Como o GaaS (Games as a Service) tem revolucionado o mercado

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Publicado: 8 de agosto de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Atrair clientes e mantê-los fiéis não é uma tarefa fácil, mas o GaaS chegou para mudar essa narrativa. Entenda como o modelo de negócios em formato de games tem feito tanto sucesso e aprenda a aplicar na sua empresa.

Seja por lazer ou como profissão, não há mais como duvidar do protagonismo dos jogos eletrônicos como modelo de negócio. É nesse momento que o Game as a Service, ou simplesmente GaaS, entra em ação.

Nessa estratégia, o objetivo é monetizar os jogos e mudar um pouco o conceito tradicional que estamos acostumados a ver. Aqui, o lucro tem destaque, mas sem deixar a diversão de lado.

Saiba como sua empresa pode optar por esse estilo, dessa forma você se alia ao assunto do momento e lucra com algo que já está consolidado no mercado.

Calma, tem muita coisa para abordar sobre o assunto ainda. Fique até o final para entender os quatro tópicos principais que explicam, afinal, por que o GaaS pode ser uma boa para a sua empresa:

O que é o Games as a Service (GaaS)?

A imagem mostra uma mesa com uma tela de computador e a mão de um homem segurando um controle de vídeo-game.

Nesse estilo de negócio, a empresa disponibiliza o jogo inicialmente gratuito, mas depois traz adicionais pagos que atraem os clientes.
Essa é uma estratégia que gera receita de maneira recorrente, com atualizações e novidades atrativas. Assim, o game não perde a graça e a empresa aumenta a lucratividade.

Porém, o custo cada vez mais alto para a produção deve ser levado em conta. É importante definir como e quais itens adicionais serão disponibilizados.
Skins (roupas usadas pelos personagens dentro do jogo), ferramentas mágicas, vidas extras e moedas de troca são algumas opções de materiais que valem a pena serem aprimorados.

Assim, a empresa lança um único jogo que está sempre em atualização. Ou seja, os custos de criação diminuem, ao mesmo tempo em que o game segue cheio de novidades, o que traz rentabilidade à empresa.

Normalmente, esses títulos oferecem uma experiência gratuita para não espantar o potencial cliente. Muitas vezes o usuário investe em conteúdo extra para poder jogar no mesmo patamar de quem já utiliza a experiência completa.

Por isso, esse método amplia as receitas e tem feito cada vez mais sucesso no mercado online e, assim, moldado de um jeito novo a indústria dos games.

As principais características do GaaS

As características dessa estratégia de negócio são bastante marcantes e definidas. Lembrando que, apesar de normalmente gratuitos, os jogos podem ser lançados também a um preço baixo.

O GaaS traz alguns pontos que, na maioria das vezes, se fazem presentes em jogos com essa abordagem. Separamos alguns abaixo:

  • Gratuito para download: apesar de não ser uma regra universal, essa é a forma que a maior parte das indústrias têm optado;
  • Itens adicionais: esse é basicamente o tópico que faz a roda girar nesse modelo, já que inclui desde microtransações até assinaturas maiores;
  • Atualizações contínuas: as atualizações servem para corrigir erros que foram apontados pelos jogadores, por esse motivo é de extrema importância se manter atento aos feedbacks recebidos;
  • Comunidade fortalecida: por causa da longevidade desses títulos, se forma uma base forte de fãs, o que gera receita de forma ainda mais orgânica à empresa.

Outro ponto interessante sobre esse método é que através dos jogos é possível aprender cada vez mais sobre seu público. 

Ferramentas de CRM podem realizar uma coleta de informações que ajudam a empresa no aprendizado sobre os usuários, o que permite um desenvolvimento do universo criado.

Isso concede uma enorme vantagem para a empresa. Dessa forma é possível personalizar o cenário criado e faz com que os jogadores se sintam cada vez mais imersos.

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Como esse modelo de negócio está mudando a indústria de jogos

Esse modelo está sendo inserido cada vez mais nas estratégias de marketing que cercam grandes companhias, e pode ser implementado também nas pequenas e médias empresas que buscam inovação no mercado.

O GaaS tem mudado de forma permanente o estilo de desenvolvimento dos jogos online, pois os estúdios se preocupam em criar algo que se torne menos descartável, sem a necessidade de um lançamento todo ano.

Sendo assim, os consumidores aproveitam muito mais e não são forçados a investir o tempo todo em novidades.

Com esse modelo, os próprios desenvolvedores permanecem mais tempo em um mesmo projeto, focando nas atualizações e correção de erros.
Os artigos adicionais quase nunca são essenciais para a pessoa permanecer engajada, mas eles são muito atraentes já que estimulam a competitividade e se tornam itens colecionáveis.

Por isso, um produto feito com objetivo e estratégias definidas pode ser a solução para trazer estabilidade e rentabilidade ao seu negócio.

Tudo isso está atrelado à evolução tecnológica, que tem facilitado a inclusão e as transações financeiras online.

É necessário levar em consideração que as pessoas estão consumindo conteúdos cada vez mais rápido, por esse motivo é essencial se manter em constante atualização.

É aqui que entra a inspiração do GaaS para o marketing de conteúdo. Construa um ambiente que chame atenção e desenvolva mecanismos que instiguem o público a permanecer interessado no serviço ou produto oferecido.

O GaaS é o futuro acontecendo agora

A imagem mostra em primeiro plano uma mão segurando um celular, na tela está presente quatro personagens do jogo Fortnite. Ao fundo essa mesma imagem se repete fora de foco.

Candy Crush, Fortnite e Word of Warcraft são apenas alguns exemplos do sucesso dessa nova forma de fazer negócio. Esses títulos mostram como é possível inovar dentro de um mesmo projeto, trazendo algo de novo a cada atualização.

Por estar em constante crescimento e já ser algo consolidado, é possível dizer que o GaaS é o futuro que acontece agora. Ao mesmo tempo em que o acesso aos jogos é facilitado, a rentabilidade cresce atrelada à qualidade de desenvolvimento.

Mais tempo de projeto para os desenvolvedores inevitavelmente aumenta a qualidade, o que atrai uma base de fãs fiel e competitiva. E é aí que entra o maior charme desse modelo: os conteúdos adicionais pagos.

Analisar alguns títulos de sucesso com uma visão voltada para os negócios é uma grande chance de aprender e aplicar técnicas valiosas dentro da sua própria empresa.

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