente.

Já pensou como seria simples se todos os vendedores de seu negócio tivessem acesso ao mesmo banco de informações sobre um consumidor?

Pois é! Suas chances de fidelização de clientes e de crescimento em vendas podem aumentar consideravelmente!

Isso porque, com o uso do sistema certo o seu banco de dados estará bem guardado, distribuído e otimizado, permitindo a você usar informações relevantes e úteis no momento de abordar o cliente ou pensar em estratégias comerciais.

Aliás, um recurso bastante conhecido com esse fim é o CRM vendas. Mas você não sabe o que é CRM?

Não se desespere!

Continue com a gente e entenda como funciona esse conjunto de ações.

O que é CRM?

CRM é uma sigla do inglês que significa Costumer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente, em uma tradução livre).

O CRM vendas é um conjunto de ferramentas o qual utiliza a gestão e tecnologia para manter um canal de relacionamento junto ao cliente.

Seu principal objetivo é o de controle das vendas e serve para manter uma gestão das informações do seu consumidor.

Sendo assim, o CRM auxilia na construção de um histórico de cada cliente, facilitando o controle de vários dados como os pessoais, relativos às compras, de comunicação, além da situação financeira do seu consumidor, entre outros.

Aliás, a forma mais eficiente de utilizar estratégias CRM é justamente utilizando um software o qual automatize essas funções.

Existem diversos tipos de programas com a finalidade de gerenciar as atividades de CRM.

Agora que você aprendeu sobre o que é CRM e sistema de vendas, vamos dar uma olhada em suas finalidades.

As principais funcionalidades de um programa de controle de vendas

Sistema de vendas- controle

No item anterior exploramos o conceito de sistema de vendas, aprofundando e chegando até o CRM com fins comerciais.

Mas você já sabe as principais funcionalidades da aplicação de um programa de controle de vendas? Ainda não?

Então continue lendo o texto preparado para você!

Facilitador da comunicação interna

Um dos pontos chave para a implementação de um sistema de vendas é a facilidade do compartilhamento de informações entre toda sua equipe.

Se você procura por um sistema de venda eficiente, ele precisa agendar lembretes para sua equipe comercial, enviando notificações via email, celular e até pelo próprio programa.

Além disso, você e toda sua equipe poderão acompanhar tanto a progressão como a distribuição de tarefas por meio de um calendário.

Outra questão importante relacionada à comunicação de sua equipe é a centralização dos emails em um único canal.

Dessa forma, você acompanha a troca de emails de forma organizada, sem correr o risco de perder alguma informação com o tempo.

Controle dos clientes

O gerenciamento e monitoramento das atividades de um cliente é, sem dúvidas, a principal funcionalidade de um programa de controle de venda.

Ao integrar um software vendas em sua empresa você tem a oportunidade de centralizar o cadastro de clientes, facilitando o acesso de toda a equipe às informações deles.

Isso vai contribuir para um atendimento pré e pós-venda de excelência, pois a maioria dos programas de vendas possuem a função lembrete.

Essa função garante uma abordagem personalizada e assertiva,pois quando o consumidor está em uma das fases de venda e recebe um lembrete oportuno e agradável ele se sente especial, e isso pode contribuir com a sua fidelização de clientes!

Quer saber mais sobre pós e pré venda? Acesse o conteúdo de nosso blog!

Acompanhamento das métricas

A análise dos resultados de uma empresa é a funcionalidade mais procurada por empresários que buscam um sistema de vendas.

Aliás, existem diversas métricas com finalidades diferentes, mas no geral elas buscam avaliar as performances coletivas e individuais de uma equipe.

A primeira métrica a ser destacada é a taxa de conversão de leads (clientes em potencial). Com ela você poderá descobrir em quais detalhes o vendedor está acertando, assim como quais os pontos a concentrar os maiores esforços de sua equipe.

Em segundo lugar, pode-se apontar o CAC (custo de aquisição de clientes). Tendo em mente essas métricas você poderá descobrir se o CAC é maior do que o lucro trazido pelo cliente.

Outro ponto de análise é o ticket médio de cada cliente, isto é, a média de gastos de um comprador em sua empresa. Esse valor pode direcionar melhor os esforços de sua equipe, deixando de investir tempo em um novo cliente, para aumentar as chances de uma nova compra.

Por fim, outra métrica que merece menção é a taxa de venda por vendedor. Este número auxilia sua empresa a monitorar qual dos vendedores precisa de um maior suporte ou mesmo saber qual vendedor possui mais facilidade e, portanto, pode auxiliar os outros.

Estas foram as principais funcionalidades. Bem legal, não é? Ainda está em dúvida sobre utilizar um sistema de vendas?

Então o tópico seguinte vai acabar com todas as suas dúvidas!

Quais os benefícios da aplicação de um programa de controle de vendas?

Sistema de vendas - benefícios

Até este momento nós mostramos a você a definição de sistema de vendas e suas principais funcionalidades.

Mas e suas vantagens?

Bem, apontamos de forma indireta os benefícios, mas vamos dar uma olhada direta nas vantagens de utilizar um sistema de vendas.

Otimização do tempo

A otimização do tempo é, com toda a certeza, a maior vantagem de aplicar um sistema de vendas em seu negócio.

Pense quanto tempo – e tempo é dinheiro – sua empresa investe na gestão e monitoramento de venda…

Pouco, muito?

Com um sistema de vendas online você poderá reduzir este tempo ao mínimo possível.

Essa redução abre espaço para a próxima vantagem.

Redirecionamento de esforços e investimentos

Todos os recursos e investimentos empregados em uma gestão de venda podem ser convertidos e direcionados a outras atividades da empresa.

Outro ponto positivo é: você tem a possibilidade de enxugar a quantidade de colaboradores, mantendo apenas aqueles com alto desempenho.

Além disso, esses colaboradores poderão utilizar a ferramenta de controle de venda de maneira a aumentar a qualidade das análises e estratégias de marketing da sua empresa.

Análise de dados mais eficiente

Este ponto é de grande importância para uma gestão financeira eficiente em sua empresa.

As análises feitas por seres humanos, assim como os dados coletados estão casualmente sujeitos a erros.

Com um sistema de vendas, tanto a análise quanto a coleta de dados são bem mais eficientes, pois, além de mais rápidas as chances de uma falha são quase nulas.

Isso porque conforme vimos ao longo deste conteúdo as informações estarão bem armazenadas e atualizadas.

Os dados e análises eficientes auxiliam no próximo item.

Gerenciamento financeiro

Se sua empresa possui um controle e análise de dados bastante eficiente o gerenciamento financeiro será muito mais fácil.

Isso porque ao utilizar um programa de vendas sua empresa poderá automatizar o controle de informações como:

  • controle das contas
  • fluxo de caixa
  • contas a pagar e a receber
  • cadastros de fornecedores e vendedores
  • emissão de recibos
  • controle de receitas, despesas e conciliação de contas
  • gerenciamento de estoque

Veja quantas vantagens a implementação de um sistema de vendas pode trazer ao seu negócio!

Já sabe qual software vendas aplicar? Não esquenta! Vamos te auxiliar nessa escolha importante.

Veja a seguir os passos na definição de um software vendas realmente eficiente!

Como escolher um programa de vendas?

Sistema de vendas- escolha

Para escolher um sistema de vendas é essencial avaliar algumas questões para se certificar de que o produto contratado ou desenvolvido por sua empresa será, de fato, eficiente.

A seguir listamos os pontos mais importantes a serem examinados.

Análise de desempenho

Como apontamos acima, a análise de desempenho é uma funcionalidade extremamente vantajosa para gerir os funcionários de sua equipe.

Existem sistemas apresentando informações simples como vendas realizadas, ou metas alcançadas.

Porém, outros softwares revelam não só o desempenho, mas também o esforço de cada colaborador, isto é, número de emails, ou ligações realizadas.

Com isso, um programa de venda que contenha a análise de desempenho mais detalhada possível é exatamente aquilo que você precisa!

Acesso remoto

Um sistema operacional eficiente precisa oferecer uma cobertura de acesso não restrita somente à empresa.

Ou seja, você provavelmente deve precisar acessar relatórios, análises, entre outras informações fora da empresa, não é mesmo?

Por isso, utilizar um sistema de venda com acesso remoto é essencial à agilidade e funcionalidade desse tipo de sistema de vendas.

Notificação de compromissos

Fazer o follow-up, isto é, o acompanhamento do cliente, é extremamente importante para o fechamento de uma negociação.

Aliás, não adianta contar com a memória, ou anotar em sua agenda!

Somos humanos, estamos sujeitos ao erro, sendo assim confie em um programa com a funcionalidade de notificações.

Assim, as chances de não dar continuidade a uma venda são bem menores.

Integração com os emails

Muitos profissionais preferem manter o email como principal canal de negociação com o cliente.

Essa é uma postura extremamente vantajosa, pois mantém registrado todo o processo de negociação.

Porém, é comum a “perda” destes emails, isto é, são difíceis de serem localizados.

Dessa forma, um programa que integre os emails de sua equipe ao seu sistema aumentará a eficiência dos processos.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Você como empresário, gestor, ou líder de uma empresa deve saber a importância do uso de dispositivos móveis.

Muitas vezes acessamos o email, planilhas, entre outras informações diretamente de celulares, tablets e notebook.

Uma interface compatível com este tipo de dispositivo deve ser essencial na escolha de um software.

Funil de vendas

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Saber onde cada lead (clientes em potencial) se encontra no processo de venda, também é bastante importante para a gestão de venda.

Por isso, opte por um software com um sistema de funil de venda prático e intuitivo.

Isso poderá auxiliar tanto gestores como colaboradores na utilização desta função.

Use SaaS (Software as a Service)

A sua empresa pode desenvolver o próprio sistema de vendas, apesar de haver um investimento numa equipe, você tem a liberdade de criar um programa direcionado para sua demanda.

Caso não seja uma possibilidade, a melhor forma é a contratação de um software como um serviço.

Ao fechar uma contratação SaaS você tem a vantagem de diluir o pagamento num período mais longo, além de escolher um pacote que se encaixe com as suas necessidades.

Centralização do banco de dados

A centralização do banco de dados é uma funcionalidade super importante na escolha de um programa de venda.

Você já deve ter encontrado conflito de dados de clientes, planilhas desatualizadas, enfim diversos problemas devido ao fato de não haver uma centralização dos dados.

Um sistema de vendas irá padronizar e reunir os dados cadastrais coletados.

Integração com sistemas ERP

Se você está procurando por aplicações de gerenciamento de venda, já deve ter esbarrado na sigla ERP (Enterprise Resource Planning), em português Sistema de Gestão Empresarial.

Ela tem a mesma finalidade de um sistema de venda, porém este é um programa estendido para toda empresa.

Dessa forma, um programa de controle de venda que integre seu sistema ERP aumenta a eficiência da gestão de sua empresa.

Quer saber mais sobre sistema ERP? Então acesse o nosso conteúdo!

Impressão de relatórios e segmentação de informações

Apesar de haver um item exclusivo à compatibilidade com os dispositivos móveis, algumas vezes existe a demanda de impressão de um relatório.

Além disso, muitas vezes não há necessidade de um relatório completo e detalhado, queremos apenas analisar uma questão do gerenciamento de venda.

Escolher um software no qual exista essas funções poderá economizar tempo e recursos, revertidos na otimização de seu tempo.

Escolha seu software vendas e otimize a gestão do seu negócio!

E-book gratuito da Ideal Marketing para quem quer aumentar as vendas da própria empresa.

Neste texto abordamos a definição de sistema de vendas, apontando suas principais finalidades.

Além disso, apresentamos os benefícios de utilizar esse tipo de programa, bem como a maneira de escolher o software mais completo.

Agora sua empresa já pode apostar nesse recurso!

Isso porque você já sabe também que o desempenho da sua equipe pode ser melhor monitorado, além de ter um banco de dados completo podendo otimizar o tempo de todo o seu time de vendas.

Então chegou a hora de partir para o ataque!

Escolha o programa de controle de vendas que mais se encaixa com o perfil de sua empresa e potencialize a gestão do seu negócio!

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