Inbound Sales ou Outbound Sales: qual a melhor escolha para o seu negócio?

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Publicado: 9 de agosto de 2019 | Atualizado: 4 de abril de 2022.

Quando você sabe o que é Inbound Sales e Outbound Sales, tudo fica mais fácil para conseguir aumentar o seu potencial de vendas para lucrar cada vez mais. Melhor ainda seria unir essas duas técnicas de vendas para fidelizar clientes. Fique ligado e descubra como fazer isso neste conteúdo!

Entre as muitas estratégias de vendas praticadas por empresas de pequeno até grande porte, nenhuma delas embate as metodologias chamadas Inbound Sales e Outbound Sales.

Isso porque ambas conseguem fazer o que mais nenhuma outra faz: unir o mundo online com o ambiente offline.

Porém, se você quiser, dá para utilizar apenas uma dessas metodologias no seu negócio e, para isso, você precisa saber do que se trata cada uma delas.

Então, vamos lá?

O que é Inbound Sales?

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Dentro do Inbound Marketing há muitas estratégias, sendo que uma delas é o Inbound Sales, que também pode ser chamado de vendas Inbound.

O diferencial dessa prática para outras técnicas de vendas é que suas ações focam seus esforços em oportunidades reais, pois ele parte da educação do mercado e atração de usuários para o site ou blog da sua empresa a fim de converter potenciais clientes, que são conhecidos como Leads.

Feito isso, esses leads são avaliados de acordo com a afinidade dele com a sua persona e afinidade com o seu setor de atuação, pois essas pessoas já possui uma predisposição a adquirir os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Com essa lista em mãos, o Marketing deve nutrir esses leads para que eles tenham cada vez mais conhecimento sobre o seu produto ou serviço e entendam o valor do seu negócio. Isso é importante para que sua equipe de vendas possa realizar o seu trabalho de forma mais assertiva.

Isso porque no Inbound Sales seus vendedores atuam mais como consultores, uma vez que durante todo o caminho de nutrição, seus leads foram educados e preparados para chegaram a essa etapa já decididos a terem seu produto ou serviço.

Não à toa, as vendas Inbound são constantemente relacionadas com o Inside Sales – que podemos chamar de venda interna -, que permite vender para qualquer lugar do mundo apenas por meio da internet, pois esse trabalho pode ser feito de dentro da própria empresa também.

Assim, o departamento de vendas se torna muito mais produtivo, pois não precisa ir de porta em porta em busca de compradores, já que os vendedores só entrarão em contato com pessoas interessadas no seu negócio.

Ou seja, podemos afirmar que o Inbound Sales é muito mais consultivo e repleto de estratégia de vendas capazes de conhecer a realidade do Lead, customizando cada vez mais o atendimento dos vendedores.

Para se aprofundar mais nesse assunto, aconselhamos que você acesse o nosso conteúdo sobre Inbound Sales: o que é, conceito, saiba TUDO para vender mais!

O que é Outbound Sales?

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Ao contrário do Inbound Sales, que tem o intuito de atrair clientes para o seu negócio, o Outbound Sales vai em busca desses indivíduos, entrando em contato até com aqueles que não foram atraídos pela sua empresa.

Essa estratégia de vendas faz isso com base no perfil dessas pessoas, que devem apresentar interesse pelos seus produtos ou serviços.

Mesmo que o Outbound Sales seja considerado uma estratégia de vendas ultrapassada, diversas empresas – inclusive algumas de tecnologia – fazem uso dela.

Isso porque elas vêm como ponto positivo o fato de o Outbound Sales sempre visar por quando será feita uma abordagem, uma vez que o Lead não precisa estar necessariamente interessado pelo seu empreendimento.

Porém, diferente do Inbound Sales, no Outbound Sales você corre um grande risco de ser evitados pelos seus potenciais clientes, já que os mesmos não foram introduzidos ao seu tema.

E isso deixa qualquer abordagem fora do contexto necessário para convencê-lo a adotar o seu negócio.

No entanto, o Outbound Sales tem sido visto como um complemento do Inbound Sales, até esse não garante 100% das vendas.

Além disso, essa estratégia de vendas pode até mesmo garantir uma atração de público mais específico.

Quer saber mais sobre Outbound Sales? Então recomendamos que você leia o nosso conteúdo sobre Outbound Marketing: descubra o que é e como essa estratégia pode potencializar seus resultados.

Afinal, qual é a melhor escolha para o seu negócio?

inbound sales e outbound sales

Bom, agora que você sabe o que é Inside Sales e Outbound Sales, provavelmente deve ter passado pela sua cabeça qual é a melhor escolha para o seu negócio.

Pois bem, antes de mais nada, é essencial que você saiba a diferença entre elas, como explicamos nos tópicos acima, para que você consiga se decidir.

No entanto, nós recomendamos que você faça uma combinação dessas duas técnicas de vendas.

Afinal, o Inbound Sales foca no crescimento de produtividade do time de vendas, assim como no faturamento do seu empreendimento, mas isso a longo prazo.

Isso porque o Inbound Sales também busca a fidelização dos seus consumidores por meio de estratégia de vendas online, tendo um complemento com o offline.

Além disso, o potencial consumidores saberá do que se trata o contato de um dos vendedores da sua empresa, uma vez que o Lead disponibilizou informações para que você pudesse entrar em contato com ele posteriormente.

Já o Outbound serve para aqueles empresas que conhecem o seu público-alvo, assim como sabem quem são os potenciais clientes do negócio.

Sendo assim, o fundamental seria unir essas duas metodologias para alavancar a sua produtividade e lucratividade.

Já sabe o que é Inbound Sales e Outbound Sales? Então alavanque a sua estratégia de vendas!

Enfim, você acabou de descobrir o que é Inbound Sales e Outbound Sales, e também como essas duas estratégias são diferentes, mas podem se complementar para o aumento da lucratividade do seu empreendimento.

Para recapitular: quando falamos de Inbound Sales, queremos dizer que os Leads já conhecem a sua empresa, enquanto no Outbound Sales são os vendedores que devem correr atrás deles.

Aliado a esses processos também é possível traçar um planejamento de vendas, tornando as ações de atração e conversão ainda mais estratégicas e efetivas.

Tendo isso em mente, você estará pronto para atrair o público apropriado para aumentar as suas chances de vender cada vez mais e melhor os seus produtos e/ou serviços.

Caso você ache que só com essas dicas você vai conseguir aumentar o seu potencial diante do mercado, está muito enganado.

Por isso, recomendamos que você leia também o nosso conteúdo sobre Saiba como implementar Inbound Marketing e Inbound Sales em 5 passos.

Bons negócios!

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