Aprenda sobre estratégias de marketing e o relacionamento com seus potenciais clientes!

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Publicado: 13 de maio de 2019 | Atualizado: 4 de setembro de 2019.

Construir sólidas estratégias de marketing é essencial para quem quer ter um forte posicionamento de marca e um bom relacionamento com seu público. Afinal, só aqueles que sabem como se comunicar bem são capazes de criar laços duradouros com seus clientes.

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Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o objetivo do marketing não é criar uma necessidade e induzir uma pessoa a comprar o que não precisa, mas sim satisfazer os desejos de cada um.

Isso porque ele se pauta em estudos para entender o comportamento e preferências do público para que, assim, possa estabelecer uma comunicação baseada em dados concretos.

Ou seja, como qualquer tipo de relacionamento é construído em cima da confiança que temos na outra parte, as estratégias de marketing servem para que você consiga colocar a sua empresa em um lugar de destaque.

Dessa forma, o seu público verá o seu negócio como referência na área e não pensará duas vezes antes de tomar sua decisão de compra.

Não à toa, segundo uma pesquisa da Exame, 57,3% das empresas acreditam que o Marketing, sobretudo o Digital, é responsável por 10% a 20% das vendas.

 

Por isso, nesse post vamos te explicar tudo que você precisa para desenvolver suas estratégias de marketing e melhorar os resultados do seu negócio. Confira:

O começo de tudo: Marketing Offline

Teorias do marketing

Embora as primeiras teorias de marketing tenham começado a aparecer apenas após o fim da Segunda Guerra, é errado dizer que essa ciência teve seu início no século XX.

Isso porque o Marketing nasce junto com a prensa tipográfica inventada em 1450 por Gutenberg, uma vez que esse equipamento democratizou a informação, barateou a produção gráfica e passou a incentivar a criação dos primeiros anúncios.

Desde então, as estratégias de marketing vêm sendo reinventadas e adaptadas aos novos canais de comunicação até chegarmos ao Marketing Digital, metodologia mais usada nos dias de hoje.

Mas isso não significa que você deva abandonar as ações de marketing tradicional. Aliás, muito pelo contrário!

O Marketing Digital pode ser um grande aliado de suas estratégias de marketing offline, aumentando o seu alcance e potencializando os seus resultados.

Quer saber como? Confira o próximo tópico!

O Marketing no universo digital

universo digital

Graças à popularização da internet nos anos 90, o mundo começou a viver a chamada Revolução Digital, mudando para sempre, dentre outras coisas, a forma com que nos comunicamos.

O que, consequentemente, atingiu as estratégias de marketing, que também tiveram de ser adaptadas para o ambiente online.

Assim nasceu o Marketing Digital, metodologia com a qual é possível aumentar o alcance e ter um relacionamento mais próximo com o público.

Dessa forma, ter estratégias de marketing digital bem estruturadas é fundamental para colher resultados melhores.

Se você quer que essa seja a realidade da sua empresa, confira as próximas dicas para saber como começar a aplicar essa metodologia na sua empresa:

Blog

O blog é uma página na internet na qual pessoas e marcas podem se comunicar com o mundo por meio de textos, vídeos e imagens. Versátil, essa é uma das estratégias de marketing queridinhas das empresas.

Isso porque, segundo a pesquisa Content Trends feita em 2016, marcas que possuem blog têm 3,7 vezes mais visitas em seus sites.

Só que para isso, é importante criar conteúdos relevantes, úteis e educativos, pois assim conseguirá fazer com que seu público-alvo passe a te enxergar como referência no ramo.

Traduzindo: na hora da decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar.

E se você já tem um bom número de clientes, saiba que um blog pode te ajudar no processo de fidelização deles e fortalecendo ainda mais seu relacionamento com esses consumidores.

Além disso, para criar um blog não é preciso de um alto investimento inicial. Existem plataformas gratuitas e fáceis de usar, como o WordPress.

SEO

Search Engine Optimization ou SEO, em suma, é um conjunto de regras para aumentar a navegabilidade e otimizar a usabilidade do seu site.

Além do mais, proporcionar um ambiente digital melhor para clientes e visitantes vai contribuir para o posicionamento da sua página.

Isso acontece porque, por mais que o Google não revele seus critérios de ranqueamento, sabemos que o buscador valoriza aqueles sites que se preocupam com a experiência do usuário.

Para que a sua empresa consiga se destacar na página de resultados, é preciso aplicar na sua página da web algumas técnicas de SEO, como se preocupar com a qualidade do conteúdo e usar palavras-chave.

Caso ainda não saiba, a palavra-chave é o termo que os usuários digitam na caixa de texto para realizar uma pesquisa.

Dessa forma, descobrir quais são os termos mais buscados sobre determinado assunto ajuda o Google entender que o seu conteúdo é relevante para determinada busca.

Além disso, outra técnica de SEO importante para potencializar os resultados das suas estratégias de marketing é o link building.

Isso porque fazer parcerias e receber uma linkagem externa fazer com que os motores de busca entendam que a sua empresa é autoridade naquele assunto e vão ranqueá-la na página de resultados.

Mas você precisa ter em mente que o foco da estratégia de SEO é otimizar a experiência do usuário, a melhora no ranqueamento é uma consequência disso e só será vista a médio e longo prazo.

Então se seu objetivo for atrair clientes através do posicionamento no Google, confira o próximo tópico.

Links Patrocinados

O Google AdWords é a plataforma de anúncios do Google e a maior ferramenta de links patrocinados disponível hoje.

Por meio dela você pode usar textos e imagens de maneira criativa, garantindo que seus anúncios apareçam no topo da página quando determinados termos são pesquisados, ou seja aparecendo para as pessoas certas e aumentando as chances de sucesso.

Para melhores resultados, pesquise quais são as buscas feitas com relação ao seu serviço ou produto e escolha as palavras-chave com base nisso.

Além disso, é importante lembrar de analisar os resultados da sua campanha de links patrocinados, por isso a própria plataforma disponibiliza os números gerados a partir dela.

Agora você viu que com o Google AdWords há uma boa chance de gerar tráfego e leads instantaneamente, mas saiba que isso não significa que você deva ignorar as outras estratégias de marketing, como as que veremos a seguir.

Redes Sociais

As Redes Sociais são uma maneira poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem potenciais clientes e dialogar com eles de perto.

Tenha em mente que se você não estiver falando diretamente com seu público por meio de plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, outra marca falará!

Mas antes de começar a traçar suas estratégias de marketing nas redes sociais é importante definir o perfil da persona de sua empresa.

Persona é o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, com informações que vão do nome aos medos, inseguranças, sonhos e ambições. E você pode começar a desenhá-lo a partir de informações obtidas a partir de pesquisas entre seus consumidores reais.

Esse passo é fundamental para suas estratégias de marketing, pois ele que dará:

  • O tom da sua comunicação;
  • O tipo de conteúdo veiculado;
  • Qual a rede social indicada;
  • Qual o melhor horário para publicar.

Dessa forma, você terá em mãos informações valiosas para que possa fazer uma segmentação assertiva do público de suas publicações e anúncios.

Além disso, um excelente marketing nas redes sociais pode trazer um sucesso notável para o seu negócio, criar uma base de fãs dedicados e até mesmo impulsionar leads e vendas.

A estratégia de ouro: Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia focada em atrair novos clientes a partir da educação de mercado.

Isso se dá por meio do Marketing de Conteúdo e de uma comunicação personalizada com público para ajudá-lo a entender o seu problema e encontrar a melhor solução para ele.

Ou seja, ao contrário do marketing offline, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás ou invade o espaço do cliente.

Em vez disso, ele explora canais como o blog, sites de pesquisa e redes sociais para que as pessoas sejam capazes de encontrar o seu negócio por conta própria, o que aumenta e muito a aceitação e a confiança do público.

Entretanto, para isso você precisa ter em mente o conceito de jornada de consumidor, isso é, o caminho que uma pessoa faz até a decisão de compra.

Dessa forma, você consegue produzir conteúdos para cada uma das etapas desse caminho (aprendizado e descoberta do problema, reconhecimento, consideração da solução e tomada de decisão) e otimizar a comunicação com o seu público.

Por essas e outras, o Inbound tem se tornado parte das estratégias de marketing queridinhas das empresas inovadoras.

Você não vai querer ficar de fora dessa, né? Para saber mais sobre esse conceito, confira nosso conteúdo sobre o que é Inbound Marketing.

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Invista em estratégias de marketing e comece a melhorar seus resultados!

Você viu como o Marketing Digital e o Inbound Marketing são ótimas estratégias de marketing para melhorar o relacionamento com seu público e atingir suas metas de negócios.

Isso porque aliar o poder de alcance do ambiente online com um conteúdo relevante é uma maneira de não só conquistar novos consumidores, mas também de melhorar a imagem da sua empresa.

Portanto, explore todas as ferramentas disponíveis para o seu crescimento e lembre-se de investir em aprimoramentos constantes para que suas estratégias de marketing continuem eficazes e rentáveis.

E se você quiser saber mais sobre o tema e potencializar ainda mais seus resultados, acesse nosso blog e aprenda a implementar o Inbound marketing no seu negócio!

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