Saiba como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales em 5 passos

//Saiba como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales em 5 passos

Por: | Publicado: 26 de novembro de 2018 | Atualizado: 30 de novembro de 2018.

Ao saber como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales você deixa a sua empresa muito mais próxima do sucesso nas vendas. Ainda mais se desvendar esses cinco segredos que estão separando o seu negócio de resultados incríveis!

A facilidade no acesso à informação transformou significativamente a forma como nos relacionamos e até nossos hábitos de compra.

Isso porque esses dados tornaram o consumidor muito mais crítico, o que, consequentemente, impactou diretamente na forma como as empresas divulgam seus produtos.

Foi em resposta a esse novo cenário que novas metodologias surgiram, como a do projeto de Inbound Marketing, cujo princípio é educar o mercado consumidor para empoderar sua decisão de compra.

E não é só na forma como atrair cliente que essa metodologia impacta, pois por meio do Inbound Sales os processos de venda também são otimizados com o objetivo de tornar essa etapa mais adequada as necessidades do cliente.

Dessa forma fica mais fácil estabelecer um vínculo mais próximo e duradouro com os consumidores, impactando positivamente nos resultados da sua empresa.

Então, se você quiser saber como trazer essa realidade para o seu negócio, descubra agora como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales com só 5 passos!

1. Smarketing

O nome pode parecer engraçado em um primeiro momento, mas smarketing nada mais é do que a junção das palavras em inglês de vendas e marketing.

No dia a dia, isso se traduz em uma união entre esses dois setores para gerar ações de planejamento e relacionamento com o cliente mais assertivas.

Isso porque mesmo que possa parecer o contrário, Marketing e Vendas não costumam andam lado a lado e por isso é necessário que se faça algo a respeito para se ter resultados melhores.

Sendo assim, o primeiro passo de como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales é investir na capacitação e comunicação entre seus colaboradores desses dois setores.

Criar um canal em que ambos possam compartilhar informações e entender a necessidade um do outros é fundamental para se alcançar bons números de vendas.

2. SLA

O SLA – Service Level Agreement, ou traduzindo, Acordo de Nível de Serviço, é o nome que se dá ao tratado entre duas equipes para estabelecer o plano de ação de cada para atingirem um objetivo em comum.

Como falamos no tópico anterior, o trabalho em equipe é importante, mas para evitar confusões é melhor documentar as metas e padrões necessários para as tarefas de todos fluir tranquilamente.

Dessa forma, no SLA entre Marketing e Vendas serve para estabelecer metas de prospecção, conversão e outras mais globais para todos ter um foco em comum.

Depois é hora dos objetivos pontuais, como a definição da fase de transição na qual um lead passa a ser considerado pronto para conversar com os representantes comerciais.

Assim a sua equipe de Marketing consegue ter noção de quantos leads precisa gerar, no mínimo, para que a empresa alcance os resultados esperados.

E não é só isso: ouvindo as necessidades do setor de Vendas, ela também consegue entregar leads mais qualificados para a conversão.

Ou seja, o SLA vai sacramentar todo o trabalho em equipe e aumentar as chances da sua empresa alcançar o sucesso.

3. O que é preciso para investir em um projeto de Inbound Marketing?

Depois de entender como preparar a sua equipe e estabelecer metas as quais deseja alcançar com um planejamento de estratégico de marketing, é hora de saber mais sobre como implementar Inbound Marketing.

Para que não conhece, pode parecer complicado, mas conhecendo os pilares da estratégia, o processo se torna simples.

Vamos conhecê-los então?

Tenha verba destinada para esse investimento

Como não poderia deixar de ser, antes de se começar um novo empreendimento é necessário separar um investimento mensal um certo valor para garantir a sustentabilidade do projeto.

Por isso, é hora de ter um papel na mão e colocar na ponta do lápis alguns gastos, como o salário dos colaboradores, ferramentas e até aqueles com links patrocinados.

Assim você se prepara melhor pelo desafio que vem pela frente e traça objetivos condizentes com aquilo que pode investir.

Dessa forma não só a sustentabilidade do seu projeto é garantida: a da sua empresa também!

Entenda a jornada do cliente

Depois de ter consciência do investimento necessário, é hora de começar a pensar na forma de prospectar leads dentro de um projeto de Inbound Marketing.

Para isso, você precisa entender que com a quantidade de informação a qual temos acesso hoje, os hábitos do consumidor mudaram.

Por isso, compreender e respeitar a sua jornada de compra é um dos pilares dessa estratégia. E ela é dividida em três parte:

  • Aprendizado: nesta fase o lead está descobrindo qual é o seu problema;
  • Consideração: identificado o problema, aqui o lead começa a considerar as soluções possíveis para o seu problema;
  • Decisão: por fim, aqui o lead vai formalizar a sua escolha comprando aquela que considerou ser a melhor opção para solucionar o seu problema.

Entender essas fases é fundamental, pois como o princípio do Inbound é educar o mercado consumidor para empoderar sua decisão de compra, conhecer suas necessidades em cada fase é essencial para assessorá-lo nesse caminho.

Assim é possível produzir um material condizente com o que ele precisa em cada estágio e dessa forma conquistá-lo como cliente!

A importância de investir em conteúdo relevante

Como começamos a falar no tópico anterior, o conteúdo é a principal combustível do processo de como implementar Inbound Marketing.

É por meio de posts em blog, ebooks, whitepapers, infográficos etc que você vai educar o seu mercado consumidor e prepará-lo para compra.

Por isso, investir na produção de um conteúdo relevante deve ser considerado uma das prioridades em seu projeto de Inbound Marketing.

E não só isso: seu objetivo deve ser criar um material rico em informações e compatível com o estágio na jornada que aquele lead se encontra. Assim você consegue educar o seu mercado e fazer com que ele avance no caminho rumo a compra.

Além disso, o conteúdo também serve como isca para gerar novos leads! Mas para isso é preciso lançar mão e usar algumas técnicas.

Técnicas de SEO

Quando falamos em planejamento de marketing digital, as técnicas de SEO estão entre as mais usadas para atrair tráfego a um website.

Isso porque uma de suas maiores vantagens está a excelente relação de custo-benefício: não é necessário um grande investimento para se fazer uso delas.

Afinal, como já falamos no blog, o uso de palavras-chave e outras regrinhas para otimização das páginas é uma forma orgânica de atração de visitantes.

Pois ao usar as técnicas de SEO, os mecanismos de busca vão entender que você se preocupa com a experiência do usuário e assim vai posicioná-lo bem na página de resultados.

Com isso, é possível atrair a atenção dos visitantes para o seu site e, unindo ao poder do seu conteúdo relevantes, suas chances de gerar mais leads serão maiores!

Invista nos canais adequados para a sua persona

Um dos segredos para o sucesso do processo de como implementar Inbound Marketing é investir no canal de comunicação certo.

Para isso, conhecer a sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal desenvolvido por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores, é essencial.

Isso porque assim você sabe quais são as redes sociais e os hábitos na web dela e consegue criar uma estratégia para investir no ambiente online em que a sua audiência mais está presente.

Assim a assertividade do seu projeto de Inbound Marketing será maior, trazendo mais tráfego para o seu site e facilitando o trabalho da sua equipe de comunicação.

4. Tenha um processo de venda adequado a jornada do cliente

Tão importante quanto desenvolver uma estratégia de prospecção consistente, é criar um processo de venda que seja adequado com a jornada do cliente.

Isso porque a sua equipe de vendas precisa dar continuidade ao trabalho do setor de Marketing, mas sem esquecer dos princípios do seu projeto de Inbound Marketing.

Para isso, para adotar o Inbound Sales na sua empresa primeiro é entender que esse processo é dividido em quatro fases:

  • identificar;
  • conectar;
  • explorar;
  • aconselhar.

Espelhando a jornada do consumidor, o seu vendedor precisa ajudar o lead a identificar o seu problema e estabelecer uma conexão com ele.

Isso é, incentive-o a explorar o problema e mostre como o seu produto pode ajudá-lo a solucionar essa questão. Por fim, o último passo é aconselhar esse lead a fechar negócio com a empresa.

E lembre-se: quando estiver estruturando o seu processo de vendas seguindo os princípios do Inbound Sales, pense-o de acordo com as preferências da sua persona também.

Assim, o seu método será muito mais assertivo e com maiores chances de resultados em bons resultados à sua empresa.

5. Analise os resultados para refinar o processo

Agora você já sabe como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales, não pense que o seu trabalho acabou!

Isso porque para o sucesso contínuo do seu projeto de Inbound Marketing é preciso ficar atento e estabelecer uma rotina de supervisão e análise de resultados.

Assim é possível notar qualquer pequeno detalhe que esteja impedindo a roda girar e prejudicando os resultados da sua empresa.

E mais do que isso: assim você consegue criar uma resposta rápida a esse problema e dessa forma otimiza o trabalho de todos os seus colaboradores.

Implemente agora o seu projeto de Inbound Marketing e Inbound Sales

Hoje você viu que para atender melhor as necessidades dos novos hábitos de consumo, o Inbound Marketing e o Inbound Sales são as estratégias mais adequadas para quem deseja ter sucesso no mercado.

Isso porque elas procuram empoderar o mercado consumidor por meio de um material educativo, respeitando o que eles precisam e sua decisão.

E pensando em deixar o seu negócio das empresas bem vistas pelo público por ter um comportamento tão atual, te mostramos ao longo do conteúdo 5 passos de como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales.

São etapas simples, mas que vão transformar as suas vendas e como seus clientes encaram a sua empresa, resultando em um relacionamento mais próximo e duradouro.

E se você quiser se aprofundar nessa metodologia, confira o conteúdo sobre como conseguir resultados mais rápidos com Inbound Marketing!

2018-11-30T18:20:55+00:00

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