Descubra como fazer Marketing de Conteúdo em 7 passos
Publicado: 14 de novembro de 2018 | Atualizado: 20 de janeiro de 2020.
Saber como fazer Marketing de Conteúdo é essencial para as empresas que querem apertar os laços com seus clientes e melhorar seus resultados. E a boa notícia é que não é preciso muito para isso: em 7 passos simples é possível deixar o seu negócio mais perto do sucesso!
Em um mundo cada vez mais conectado, é preciso desenvolver estratégias as quais não só utilizam a internet como canal, mas que também aproveitem todo o seu potencial.
Uma delas é o Marketing de Conteúdo, cujo conceito tem como princípio gerar valor ao público por meio de materiais relevantes e educativos.
Assim você consegue estreitar o relacionamento com atuais e potenciais clientes, o que contribui para a construção de uma imagem forte e de confiança da sua empresa no mercado.
E nem precisamos falar que isso também é ótimo para aumentar as vendas, não é mesmo?
Mas para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia é preciso saber como fazer Marketing de Conteúdo! Vamos conferir então o passo a passo?
O que é Marketing de Conteúdo e como ele impacta em seu negócio?
Como já falamos no blog, o Marketing de Conteúdo é uma metodologia a qual visa criar um relacionamento com potenciais clientes por meio de conteúdo relevante.
Por meio de textos de blog, ebooks, publicações nas redes sociais etc, você atrai mais atenção para a sua marca e engaja os usuários a fim de gerar valor para a sua empresa e criar uma imagem positiva dela.
Isso porque o Marketing de Conteúdo se dirige a um público específico, o qual mais tem afinidade e interesse no que a sua empresa faz, o que contribui para a construção da sua reputação.
Dessa forma, a estratégia consegue aumentar o alcance do seu negócio com uma ótima relação de custo-benefício, afinal essas ações são todas praticadas no ambiente online.
Além disso, ao produzir um conteúdo de qualidade, você está educando um mercado para que ele venha no futuro a se interessar em comprar o produto ou serviço que a sua empresa comercializa.
Por isso, saber como fazer Marketing de Conteúdo melhora não só o relacionamento do seu negócio com seus possíveis e atuais consumidores, mas também as suas vendas!
Como fazer Marketing de Conteúdo e obter resultados?
Agora que você já sabe o que é e como a metodologia é benéfica ao seu negócio, deve estar se perguntando como fazer Marketing de Conteúdo.
Pois saiba que para aproveitar todas as vantagens de adotar essa estratégia é preciso fazer um bom planejamento e utilizar os canais certos para atingir os resultados esperados.
Mas não é só isso, viu? Vamos conhecer então os outros passos?
1. Analise o mercado
O primeiro passo de como fazer Marketing de Conteúdo é conhecer o cenário em que a sua empresa está inserido e quem interage com ela.
Para isso, você pode começar analisando os indicadores de visitantes novos, taxa de rejeição, comentários nas redes sociais etc.
Assim você consegue coletar dados como idade, escolaridade, região onde moram os usuários entre outros para formar um perfil simples das pessoas que interagem com a sua marca.
Além disso, também é preciso analisar a forma como a sua concorrência se relaciona com os consumidores.
Com isso dá para entender melhor qual o tipo de conteúdo é mais relevante para a sua audiência dentro desse segmento e como ele deverá ser compartilhado.
2. Crie personas
Como já falamos no blog, persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal criada a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores.
Com ela é possível conhecer não só informações básicas, como idade, gênero e condição econômica, mas também, e principalmente, seus hábitos e preferências de compra.
Dessa forma você consegue ter uma ideia melhor de quem vai consumir o seu material dentro do Marketing de Conteúdo redes sociais.
E isso é interessante, pois assim dá para adotar a linguagem adequada ao público e produzir conteúdo que se encaixe nas necessidades deles.
Assim a sua empresa se prova referência no assunto e ganha relevância no mercado por saber dar ao consumidor aquilo que ele precisa.
3. Planeje o conteúdo
Depois de entender o segmento em que a sua empresa está inserida e de ter desenvolvido a sua persona, o próximo passo de como fazer Marketing de Conteúdo é planejar o material que vai ser produzido.
A partir do que já sabe sobre os interesses do seu público, procure pensar em pautas interessantes e que atendam as suas necessidades.
Entenda que a princípio a ideia não é vender, mas sim oferecer informações relevantes sobre determinado assunto para criar um relacionamento com o usuário.
Para ficar mais claro, vamos pensar nos seguintes exemplos de marketing de conteúdo. Um supermercado pode publicar receitas para engajar o seu público.
Já uma loja de sapatos pode ensinar as pessoas como criar looks com os calçados ou quais são tendência na estação.
Procure sempre vincular o material com a área de atuação do seu negócio, para assim construir uma boa reputação dentro do setor.
4. Defina os canais de comunicação
Depois de já ter pensado no seu conteúdo de marketing, o próximo passo é definir os canais que o seu material será compartilhado.
Para isso é necessário voltar ao perfil da sua persona e ver quais são os meios que ela mais frequenta.
Isso porque para uma estratégia de marketing de conteúdo redes sociais ser eficiente, você precisa estar onde o seu público está, não é mesmo?
Afinal, do que adianta o seu material ser excelente se for compartilhado em uma rede em que a audiência não for qualificada?
Por isso, seja seletivo: quem sabe como fazer Marketing de Conteúdo prefere publicar na rede social mais frequentada pela sua persona do que em todas.
5. Mantenha os canais atualizados
Não pense que depois de ter criado o seu conteúdo de marketing o trabalho acabou, viu?
Isso porque para que a sua estratégia de marketing de conteúdo redes sociais seja eficiente também é preciso cuidar da frequência e a quantidade das postagens.
Além disso, há a opção das mídias pagas, como os exemplos de Marketing de Conteúdo via anúncios no Facebook e Instagram, os quais podem ficar no ar por mais tempo.
Seja qual for o método escolhido, procure sempre movimentar as suas redes sociais no período em que a sua persona mais a utiliza.
E para demonstrar ainda mais compromisso com aquele usuário, não deixe de responder a suas dúvidas, seja por mensagem ou comentário nos canais de comunicação.
Assim você consegue até coletar mais informações sobre as preferências desse consumidor e otimizar sua estratégia de como fazer Marketing de Conteúdo.
6. Tenha um Call to Action
Este penúltimo passo de como fazer Marketing de Conteúdo serve para engajar a sua audiência e fortalecer os laços entre eles e a sua empresa.
Isso porque o call to action, ou botão de ação, são aquelas palavras ou até banners que direcionam o visitante para outra página.
Por isso, além de servir como um convite para compartilhar determinada publicação, ele também é ótimo para ser usado ao fim de um texto no blog.
Por meio dele você pode oferecer a assinatura de uma newsletter ou de algum material educativo complementar ao conteúdo de marketing que ele consumiu.
Dessa forma você não só estreita a relação com o seu público, como também consegue filtrar o contato daqueles visitantes mais interessados no que você tem a dizer.
E isso é essencial em estratégias que visam a conversão de clientes, como a do Inbound Marketing, a qual potencializa os resultados do conteúdo de marketing.
7. Avalie os resultados
Por fim, o último passo de como fazer Marketing de Conteúdo é a avaliação dos resultados.
Isso porque é importante medir a eficácia da sua estratégia, bem como se os resultados foram atingidos para ações futuras.
Para isso é preciso ficar de olho nos indicadores-chave de desempenho, os quais devem ser definidos logo no início do seu planejamento.
Sendo assim, defina prazo para as campanhas e observe a performance delas como frequência.
Assim você consegue corrigir erros simples ainda no decorrer da ação e dessa forma não prejudica o resultado final desta.
Já sabe como fazer Marketing de Conteúdo? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você revisitou o conceito de Marketing de Conteúdo e viu que essa metodologia foca no estreitamento do relacionamento da sua empresa com seus clientes.
Isso porque por meio de conteúdos relevantes, ela gera engajamento dos usuários para com a sua marca, o que contribui para o fortalecimento do nome da sua empresa.
Mas não precisa de muito para atingir esses resultados, tanto que: te mostramos como fazer Marketing de Conteúdo com 7 passos bem simples.
E ainda te mostramos que é possível associar essa estratégia a uma outra para potencializar suas campanhas: o Inbound Marketing.
Então, se quiser saber como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado, confira a publicação sobre o tema.