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Conquiste novos clientes: 9 dicas para uma estratégia de Marketing Digital mais efetiva

Publicado: 2 de maio de 2019 | Por: | Atualizado: 8 de julho de 2019.

Atraia novos clientes e descubra novas possibilidades com o Marketing Digital. Entenda essa estratégia com as próximas nove dicas para começar a usar o Marketing Digital hoje mesmo e mude seu jeito de vender de uma vez por todas!

Atualmente, é impossível falar de Marketing e não falar de Marketing Digital.

Isso porque, como você deve saber, a maior parte da população está conectada à internet, então, ignorar isso seria como ignorar uma mina de ouro, repleta de novos clientes.

Além disso, a estratégia tem se mostrado uma boa alternativa para pequenas e médias empresas, pois o custo-benefício é excelente e o engajamento com o público é maior,.

Viu só como é vantajoso investir em Marketing Digital? Não à toa, a aderência a essa metodologia tem crescido cada dia mais.

E para você também fazer parte do time que consegue melhorar seus resultados com estratégia, trouxemos nove dicas para solucionar as principais dores e satisfazer os desejos dos seus consumidores usando as plataformas online como blogs, sites, buscadores, redes sociais e email. Confira!

Planejamento estratégico

1 – Planejamento

O primeiro passo de uma estratégia de marketing digital efetiva e que consiga atrair novos clientes é o planejamento.

Isso porque antes de mais nada é preciso saber o que se deseja alcançar para assim, saber quais são os passos que devem ser completados para atingi-lo.

E existem dois fatores importantes para o sucesso ou não da sua estratégia, que é conhecer bem o seu cliente e o que ele precisa que a sua empresa entregue a ele.

Conheça seu cliente por meio da criação de persona

Você sabe quem está consumindo seu produto ou serviço?

O que faz, do que gosta, como passa o tempo livre, quais são as redes sociais que ele ou ela usa? E o mais importante, quais são seus medos, desejos, dores e ambições?

Ainda não? Pois entenda que é fundamental que você saiba quem é o seu cliente ideal, afinal é para essa pessoa que você vai criar conteúdo.

Faça pesquisas e estude a fundo a sua base atual de consumidores para entender quais são suas dificuldades para, assim, desenvolver a persona da sua empresa.

Dessa forma, você consegue criar conteúdos mais relevantes e direcionados, fazer um atendimento personalizado e toda uma comunicação de acordo com as preferências do seu público.

Assim, as chances da sua empresa conseguir atrair novos clientes com as estratégias definidas a partir disso serão muito maiores.

Apoie o cliente em sua jornada de compras por meio do funil de vendas

Como já sabemos, o funil de vendas é um conjunto de etapas que que dão suporte a jornada do consumidor com sua marca, desde o primeiro contato até a compra.

Sendo assim, olhe para o seu funil de vendas e defina como será a comunicação em cada umas dos estágios por onde o seu cliente terá que passar até a conversão.

Lembre-se que para isso é preciso estar atentos as necessidades do consumidor em cada uma dessas fases.

Ou seja, produza conteúdos que tirem as dúvidas e ajudem o visitante entender qual é o seu problema, bem como outros que mostrem o valor do seu produto para um lead mais avançado no funil, por exemplo.

Entender as etapas do funil e criar conteúdos específicos para cada uma delas enriquecerá sua estratégia de Marketing Digital e conseguirá atrair novos clientes.

2 – Marketing de Conteúdo

Com a internet e a facilidade no acesso à informação, o consumidor ganhou autonomia na hora da compra. Ele sabe o que quer e como encontrar, por isso está cada dia mais exigente e resistente às propagandas tradicionais.

Foi nesse cenário que surgiu o Marketing de Conteúdo, como uma alternativa para as empresas que precisam de uma estratégia não invasiva e direcionada.

Isso porque essa metodologia consiste em criar conteúdos relevantes e direcionados para blogs, sites e redes sociais a fim de ajudar um negócio a se firmar como referência de mercado e engajar seus potenciais clientes.

Dessa forma, você consegue atrair novos clientes e ainda fortalecer os laços com seus atuais consumidores, criando uma base fiel a sua marca.

3 – Blog

O blog é um importante aliado para atrair novos clientes e ser ter sua autoridade reconhecida no ambiente online.

Isso porque esse é um dos principais canais do Marketing Digital e de Conteúdo para publicar os conteúdos relevantes desenvolvidos de acordo com as necessidades da sua persona que falam sobre o seu produto ou serviço e até novidades relacionadas ao seu mercado.

Mas para que seu blog tenha eficácia e traga os resultados desejados é necessário divulgar o seu conteúdo e posicionar sua página no Google para que o usuário te ache quando realizar uma pesquisa relacionada.

Só que para que isso aconteça, é necessário investir em estratégias de SEO, assunto o qual vamos falar a seguir.

4 – SEO

A quarta dica para atrair novos clientes é você precisa fazer com que a sua empresa e seu conteúdo sejam encontrados nos mecanismos de busca.

Para isso, você deve aplicar nos conteúdos produzidos as técnicas de SEO, como uso de palavras-chave e link building, para proporcionar aos usuários uma boa experiência quando eles visitarem a sua página na web.

Isso é importante pois, por mais que o Google não revele quais são todos os critérios que ele usa para ranquear os sites nos resultados de pesquisa, se sabe que ele vê com bons olhos aqueles que se preocupam com o usuário.

Por isso, se atentar ao SEO na hora de escrever o texto é fundamental para um bom posicionamento. Mas lembre-se, só use palavras-chave que realmente tenham a ver com seu anúncio, caso contrário, a sua página perderá relevância e cairá na classificação.

Vale ressaltar que as técnicas de SEO apresentam resultados a longo prazo, pois construir a autoridade de um site demanda um certo tempo.

Caso precise que atrair novos clientes de forma mais rápida, veja no tópico a seguir como potencializar a sua estratégia.

5 – Links Patrocinados

Segundo uma pesquisa feita em 2016 pela agência imFORZA, 18% dos cliques vão para o primeiro resultado da busca no Google, 10% para o segundo e 7% para o terceiro.

Com esse dado, podemos perceber a importância de conseguir um bom posicionamento na página de resultados, como também dá para imaginar a concorrência para conseguir o primeiro lugar.

Mas e se nós te contássemos que dá para pegar um atalho e conseguir essa tão sonhada posição? Para isso, basta investir nos links patrocinados!

Com ajuda do Google AdWords, você consegue criar um anúncio para aparecer com destaque na página de resultados do mecanismo de busca.

Para isso ele usa o Ad Rank, que funciona como uma espécie de leilão, só que a moeda de troca não é necessariamente dinheiro. Se por um lado isso é um ponto positivo para as empresas, por outro isso significa que para posicionar um anúncio no Google ele precisa estar, de fato, muito bom.

A qualidade dos anúncios do Google AdWords é medida a partir dos seguintes fatores:

  • CTR (Click through Rate) – número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido;
  • Relevância – avalia a relevância do texto do seu anúncio e do conteúdo da sua página para a pesquisa;
  • Página de destino – considera relevância, originalidade e confiabilidade do seu conteúdo, além da chamada experiência de usuário (UX), que nada mais é do que a navegabilidade do seu site.

6 – Redes Sociais

As redes sociais são uma das principais formas de conquistar novos clientes, uma vez que grande parte do mercado está ali. O brasileiro, por exemplo, passa mais de 3 horas por dia nesse tipo de plataforma.

Além de serem ideais para divulgação da sua marca e do seu conteúdo, elas também são canais de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

Mas antes de sair postando por aí, é importante entender as possibilidades que essas plataformas oferecem para o seu negócio e saber em qual rede social sua persona está, já que nem todo mundo está em todas as plataformas.

Vale ressaltar que não existe o conteúdo perfeito para as redes sociais, pois isso dependerá do seu público, mas temos algumas dicas:

  • Seja rápido e claro ao responder seus clientes;
  • Evite o uso de imperativos;
  • Não fale na 3ª pessoa;
  • Use linguagem coloquial, mas preste atenção na ortografia;
  • Seja sempre educado.

No Brasil, as principais redes sociais são Whatsapp, Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. Todas elas têm opção para empresas, bem como ótimas ferramentas de para criação de anúncios, onde você pode criar campanhas direcionadas para sua persona.

7 – E-mail Marketing

Assim como o seu blog e suas redes sociais, o email marketing é um importante aliado para nutrir seus leads e conseguir convertê-los em novos clientes.

Isso porque eles são a coluna vertebral da sua comunicação, pois é por meio deles que você poderá enviar seus os conteúdos e ajudar os possíveis clientes a avançar no funil de vendas.

Por isso é tão importante produzir materiais relevantes, que tragam informações que agreguem ao cliente e a sua marca, para que ele entenda o valor do seu produto.

Para que o seu lead abra o seu email marketing e leia o seu conteúdo, se atente aos seguintes pontos:

  • Assunto do email: curto e chamativo;
  • As mensagens: sucintas e objetivas;
  • Call-to-action: claras e atrativas.

Lembre-se de definir a periodicidade da sua comunicação, pois uma frequência alta pode incomodar e afastar seus clientes em potencial, enquanto emails de menos serão esquecidos.

8 – Métricas

Os indicadores de marketing são as estatísticas que mostram os resultados da sua estratégia de marketing digital, os quais você deve utilizar para aprimorar sua estratégia.

E a boa notícia é que você pode acessá-las gratuitamente por meio do Google Analytics, ferramenta do Google que te dá acesso as principais métricas de um site, como:

  • Tráfego Orgânico e Pago: quantidade de acessos vindos dos mecanismos de busca e campanhas pagas na web;
  • Taxa de Rejeição: porcentagem de usuários que entram no site e saem sem visitar outras páginas;
  • Taxa de Conversão: porcentagem do número de visitantes que viraram leads.

No entanto, não é só o seu site que você deve analisar. O Facebook e o Instagram, por exemplo, têm suas próprias métricas e por meio delas você tem acesso ao engajamento e desempenho das publicações e anúncios criados em cada plataforma.

9 – Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia que tem como objetivo educar o mercado consumidor para, assim, atrair novos clientes.

Por meio do Marketing de Conteúdo e da comunicação direcionada, essa estratégia procura fazer com que o público entenda o valor do seu produto como solução dos seus problemas, uma vez que hoje as pessoas escolhem comprar das marcas com quem criaram laços de confiança.

Sendo assim, a metodologia do Inbound é baseada nas seguintes etapas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Fechar;
  • Encantar.

Parece muita coisa, mas calma, vamos explicar!

Atração

O primeiro passo de uma estratégia de inbound marketing é colocar em prática ações que visam atrair novos clientes.

Para isso, crie conteúdos relevantes otimizados para SEO, faça publicações nas redes sociais e aposte em anúncios para potencializar seus resultados.

Mas claro, sempre tendo em mente as preferências e canais frequentados pela sua persona para que a sua estratégia atinja de fato o público que tem afinidade com a sua empresa.

Possuir uma audiência qualificada é um requisito importante para o início da próxima fase do Inbound Marketing para atrair novos clientes.

Conversão

Nessa etapa, o foco deve ser fazer com que o visitante comece a avançar no funil de vendas e se transforme em lead.

Para isso, inclua nos seus materiais e publicações landing pages e formulários para conseguir captar as informações de contato desses usuários.

Não se esqueça que para que uma pessoa se sinta à vontade em compartilhar dados pessoais, ela precisa receber ao em troca para que o processo seja vantajoso para ela.

Dessa forma, produza ebooks, whitepapers e outros formatos de materiais mais completos para que ela tenha a oportunidade de se aprofundar no assunto daquele post.

Assim, essa troca será duplamente vantajosa para você, pois compartilhar um conteúdo rico em informações também estará auxiliando o processo de educação desse lead.

Com essa base de contatos em mãos, agora você pode começar a pôr em prática as ações da próxima fase do Inbound Marketing para atrair novos clientes.

Relacionamento

Segmente seus leads de acordo com a afinidade com a sua persona e o seu poder de compra e comece o processo de nutrição para atrair novos clientes.

Isso porque essa ação tem como objetivo alimentar esses possíveis consumidores com materiais que esclareçam as suas dúvidas, mas que também já comecem a apresentar o valor do seu produto ou serviço para a solução dos seus problemas.

Aposte no email marketing e no envio de newsletters para manter o lead sempre atualizado e que o faça avançar pelo funil de vendas.

Crie mensagens personalizadas e relevantes para que o seu email não passe despercebido na caixa de entrada.

Para isso, use todas as informações da sua persona, pois personalizar seu conteúdo irá melhorar a experiência do usuário e aumentará as suas chances de sucesso.

Fechamento

Depois de nutrir os seus leads a fim de atrair novos clientes, a próxima etapa é educá-lo a respeito das funcionalidades do seu produto ou serviço para que ele possa, enfim, tomar a decisão de compra.

É nessa fase também que aparece a figura do SDR, o representante de vendas que tem como função conversar com esses possíveis consumidores a respeito de suas dúvidas.

O contato entre eles pode ser solicitado pelo próprio lead ou pela equipe de marketing, uma vez que for constatado que essa pessoa já atingiu o nível de educação esperada para tomar uma decisão de compra.

A partir disso, o SDR vai conversar com o lead e checar se o processo de nutrição foi efetivo e ele entender o valor do produto ou se ainda precisa tirar alguma dúvida.

Se tudo correr bem, o lead vai decidir adquirir o produto ou serviço da sua empresa, fazendo com que o SDR encaminhe esse pessoa para um vendedor concluir o processo de venda.

Encantamento

Se você acha que o processo Inbound para atrair novos clientes acaba com o fechamento da compra, saiba que está muito enganado!

Você sabia que, segundo uma pesquisa da Nielsen, 92% das pessoas afirmam que confiam mais na indicação de um amigo ou familiar do que em qualquer outra forma de propaganda?

Ou seja, as ações que você tem no pós-venda é determinante para fidelizar consumidores e fazer com que estes te recomendem para outras pessoas para que consiga assim atrair novos clientes.

Por isso, ofereça descontos, cupons e outras vantagens para que esses consumidores se sintam estimulados a voltar a fazer novos negócios com a sua empresa.

Além disso, crie o hábito de fazer pesquisa de satisfação para saber o que os seus clientes estão achando do seu serviço e quais são as suas sugestões.

Essa é uma forma de mostrar que você se importa com a experiência dele e procura sempre atender as suas necessidades.

Dessa forma, você consegue manter uma base de consumidores ativas e que ainda por cima te ajuda a atrair novos clientes.

Faça o que puder com o conhecimento que você tem!

Agora que já vimos o que o Marketing Digital pode fazer pelo desenvolvimento da sua marca, você já pode começar o processo de implementação dessa estratégia.

Vale lembrar que os resultados não virão do dia para a noite e não existe nada que você aplique em sua estratégia que vai funcionar para sempre.

Por isso, lembre-se de revisar sempre as suas ações para aprimorá-la constantemente. Aproveite que o Marketing Digital que te dá essa possibilidade para alcançar os melhores resultados.

Ainda mais se você seguir as nossas dicas, ou seja, planejando, criando conteúdos relevantes, investindo no seu relacionamento com novos clientes e analisando o retorno da sua estratégia.

E se você quiser potencializar seus resultados, acesse nosso blog e veja como implementar um processo de Inbound Marketing.

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